back to top

Número de mortos já chega a 62 no Espírito Santo, diz sindicato da Polícia Civil

Matança foi registrada entre a madrugada de sábado e as 17h30 desta segunda-feira. Governo não divulgou um número oficial de mortos. Exército e Força Nacional foram acionados para conter onda de violência.

publicado

O Sindicato da Polícia Civil do Espírito Santo (SindiPol) divulgou um novo balanço dos homicídios no estado durante a onda de violência que tomou o estado nos últimos três dias. Da 0h de sábado até as 17h30 desta segunda-feira, foram registrados 62 homicídios, a maioria na região metropolitana de Vitória.

A Secretaria de Segurança Pública ainda não divulgou o balanço oficial, mas, segundo o presidente do SindiPol, Jorge Emílio Leal, esses dados foram extraídos do próprio Departamento Médico Legal (DML) do Espírito Santo.

A maior parte dos crimes ocorreu nesta segunda, quando foram mortas 37 pessoas.

Publicidade

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, se reuniu com o governador em exercício, César Colnago (PSDB), para estabelecer um plano de emergência, já que a Polícia Militar está em greve e a Civil ameaça aderir ao movimento. O governador informou que entrou na Justiça contra a paralisação dos PMs. Ele trocou o comando da PM hoje.

Duzentos homens da Força Nacional já foram enviados pelo Ministério da Justiça para a região de Vitória, mas ainda não chegaram. Eles saíram do Rio e de Brasília. Em conversa com o presidente Michel Temer, Colnago confirmou que o governo enviará forças do Exército para tentar conter a crise.

"Quero dizer que as Forças Armadas já estão aqui em Vitória", disse o ministro Jungmann em entrevista coletiva no final da tarde, sem divulgar o número do efetivo militar da operação.

O medo transformou a região metropolitana em uma cidade fantasma.

Com policiais em greve, Espírito Santo passa por onda de violência —58 pessoas foram mortas desde sábado. Leia mais… https://t.co/0u93k5X6i7

Ladrões invadiram comércios e deixaram as lojas vazias.

a imagem mais triste que você vai ver hoje 😞🌹 #ESpedesocorro

Teve loja de calçados saqueada em meio a tiroteio.

Olha que revoltante esse vídeo, bandidos destruindo uma loja de calçados no Espírito Santo #ESPedeSocorro

E alguns policiais tentando controlar o caos.

Que Deus abençoe esse policiais que estão saindo por conta própria pra proteger a população #ESpedesocorro

Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email tatiana.farah@buzzfeed.com.

Contact Tatiana Farah at Tatiana.Farah@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Em parceria com