back to top

E-mail de engenheiro da OAS fala que tríplex tinha "tratamento especial"

Defesa do sócio da construtora entrega a Sergio Moro troca de e-mails entre funcionários que tratam de reforma de cobertura do prédio do Guarujá. Lula nega que seja dono do apartamento.

publicado

A defesa do empresário Léo Pinheiro, um dos donos da OAS, entregou à Justiça Federal uma troca de e-mails entre engenheiros da empresa sobre o “tratamento especial” que seria dado ao tríplex do edifício Solaris do Guarujá atribuído ao ex-presidente Lula.

Processado por acusações de corrupção e lavagem de dinheiro, o petista nega ter recebido o imóvel como propina e diz ter recusado comprar o bem da construtora.

A troca de e-mails não menciona o nome de Lula ou o da ex-primeira-dama Marisa Letícia (morta em fevereiro), mas foi anexada aos autos pela defesa do empresário – que negocia um acordo de delação – como um indício de que o imóvel estava reservado ao ex-presidente.

As primeiras conversas são de 2012 – quando o petista já havia deixado a Presidência – e a última em abril de 2014, cerca de dois meses após Lula ter visitado o imóvel.

“Telmo, seria bom sabermos qual das coberturas é a que precisamos ter atenção especial”, questiona Lucas Gordilho a Telmo Tonoli em 9 de junho de 2012.

Publicidade

No mesmo dia, Tonoli responde:

“Lucas, a unidade em questão é a 104-Salinas”.

O imóvel 164 é o alvo do processo movido pela força-tarefa da Lava Jato contra o ex-presidente Lula. Em depoimento ao juiz federal Sergio Moro, Lula disse que a ex-primeira dama Marisa Letícia, morta em fevereiro, é quem tinha interesse no imóvel. Ele admitiu ter conversado sobre uma eventual compra do apartamento em 2013 com o próprio Léo Pinheiro e ter visitado o tríplex no início de 2014. Nas palavras do ex-presidente, ele mesmo colocou mais de 500 defeitos no imóvel e desistiu da compra.

A defesa de Léo Pinheiro, no entanto, apresentou outra troca de e-mail, desta vez, datada de abril de 2014.

Em 4 de abril, Fabio Yonamine escreve:

“Dr. Léo, fizemos um orçamento para a unidade que visitamos no Guarujá. Está de acordo com o projeto que lhe enviamos e inclui o elevador dentro da unidade. Vai ficar em torno de R$ 370-400 mil. Se estiver de acordo, nossa equipe está pronta para a execução.”


Outro funcionário, com cópia para Leo Pinheiro, escreve, minutos depois: “Estou com dr. Leo. Pode avançar”. Roberto Moreira Ferreira, da OAS, ordena: “Toca o pau”.

Em seu interrogatório a Moro, Lula disse que mora há mais de uma década no mesmo apartamento de dois andares em São Bernardo, que conta com uma escada em caracol, e que nunca instalou um elevador e que, assim, não precisaria de um elevador interno em um apartamento na praia.

Em sua defesa, seus advogados enviaram ao juiz uma foto da escada usada pela família.

A defesa de Lula enviou também uma nota à imprensa na qual afirma que os papéis entregues por Leo Pinheiro "nada provam contra o ex-presidente Lula, seja pelo conteúdo, seja pela discutível idoneidade".

"Lula não é dono do tríplex e não recebeu qualquer vantagem indevida, como se extrai dos depoimentos prestados por 73 testemunhas sob o compromisso de dizer a verdade. Essa unidade - 164-A, do Condomínio Solaris - é e sempre foi de propriedade da OAS Empreendimentos", afirma a nota.

O texto da defesa conclui: "Os papéis - mesmo sem qualquer relevância para a ação - fazem parte da tentativa de Leo Pinheiro de agradar os procuradores em troca do destravamento de sua delação, para que ele possa obter benefícios".


Veja também

Moro nega perícia pedida por Lula sobre inclusão de tríplex na recuperação judicial da OAS

Lula para Moro: "O senhor se sente responsável por ter destruído a construção civil?"

Lula diz que nunca teve interesse no tríplex: "Botei 500 defeitos no apartamento"

Aqui está o diálogo em que Lula e Sergio Moro se acusam mutuamente por ataques

Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email tatiana.farah@buzzfeed.com.

Contact Tatiana Farah at Tatiana.Farah@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.