back to top

Uma estrela de 18 anos do Instagram diz que sua "vida perfeita" na verdade era uma droga

"Uma menina de 15 anos que restringe calorias e se exercita em excesso não é exemplo".

publicado

Essa é a Essena O'Neill, uma garota de 18 anos de Sunshine Coast, na Austrália.

instagram.com

Nos últimos anos, O'Neill construiu um império nas redes sociais. Ela explicou que, quando estava no ensino médio, ela começou a postar em um blog, no YouTube e nas redes sociais, e logo ficou obcecada por isso.

instagram.com

"Eu me apaixonei pela ideia de que minha vida tinha valor para outras pessoas", ela escreveu. "Mas vamos falar a verdade e dizer que eu era viciada em ganhar likes."

Publicidade

Não demorou para que ela virasse um sucesso online. Ela diz ter atualmente mais de meio milhão de seguidores no Instagram e mais de 250 mil inscritos no seu canal no YouTube.

instagram.com

Enquanto ela foi se transformando numa celebridade online, ela começou a receber mais e mais ofertas de patrocínio. Em algum momento, ela começou a conseguir se sustentar com esse dinheiro e recebeu ofertas para ser modelo em Los Angeles.

Para seus milhares de fãs, parecia que ela tinha tudo. Mas, O'Neill escreve, ela era completamente infeliz.

instagram.com

"Sim, a Essena aos 16 anos teria pensado 'Nada a ver, você tem a vida dos sonhos, garota'", ela escreveu. "Por que então que eu me sinto tão perdida, sozinha e infeliz?"

Mas recentemente, O'Neill decidiu que era hora de parar. Ela disse que percebeu que tinha "parado de agir de acordo com seus valores" e que sua vida havia deixado de ser autêntica.

instagram.com

Eu estava viciada no que os outros pensavam de mim, simplesmente porque eu estava conectada o tempo todo", ela escreveu. "Eu estava gravemente viciada. Eu acreditava que o número de curtidas e seguidores que eu tinha estava relacionado ao número de pessoas que gostavam de mim. Eu nem percebi como isso aconteceu, mas as redes sociais se tornaram minha única identidade. Eu nem sabia mais quem eu era sem elas".

Então ela decidiu mudar. O'Neill anunciou aos seus seguidores na semana passada que ela vai abandonar as redes sociais e está editando as legendas de suas "fotos perfeitas" para contar a verdade por trás das fotos.

instagram.com

Ela disse ter deletado sua conta no Tumblr e pretende parar de postar no YouTube.

Ela também excluiu 2 mil fotos de sua conta no Instagram que, segundo ela, "não tinham nenhum propósito verdadeiro além da autopromoção".

Publicidade

Todas as suas fotos em forma? O'Neill escreveu que ela estava tendo hábitos nada saudáveis ​​só para conseguir a foto do "corpo perfeito".

instagram.com

"Uma menina de 15 anos que restringe calorias e se exercita em excesso não é exemplo. Qualquer pessoa viciada em fama nas redes sociais como eu era não está consciente do que está fazendo", ela escreveu na foto acima.

Esta foto "espontânea" de biquíni. Totalmente posada.

instagram.com

"... Murchando a barriga, pose estratégica, seios empurrados para cima", escreveu ela. "Eu só quero que as garotas jovens saibam que essa não é a minha vida verdadeira e isso não é legal ou inspiracional. É uma perfeição artificial criada para chamar a atenção."

Na verdade, O'Neill escreveu que algumas das poses "espontâneas" foram feitas só para o Instagram. Na imagem abaixo, ela escreveu que nunca usou essa roupa fora de casa.

instagram.com

"O que é essa obsessão em parecer mais velha e mais sensual?", ela escreveu.

O'Neill escreveu que ela passava horas tentando conseguir a selfie "perfeita" para depois editá-la com vários aplicativos diferentes.

instagram.com

"Por favor, dê like nessa foto, eu passei maquiagem, cacheei meu cabelo, estou usando um vestido apertado e bijouterias grandes e desconfortáveis... precisei tirar cerca de 50 fotos até conseguir uma que eu gostasse e aí gastei um tempão editando essa foto em uma série de aplicativos diferentes -- e só depois disso eu pude ter alguma aprovação social de vocês", ela escreveu.

E às vezes, as fotos eram a única coisa que conseguiam deixá-la contente.

instagram.com

"A única coisa que fez com que eu me sentisse bem nesse dia foi essa foto", disse ela. "Isso é muito deprimente. Ter um corpo sarado não é a única coisa da qual nós seres humanos somos capazes."

A jovem estrela também revela quantas das suas publicações foram patrocinadas por marcas. Ela escreveu que ganhava dinheiro regularmente por essas fotos, apesar delas parecerem completamente espontâneas.

instagram.com

"Se você se pegar olhando para 'garotas do Instagram' e desejando que a sua vida seja como as delas... Perceba que você só vê o que elas querem que você veja", conta ela. "Se ela é patrocinada por uma marca, 99% do tempo tudo está sendo pago."

Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, ela aparece sem maquiagem e começa a chorar quando fala sobre o quão vazia sua vida se tornou.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

"Eu passava todos os dias olhando para uma tela e me comparando às outras pessoas", ela escreve. "É mais fácil olhar para coisas brilhantes e bonitas que parecem felizes em vez de parar e simplesmente ser verdadeira consigo mesma".

Atualmente, O'Neill está pedindo a outras pessoas para que desafiem a si mesmas parando de usar as redes sociais por uma semana. Ela criou um site, LetsBeGameChangers.com, para contar sua história e incentivar outras pessoas a se apresentarem e a viverem de forma autêntica.

instagram.com

"Sem perceber, eu gastei a maior parte da minha adolescência sendo viciada em redes sociais, na aprovação das pessoas, em status social e na minha aparência física", ela contou. "As redes sociais, especialmente da maneira que eu as utilizei, não são de verdade."

O BuzzFeed News entrou em contato com O'Neill para que ela comentasse as declarações.

Em parceria com

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss