back to top

Esta é a razão pela qual os panelaços sumiram, segundo a pesquisa da CNT

Metade das pessoas perderam a esperança com os políticos e um quarto dos eleitores não vê chance de melhora a curto prazo.

publicado

Uma pesquisa divulgada nesta terça (19) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) tentou descobrir por que as pessoas pararam de bater panelas e sair às ruas no governo Michel Temer (PMDB).

A razão apontada por metade dos 2.002 entrevistados foi a falta de esperança nos políticos atuais. Em segundo lugar, está a falta de perspectiva de mudança no curto prazo (25,4%), seguida de o fato de o PT ter saído da Presidência (16,3%).

Apenas 3,9% das pessoas disseram que, no governo Temer, há menos motivos para protestar. O ânimo para sair às ruas em protesto também é bastante baixo: 67,7% não querem participar de nenhuma manifestação.

Situação de Temer para os entrevistados fica cada vez pior.

Só 0,5% dos brasileiros acham que o governo Temer é ótimo. A avaliação do presidente só piora. Em fevereiro, esse índice era de 1,2%. O índice de "bom" diminuiu de 9,1% para 2,9%. E o "regular" caiu de 38,9% para 18%. "Ruim" aumentou de 17,6% para 20% e o "péssimo" saltou de 26,5% para 55,6%. Com 75,6% de ruim e péssimo, o governo Temer superou o pior momento da presidente Dilma Rousseff (PT), em julho de 2015, quando ela tinha 71% de avaliação negativa.

Confiança e respeitabilidade

58,6% disseram que o nível de confiança no presidente Temer é “nenhum”; 46,7% afirmaram que ele não é respeitado e 35,7%, que ele é pouco respeitado.

A pesquisa foi realizada com 2.002 entrevistas feitas entre 13 e 16 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email tatiana.farah@buzzfeed.com.

Contact Tatiana Farah at Tatiana.Farah@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.