11 coisas que você não tem obrigação nenhuma de fazer antes dos 30 anos

Ou nunca, se não quiser.

1. Ser uma pessoa 100% segura de si.

Cofeee / Getty Images

A verdade é que muito raro alguém se livrar de todos seus problemas e ansiedades, não importa a idade. Às vezes é mais produtivo simplesmente aprender a conviver com sua insegurança – terapia ajuda bastante – e não deixar ela te atrapalhar na vida. Mostre a ela quem manda.

2. Decidir onde vai passar o resto da sua vida.

Pense bem, se você ainda nem tem 30 anos, ainda tem MUITO tempo pela frente. Se decidiu se mudar da sua cidade natal, não quer dizer que não possa voltar para lá um dia. Ou que não possa ir atrás de uma oportunidade quando for bem mais velho.

Publicidade

3. Morar e trabalhar fora do Brasil.

Songquan Deng / Getty Images

É muito bom ter consciência de que o mundo é muito maior do que nossa vidinha cotidiana, mas para abrir a mente não precisa necessariamente viver em outro país. Afinal, quem mora na Europa também lida com questões de grana (ganha em euros mas as contas também chegam em euros), roupa para lavar e vazamento no banheiro.

4. Estar em um relacionamento estável que vai durar para sempre.

Lubushka / Getty Images

A sua vida emocional não é como uma conta bancária na qual você precisa ter uma poupança: você pode já ter vivido vários grandes amores, ou nenhum ainda. Ou estar em um relacionamento mas não ter a menor certeza se vai durar. E isso não é motivo para não viver seus amores, sejam para sempre ou não.

Publicidade

5. Mudar completamente algumas caraterísticas suas.

Tem coisas que podem ser mudadas com o tempo, por exemplo, você pode se esforçar para deixar de chegar sempre atrasado, ou conseguir se alimentar melhor. Mas se passou vinte e poucos anos sendo introvertido, ou um pouco carente, é provável que você guarde um pouco disso para sempre. E o bom de ser adulto é que você pode dizer "sou sim, e daí?".

6. Fazer a viagem que vai mudar a sua vida.

Joan Hemingway / Getty Images

Viajar para lugares exóticos, mesmo alguns dentro do Brasil, é muito caro e gastar dinheiro não tem nada a ver com autoconhecimento. Você pode descobrir muita coisa e expandir sua visão do mundo mesmo sem sair do lugar, por exemplo conhecendo pessoas com uma realidade bem diferente da sua.

Publicidade

7. Ser chefe no seu trabalho ou ter sua própria empresa.

G-stockstudio / Getty Images

A ideia de que todos deveriam ser pica-das-galáxias enquanto ainda são jovens e hipsters é um pouco irreal, pois muitas pessoas levam décadas para chegar ao sucesso profissional. A própria ideia de realização depende de cada um, da sua área, dos seus objetivos.

8. Realizar o sonho da casa própria.

Nycyanestling / Getty Images

Talvez seus pais tenham conseguido comprar casa quando eram jovens, mas as coisas mudaram muito desde então. Comprar uma casa não é impossível, mas não é questão de força de vontade e sim de vários fatores práticos que nem sempre dependem de você.

Publicidade

9. Ter uma casa não necessariamente própria mas incrível, cheia de móveis e eletrodomésticos legais.

Bonninstudio / Getty Images

A maioria das pessoas com menos de trinta anos mora dividindo um apartamento alugado e, mesmo deixando seu cantinho o mais legal possível, não vai gastar em móveis sob medida ou máquinas de lavar tecnológicas. Não precisa se cobrar mais do que cuidar da sua casa direitinho, aprendendo como fazer para quando tiver a sua.

10. Adotar um cachorro ou um gato.

Purestock / Getty Images

É óbvio que nada te impede de fazer isso na hora que você quiser mas, se a vida que você tem no momento ou o lugar onde você mora não ajudam, você ainda vai ter muito tempo para curtir a companhia de um bichinho, na hora e no lugar que forem melhores para os dois.

Publicidade

11. Ser completamente adulto.

Se ser adulto significa se virar sozinho, separar o dinheiro das contas e preparar sua própria janta, então a sua vida vai ser mais fácil se você for. Mas quanto a fazer maratonas de seriado, mandar piadas infames no Twitter e usar meias do Bob Esponja, pode ficar tranquilo que está tudo liberado até os cento e poucos anos.

Veja também:

12 coisas que toda mulher de vinte e poucos anos deve tentar fazer

12 maneiras simplinhas de ser legal com as pessoas todo dia

Veja também