back to top

Nomeação de novo diretor da PF agrada políticos enrolados na Lava Jato

Escolha de Fernando Segóvia, apontado como próximo a Sarney, para o cargo foi interpretada por deputados e senadores como sinal de mudança de rumos na PF.

publicado

A nomeação do delegado Fernando Segóvia, tido como próximo ao ex-presidente José Sarney, para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal agradou políticos e desagradou os delegados da corporação.

Fernando Segóvia.
Reprodução/YouTube

Fernando Segóvia.

Entre os policiais, Segóvia é tido como pessoa de fácil trato e que interage com as diferentes carreiras da PF. Devido a isso, conta com o apoio de sindicatos e associações que representam policiais, peritos e papiloscopistas. O entusiasmo já não é o mesmo entre seus colegas de carreira, os delegados.

A ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal) defende que a escolha do diretor-geral seja feita por meio de lista tríplice, e não somente por uma decisão política.

Entre os delegados, também existem avaliações diversas sobre Segóvia. Alguns temem que a PF possa passar por uma fase mais fechada e com dificuldades para a Lava Jato.

Outros entendem que o seu perfil é conciliador, o que seria mais apropriado para o cargo do que outros nomes ventilados nos últimos meses.

No campo político, a nomeação agradou. Em primeiro lugar porque o delegado Rogério Galloro — preferido do atual diretor-geral, Leandro Daiello, e tido como de perfil técnico — não foi o escolhido.

Em segundo, porque a nomeação foi interpretada, em especial por deputados e senadores enrolados na Lava Jato, como uma mudança de rumos na PF.

Nos bastidores, Segóvia é tido como uma pessoa próxima de José Sarney e do PMDB. Teve sua indicação defendida pelo ministro Eliseu Padilha e apoiada pelo sub-chefe de assuntos jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha.

Ele também já foi superintendente da corporação no Maranhão e trabalhou no governo do Distrito Federal no início dos anos 1990, na gestão de Joaquim Roriz.


Severino Motta é repórter do BuzzFeed News, em Brasília

Contact Severino Motta at severino.motta@BuzzFeed.com.

Filipe Coutinho é repórter do BuzzFeed News, em Brasília

Contact Filipe Coutinho at filipe.coutinho@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.