back to top

Gol vai diminuir espaço entre poltronas da classe econômica

Empresa anunciou aos investidores que número de assentos vai aumentar de 177 para 186 em todas as aeronaves.

publicado

A Gol Linhas Aéreas comunicou aos seus acionistas, nesta terça-feira (28), que vai aumentar o número de poltronas de suas aeronaves de 177 para 186 assentos a partir do ano que vem.

No comunicado, a companhia informa que manterá apenas o atual espaço interno dos assentos na categoria Gol+Conforto (na qual é paga um adicional por mais espaço). Nesta categoria, a distância entre as poltronas é de 86,3 centímetros.

Também está mantida a configuração da classe Gol Premium dos voos internacionais.

No comunicado, a companhia omitiu qual será a diminuição do espaço entre as fileiras da classe econômica.

Em 2013, a empresa anunciou que aumentaria a distância entre esses assentos de 30 para 31 polegadas (78,7cm) e que, com isso, os assentos receberiam o Selo A de classificação da Agência Nacional de Aviação (Anac).

Desde 2010, a Anac usa cinco selos de classificação dos assentos, de A a E. O selo é para poltronas com pitch de menor ou igual a 67 cm (26 polegadas).

A companhia trabalha com dois modelos de aeronave da Boeing: 737-700 e 737-800 NG. A mudança ocorrerá em todas as aeronaves, sempre na classe econômica.

De acordo com o comunicado, a companhia possui 93 aeronaves do modelo 737-800NG e 28 do modelo 737-700. A empresa agora encomendou 120 aeronaves 737 MAX-8, que serão entregues até 2028. Segundo a empresa, 25 desse total são esperados entre 2018 e 2020.

A Boeing informou ao BuzzFeed Brasil que vende as aeronaves vazias por dentro, sem poltronas ou banheiro, por exemplo. A configuração interna é feita pela companhia aérea, que define o número de poltronas.

A Gol foi procurada pelo BuzzFeed Brasil, mas ainda não informou qual a redução prevista entre as fileiras das poltronas comuns de suas aeronaves.

Clique aqui para baixar a íntegra do comunicado.

Atualização em 29/3:

A Gol enviou ao BuzzFeed Brasil uma nota oficial, mas não informou qual será a medida da nova distância entre as poltronas comuns. Segundo ela, “a nova configuração de assentos, anunciada hoje, trata-se de uma redistribuição do interior da aeronave que permitirá à companhia continuar oferecendo maior espaço e comodidade durante toda a viagem, sem qualquer prejuízo ao conforto dos clientes”.

Ainda segundo a nota, tal mudança será “possível por meio da adoção de novas tecnologias de assento e layout de cabine, alterações que serão feitas a partir do final do ano, de forma gradual”. A empresa conclui “que permanecerá sendo a companhia aérea brasileira com a maior oferta de assentos do selo A da Anac”.


Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email tatiana.farah@buzzfeed.com.

Contact Tatiana Farah at Tatiana.Farah@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.