back to top

Formulário para cadastro de Uber e táxi grátis para servidor da prefeitura de SP vazou no Twitter

Administração municipal usou formulário público do Google Docs.

publicado

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), enviou aos 136 mil servidores municipais um email com um link para que os interessados em trabalhar no dia da greve geral se cadastrem e recebam uma senha para usar os aplicativos de táxi e Uber de graça.

O link vazou pelo Twitter nesta quinta (27) e revelou uma falha de segurança ao menos no cadastramento dos funcionários públicos interessados no benefício. Como o link leva a um arquivo aberto do Google Docs, qualquer pessoa tem acesso a ele.

O formulário de cadastro é assim:

O e-mail foi disparado ontem à noite pela Secretaria de Governo e os funcionários teriam até as 14h de hoje para se cadastrar.

O BuzzFeed Brasil teve acesso ao email que os funcionários receberam e confirmou a autenticidade do link. No email, a prefeitura explica como será feito o transporte, mas não informa quais as empresas serão as doadoras do serviço, já que, segundo o prefeito, não haverá custos para os cofres municipais.

A prefeitura informou que as senhas para uso do transporte gratuitamente só serão enviadas "por e-mail para servidores cadastrados e ativos em seus endereços eletrônicos funcionais da Prefeitura de São Paulo".

A Prefeitura não informou se o vazamento do cadastro causou complicações com formulários respondidos por pessoas que não sejam servidoras públicas.

Depois de Doria ter anunciado o uso do transporte individual para os servidores municipais, Uber e 99 anunciaram corridas gratuitas para toda a população no dia da greve. As corridas são limitadas a R$ 20.

Cesar Ogata/Prefeitura SP

No caso da Uber, são duas viagens de R$ 20 de UberPool em horário de pico (7h às 11h e 16h às 20h). A 99 dará duas viagens no mesmo valor, de POP (carros particulares) ou táxi a qualquer hora da sexta-feira.







Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email tatiana.farah@buzzfeed.com.

Contact Tatiana Farah at Tatiana.Farah@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.