back to top

"Doria não inaugurou obra da prefeitura ainda", diz Goldman, que não quer vê-lo no governo

Ex-governador fez piada com notícia de que prefeito inaugurou obra com recurso do governo do Estado sem avisar.

publicado

O prefeito de São Paulo, João Doria, tem um ferrenho opositor na cúpula dos cabeças-brancas do PSDB em sua corrida por uma vaga na disputa ao governo estadual. É o ex-governador de SP Alberto Goldman, a quem Doria já chamou de "fracassado" e "improdutivo".

"O Doria não começou ainda. Ele tem que começar", disse Goldman. Sobre a nota do Painel da Folha de S. Paulo desta sexta-feira (19), segundo a qual o prefeito inaugurou obra realizada com recurso do governo do Estado, Goldman ironizou: "Ele não inaugurou obra da prefeitura ainda".

"Eu acho que ele ainda não mostrou ser o prefeito. Está faltando ser o prefeito", disse Goldman.

George Gianni / PSDB

De acordo com o jornal, o prefeito, no dia 14, inaugurou o gramado sintético do campo de futebol do Centro Esportivo José Bonifácio e afirmou que não gastou um centavo do cofre da prefeitura.

A obra, no entanto, foi custeada por lei de incentivo do governo do Estado, ao custo de R$ 393 mil. Uma placa informativa da obra estadual desapareceu na hora da inauguração. No vídeo de Doria, nem uma palavra sobre o governo do Estado.

"Ele [Doria] é assim. Ele não é atrapalhado. Ele tenta atrapalhar os outros, isso sim. Ele consegue enganar tanto que as pessoas pensam que ele é atrapalhado", disse Goldman.

"Como por enquanto ele apenas fez fogos de artifício, vamos ver quando vai começar a inaugurar de fato coisas concretas da prefeitura."

Mesmo diante da desistência do senador José Serra, de quem Goldman é aliado, de disputar o pleito, o tucano não se anima com Doria. Sem citar nomes, ele disse que "outras opções certamente vão aparecer".

"O Doria tem de cumprir o mandato de prefeito."

Divulgação/PMSP

Em nota ao BuzzFeed News, a prefeitura afirmou que o centro esportivo, que fica instalado dentro de uma Cohab, é administrado pela Secretaria de Esportes do município e que a administração fez uma série de reformas no campo, como "pinturas das arquibancadas, do muro ao redor do gradil, dos bancos de reserva destinados aos atletas, além da troca do gradil". A instalação do gramado sintético, no entanto, foi patrocinada pela Ambev com recursos da lei de incentivo ao esporte do governo estadual.

"Importante ressaltar que o material de divulgação do evento pontua, em seu primeiro parágrafo, que o gramado do campo de futebol foi patrocinado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado", diz a nota da prefeitura. Quanto à placa retirada do local, a prefeitura informou que isso ocorreu apenas "para pintura do gradil e foi reinstalada". A assessoria mandou fotos da placa reinstalada.

Divulgação/PMSP

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo disse em nota que a Fundação Fenômenos (ligada ao ex-jogador Ronaldo) "recebeu R$ 393 mil em setembro de 2017 para a realização das obras, cujo prazo de conclusão informado em projeto é abril de 2018". Os recursos foram levantados via lei de incentivo.

Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email tatiana.farah@buzzfeed.com.

Contact Tatiana Farah at Tatiana.Farah@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.