go to content

Edição falsa do jornal O Globo "noticia" renúncia de Michel Temer

Com logotipo e até expediente copiado da publicação, tablóide com data de 1º de abril foi distribuído em estações do metrô de São Paulo. Ativistas de esquerda distribuem PDF da edição falsa na internet.

publicado

Um tabloide de oito páginas, recheado de falsas notícias, foi distribuído nesta sexta (31) no centro de São Paulo. A publicação copia o jornal "O Globo" em sua logomarca, tipologia e até no expediente.

A manchete do falso "Globo", datado de 1.º de abril, "noticia" a renúncia de Michel Temer e a convocação de eleições. Nas oito páginas, há propagandas com conteúdo igualmente falso.

Em uma das páginas, o alvo é o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Ao tucano é atribuída a seguinte declaração: "Me arrependo de ter batido em crianças. O Moraes (Alexandre) também concorda".

A autoria da publicação é ainda desconhecida. Na sexta-feira, o grupo Jornalistas Livres, que é de esquerda, afirmou que ter recebido um e-mail de ativistas, que não foram identificados, chamando a distribuição dos textos mentirosos de "guerrilha midiática."

O grupo "Jornalistas Livres" distribuiu na internet links onde era possível fazer o download dos PDFs da publicação falsa.


O jornal se manifestou em uma nota publicada nesta tarde em seu portal: "O Globo vê no episódio uma atitude criminosa e vai tratar o assunto através de seu Departamento Jurídico."





Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email tatiana.farah@buzzfeed.com.

Contact Tatiana Farah at Tatiana.Farah@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.