back to top

Aprenda a fazer esta deliciosa paleta de cordeiro para o jantar

E surpreenda a todos!

publicado

Aprenda a fazer a paleta de cordeiro:

Facebook: video.php

Paleta de cordeiro com ervas, alho e batatas assadas.

10 porçõesVocê vai precisar de:3,6 kg de carne de cordeiro com osso assada com capa de gordura12 dentes de alhos, cortados120g (1/2 xícara) de azeite de oliva80g (1/3 xícara) de mostarda em grãos, e um pouco mais para servirsuco de 1 limão10 ramos de alecrim fresco, com caules e folhas bem picados, além de ramos inteiros para servir10 ramos de tomilho fresco, caules e folhas bem picadas, além de ramos inteiros para servir1 1/2 colher de sopa de sal marinho1 colher de sopa de pimenta preta moída na hora180ml (3/4 xícara) de vinho branco seco1,1kg de batata yakon dourada cortada ao meio. sal grosso para polvilharModo de preparo:1. 2-3 horas antes de assar, prepare o cordeiro. Use uma pequena faca afiada para fazer de 15 a 20 furos com cerca de 5 cm de profundidade na capa de gordura da carne. Pique bem 3 dentes de alho e use os dedos para enfiar as fatias nos furos.2. No liquidificador, misture os 9 dentes de alho restantes, o azeite de oliva, a mostarda, o suco de limão, as folhas de alecrim, as folhas de tomilho, o sal e a pimenta. Bata até formar uma pasta.3. Espalhe a pasta uniformemente em todo o cordeiro. Deixe marinar em temperatura ambiente de 2 a 3 horas.4. Preaqueça o forno a 220°C.5. Coloque o cordeiro em uma grelha dentro de uma assadeira e despeje o vinho no fundo assadeira. Leve ao forno por 15 minutos.6. Retire a assadeira do forno e diminua a temperatura para 160°C. 7. Coloque as batatas na assadeira com o lado cortado para baixo, e ponha o cordeiro na grelha por cima. Leve ao forno por 2 horas, mexendo as batatas e regando o cordeiro com o molho do assado após a primeira hora.8. Transfira as batatas para um prato, regue o cordeiro novamente com o caldo que restou da assadeira e retorne o cordeiro ao forno. Continue a assar, regando com frequência, até que um termômetro inserido na parte mais grossa da perna atinja 55°C (para ao ponto), de 45 minutos a 2 horas a mais, dependendo da espessura. (Geralmente, o cordeiro gasta 20 minutos para cada 450g para ficar no ponto).9. Transfira o cordeiro para uma travessa e deixe descansar por 20 minutos. Enquanto o cordeiro descansa, volte as batatas para a assadeira, tempere com sal grosso e mantenha no forno baixo por uns 20 minutos. Volte as batatas para a travessa de servir. 10. Corte o cordeiro em fatias de 1cm e arrume na travessa com as batatas, enfeitando com ramos de alecrim e tomilho. Sirva com os grãos de mostarda salpicados. 11. Bom apetite!
BuzzFeed

10 porções

Você vai precisar de:

3,6 kg de carne de cordeiro com osso assada com capa de gordura

12 dentes de alhos, cortados

120g (1/2 xícara) de azeite de oliva

80g (1/3 xícara) de mostarda em grãos, e um pouco mais para servir

suco de 1 limão

10 ramos de alecrim fresco, com caules e folhas bem picados, além de ramos inteiros para servir

10 ramos de tomilho fresco, caules e folhas bem picadas, além de ramos inteiros para servir

1 1/2 colher de sopa de sal marinho

1 colher de sopa de pimenta preta moída na hora

180ml (3/4 xícara) de vinho branco seco

1,1kg de batata yakon dourada cortada ao meio.

sal grosso para polvilhar

Modo de preparo:

1. 2-3 horas antes de assar, prepare o cordeiro. Use uma pequena faca afiada para fazer de 15 a 20 furos com cerca de 5 cm de profundidade na capa de gordura da carne. Pique bem 3 dentes de alho e use os dedos para enfiar as fatias nos furos.

2. No liquidificador, misture os 9 dentes de alho restantes, o azeite de oliva, a mostarda, o suco de limão, as folhas de alecrim, as folhas de tomilho, o sal e a pimenta. Bata até formar uma pasta.

3. Espalhe a pasta uniformemente em todo o cordeiro. Deixe marinar em temperatura ambiente de 2 a 3 horas.

4. Preaqueça o forno a 220°C.

5. Coloque o cordeiro em uma grelha dentro de uma assadeira e despeje o vinho no fundo assadeira. Leve ao forno por 15 minutos.

6. Retire a assadeira do forno e diminua a temperatura para 160°C.

7. Coloque as batatas na assadeira com o lado cortado para baixo, e ponha o cordeiro na grelha por cima. Leve ao forno por 2 horas, mexendo as batatas e regando o cordeiro com o molho do assado após a primeira hora.

8. Transfira as batatas para um prato, regue o cordeiro novamente com o caldo que restou da assadeira e retorne o cordeiro ao forno. Continue a assar, regando com frequência, até que um termômetro inserido na parte mais grossa da perna atinja 55°C (para ao ponto), de 45 minutos a 2 horas a mais, dependendo da espessura. (Geralmente, o cordeiro gasta 20 minutos para cada 450g para ficar no ponto).

9. Transfira o cordeiro para uma travessa e deixe descansar por 20 minutos. Enquanto o cordeiro descansa, volte as batatas para a assadeira, tempere com sal grosso e mantenha no forno baixo por uns 20 minutos. Volte as batatas para a travessa de servir.

10. Corte o cordeiro em fatias de 1cm e arrume na travessa com as batatas, enfeitando com ramos de alecrim e tomilho. Sirva com os grãos de mostarda salpicados.

11. Bom apetite!

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.