back to top

Cérebro da ex-primeira-dama Marisa Letícia não tem mais atividade, diz hospital

Mulher do ex-presidente Lula sofreu acidente vascular-cerebral e estava internada em São Paulo desde o dia 24. Coração ainda bate, mas quadro é irreversível e morte cerebral será declarada após protocolo médico. Família anunciou que órgãos serão doados.

publicado

A ex-primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva, 66 anos, teve morte cerebral na manhã desta quinta-feira (2).

No Facebook, a página oficial de Lula anunciou que a família autorizou a doação de órgãos. Horas depois do post, a família conformou que apenas as córneas serão doadas.

O post diz:

"A família Lula da Silva agradece todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas nesses últimos 10 dias pela recuperação da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva. A família autorizou os procedimentos preparativos para a doação dos órgãos."

Ao mesmo tempo, o hospital Sírio-Libanês confirmou em nota oficial que havia cessado a atividade cerebral.

Urgente: morre Marisa Letíica, 66, ex-primeira dama. Ela sofrera um AVC no dia 24. Teve piora ontem, quando caiu fl… https://t.co/IJKePO5Nrf

O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, está no hospital, com Lula, os filhos de Marisa, noras e amigos.

Segundo ele, que falou com o BuzzFeed às 12h25, não há mais nenhum aparelho ligado à paciente. Ele confirmou a morte cerebral e disse que a família agora espera que, naturalmente, o coração pare de bater para "deixar a natureza seguir seu curso".

Marisa Letícia sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico no dia 24, em São Bernardo do Campo, onde a família mora.

Ela foi levada às pressas para o Sírio, onde foi atendida por uma junta médica liderada pelo médico da família, o cardiologista Roberto Kalil.

Depois de um procedimento para estancar a hemorragia, ela foi sedada e mantida em coma induzido.

Anteontem, o médicos começaram a retirar a sedação e a família Lula estava animada.

Mas ontem o quadro agravou-se e ela teve de ser sedada novamente. O edema (inchaço) do cérebro cresceu e a atividade cerebral começou a cessar.

Familiares e pessoas próximas da família estavam durante a noite no hospital, onde ela estava instalada na UTI.

Na madrugada, diante do quadro irreversível de Marisa, o ex-presidente estava muito abalado.

Um dirigente do PT e amigo próximo do ex-presidente esteve com ele e disse ao BuzzFeed que Lula estava "devastado, mas sereno".

Marisa Letícia deixa 4 filhos e 8 netos.

Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email tatiana.farah@buzzfeed.com.

Contact Tatiana Farah at Tatiana.Farah@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Em parceria com