back to top

Em 147 cidades de SP, representação feminina na política é ZERO

Em quase um quarto dos municípios paulistas nenhuma mulher foi eleita prefeita ou vereadora. Só uma cidade tem mais mulheres vereadoras que homens.

publicado

Estas são as 147 cidades de São Paulo onde nenhuma mulher foi eleita em 2016.

As mulheres representam 54% dos 8,8 milhões de eleitores paulistas, mas, em 23% dos municípios do Estado, nenhuma mulher obteve a vaga para a Câmara dos Vereadores nem se elegeu prefeita.

Entre os 147 municípios sem mulheres eleitas, estão cidades com Diadema e Jundiaí, que têm mais de 400 mil habitantes.

O estado tem 645 municípios. Quando você procura no mapa as localidades onde as mulheres são mais de 50% da Câmara, só aparece Nova Europa.

Apenas 8% dos municípios do estado contam com pelo menos um terço de vereadoras. Nas eleições, a legislação obriga os partidos a manter uma cota de um terço de candidatas.

Os dados fazem parte de um estudo lançado nesta terça-feira pela Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo. Para monitorar a desigualdade de gênero na política, a Procuradoria criou um mapa interativo que está disponível no site da instituição.

Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email tatiana.farah@buzzfeed.com.

Contact Tatiana Farah at Tatiana.Farah@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Em parceria com