back to top

Blogueiro que espalhou que Lula seria preso só chegou após fim de protesto

Boato se espalhou no final de semana em redes sociais e provocou vigília que varou a madrugada. Criticado por aliados de Lula por causa da confusão, homem que difundiu o rumor se defende: "parecia verossímil".

publicado

O boato de que o ex-presidente Lula seria preso nesta segunda-feira saiu das redes sociais e foi parar na porta da casa do ex-presidente.

Teve até casal acampado em frente ao prédio de Lula, em São Bernardo, depois de boato sobre prisão do petista.

Cerca de 150 pessoas se concentraram nesta manhã diante do prédio do petista, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Publicidade

Desde que o blogueiro Eduardo Guimarães, ligado ao PCdoB, divulgou em sua página que a Lava Jato chegaria com um mandado de prisão ao apartamento do petista nesta segunda-feira, os militantes de esquerda começaram a organizar manifestações de apoio a Lula pelo país.

O rumor foi difundido pelo Blog da Cidadania, de Guimarães, na última sexta.

No final de fevereiro, antes do juiz Sergio Moro decretar a condução coercitiva de Lula para prestar depoimento, o mesmo Blog da Cidadania havia publicado os sigilos bancário e fiscal do ex-presidente haviam sido quebrados. O suposto vazamento foi investigado pela PF.

A vigília foi montada desde as 18h de domingo diante do prédio. Cerca de 40 pessoas passaram a noite na rua, que foi fechada para o tráfego pela polícia.


Apesar do boato não ser corroborado com nenhuma outra informação, até dirigentes nacionais do PT estiveram de prontidão desde as 5h.

Até o ex-deputado Professor Luizinho, fora das altas rodas petistas desde que caiu em desgraça durante o mensalão, participou do ato.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, disse ao BuzzFeed Brasil que "boatos só atrapalham", mas que, como a história cresceu nas redes, o sindicato decidiu fazer a vigília de manhã, como "solidariedade ao ex-presidente".

O responsável por espalhar o boato da prisão de Lula, Eduardo Guimarães, só chegou ao local depois que a vigília tinha acabado.

O blogueiro que divulgou a história de que Lula seria preso e pediu a vigília só chegou depois que o protesto tinha… https://t.co/PFL0vA7Lxk

Ele disse ao BuzzFeed Brasil que divulgou a história porque "pareceu verossímil" e que não se incomodou com a crítica que recebeu de parte dos dirigentes petistas. "Sou do PCdoB e não obedeço a partido nenhum. Nem PCdoB nem PT", disse ele.


Lula não desceu do prédio nem apareceu na janela. Até as 8h não havia deixado o apartamento.


A Polícia Federal não apareceu.

Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email tatiana.farah@buzzfeed.com.

Contact Tatiana Farah at Tatiana.Farah@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.