back to top

We’ve updated our privacy notice and cookie policy. Learn more about cookies, including how to disable them, and find out how we collect your personal data and what we use it for.

7 dicas de expert para o ruivo durar mais e ficar lindo

Protetor solar neles.

publicado

1. Quanto mais você for fiel à mesma cor, sem mudar o tom a cada coloração, mais ela vai ficando durável.

Instagram: @petisco

"Muitas pessoas desistem da cor ou começam a trocar no meio do caminho, e aí o cabelo começa o processo do zero. Se você usar por um ano a mesma cor, não parecida, mas a mesma, o desbotamento é quase zero" diz o colorista especializado em ruivos Jean Philippe, do salão Blend em São Paulo, em entrevista ao BuzzFeed Brasil.

2. A escolha do shampoo é fundamental: tem que ser sem sulfato e sem sal, para não abrir tanto a cutícula do cabelo.

Instagram: @phjean

"Eles limpam com mais gentileza. Você pode estranhar um pouco porque tirando o sulfato o shampoo faz bem menos espuma, mas isso deixa ele mais suave. Em uma cor delicada como o ruivo isso faz toda a diferença", explica Jean.

Publicidade

3. Um condicionador com antioxidantes – como óleo de argan – é um grande amigo do seu ruivo, mesmo se seu cabelo é fino ou oleoso.

Instagram: @thehairdresserbr

Jean explica que só o condicionador consegue reequilibrar o PH do cabelo, e é bom que seja específico para cabelo colorido. "Esses têm mais ceramidas, um componente do cabelo que deixa a cutícula mais selada, e assim a cor desbota menos", explica.

4. O condicionador sem enxague – que não é o mesmo que creme de pentear – é uma mão na roda porque quanto menos água, menos desbotamento.

Instagram: @femmefatalebyjeh

O leave-in é para condicionar, não apenas pentear, mas também desembaraça. E para cabelo oleoso o mais indicado é o leave-in em spray, mais levinho. Em lojas especializadas e perfumarias maiores tem várias opções de marcas nacionais, com preços que não assustam tanto.

5. Cabelo bem nutrido tem mais brilho e a cor fica mais legal, por isso não dá para esquecer da máscara hidratante uma vez por semana.

Instagram: @danikkas_

A dica de Jean é que tem que ser máscara mesmo, porque o óleo de coco puro não dá conta: ele deixa o cabelo super macio e sedoso na hora, mas suas moléculas são grandes demais para penetrar e nutrir os fios. "O óleo tem vários componentes maravilhosos para o cabelo, mas precisam estar processados em um produto para agir de verdade", diz.

Se o cabelo estiver pedindo socorro e você tiver tempo a disposição, pode tentar um cronograma capilar, que alterna máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução.

6. O sol também desbota horrores os tons de ruivo, e a melhor forma de se proteger é com finalizadores que tenham filtro solar.

Instagram: @betellinha

O sol vai agindo cada dia um pouquinho contra a sua cor, por isso um produtinho com fator de proteção solar pode ajudar bastante a chegar ao fim do mês com o ruivo brilhando. Pode ser um creme para pentear ou um fluido daqueles para controlar o frizz.

Publicidade

7. Outros tipos de calor também agridem: deixe seus fios coloridos bem protegidos com um termoprotetor antes de usar secador, prancha ou babyliss.

Instagram: @circushair

Para não precisar montar uma lojinha de cosméticos no seu banheiro, o jeito é procurar cremes que tenham todas, ou várias dessas propriedades juntas.

Melhore a sua vida com a newsletter do BuzzFeed de Estilo e Bem estar!