back to top

9 dicas para fazer sua retrospectiva pessoal do ano que passou

Porque você precisa ser legal com você ao olhar para trás e para frente.

publicado

A seguir, algumas dicas para que você faça um review de fim de ano mais legal para/com você, colocando no papel suas conquistas e marcos importantes deste período. Na sequência, alguns toques para te ajudar a planejar um ano novo possível e generoso.

1. Reserve um tempo e um lugar para você e seus materiais favoritos.

Juliana Kataoka / BuzzFeed Brasil

Pode ser papel e caneta simples, ou aquele caderno bonito que você estava esperando para estrear e as canetas coloridas que você comprou e não usou.

Publicidade

2. Comece revendo o ano mês a mês.

Frimages / Getty Images

Quando a gente olha para o ano como um todo, às vezes não enxerga bem como as coisas aconteceram na sua vida. Olhar mês a mês é uma boa forma de avaliar de maneira mais realista como foi seu ano.

3. Tá difícil de lembrar tudo? Corra para as suas redes sociais!

Susana Cristalli/ Instagram

A gente pode não se dar conta disso o tempo todo, mas nossas redes sociais podem funcionar como um arquivo da nossa vida também!

Rever seus posts de Facebook ou fotos de Instagram com olhar de retrospectiva pode te ajudar a visualizar suas escolhas e formas de lidar com o mundo ao longo do ano.

4. Bote no papel tudo o que você aprendeu neste ano, coisas e pessoas novas que chegaram na sua vida.

Instagram: @_estudos_

Hora de reverter aquela impressão de que você não fez nada este ano: faça listas das coisas que você fez pela primeira vez, as coisas novas que aprendeu, os novos amigos que passaram a fazer parte da sua vida em 2016, os seriados que amou e as músicas que descobriu.

5. Também liste as metas que alcançou: começar um curso, largar um hábito, falar mais com velhos amigos.

Frimages / Getty Images

Eu, por exemplo, consegui ficar de cabeça para baixo na aula de pole dance! Também perguntei para o pessoal da redação do BuzzFeed Brasil o que eles conseguiram e estas foram as respostas:

"Eu queria deixar a minha casa mais decoradinha e rolou!" - Victor Nascimento, redator do BuzzFeed Brasil

"Voltei pro pilates, o que foi bastante legal. Precisava voltar a me exercitar e depois que voltei fiquei me perguntando porque enrolei tanto (passei dois anos sem fazer)". - Flora Paul, redatora do BuzzFeed Brasil

"Comecei a fazer aulas de violão e de cerâmica, coisa que queria há muito tempo". - Luísa Pessoa, editora de tradução e adaptação no BuzzFeed Brasil

"Consegui frequentar a análise sem faltar e adicionei uma atividade física na minha rotina de verdade ao descobrir que treino funcional é a minha praia!" - Manuela Barem, editora-chefe do BuzzFeed Brasil

Publicidade

6. Tente visualizar quem você quer ser no ano que vem.

Frimages / Getty Images

Quando for fazer esta mesma retrospectiva em 2017, o que você gostaria de colocar nela? Se você conseguir ter uma ideia da pessoa que quer ser — não apenas no ano que vem mas em geral na vida — vai ser mais simples tomar decisões que te levem naquela direção. Este post do blog Vida Organizada explica isso bem.

7. Faça planos mensais em vez de um grande plano geral.

Frimages / Getty Images

É pouco realista tentar realizar tudo o que planeja – dormir melhor, ser mais focado, desencanar mais – de uma vez só, tipo em fevereiro.

Organize suas prioridades e espalhe metas ao longo do ano, e cada uma que se concretizar vai ser um incentivo para a próxima. E se não rolar, você ainda terá outras metas e mais tempo para alcançá-las.

8. Planeje suas finanças e ganhe paz de espírito.

Instagram: @amagoart

Não precisa ser rico para conseguir ter controle dos seus gastos, e no final compensa. Aqui neste post tem todas as dicas para organizar seu dinheirinho em 2017 e sofrer bem menos.

9. Mas também inclua as coisas boas e os pequenos prazeres no seu planejamento para o novo ano.

Frimages / Getty Images

As metas para o próximo ano não precisam ser sempre grandiosas ou complicadas. Pode ser bem gostoso planejar seu tempinho pessoal e suas atividades preferidas: colocar as séries em dia, ver seus melhores amigos toda semana ou passar mais tempo com cachorros, por exemplo.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss