back to top

Temendo manifestações, Senado vai gastar R$ 634 mil para alugar grades e barricadas

Equipamento é semelhante ao que foi usado por Eduardo Cunha quando a Esplanada dos Ministérios foi dividida para separar manifestantes pró e contra o impeachment de Dilma Rousseff.

publicado

Temendo agitações sociais com a proximidade de nova votação de denúncias contra o presidente Michel Temer, o Senado resolveu abrir uma licitação para alugar grades, alambrados e barricadas para proteger o Congresso, seus seguranças, e afastar manifestantes de suas dependências.

Para um dia de manifestações, o aluguel pode chegar a R$ 634 mil, de acordo com a expectativa do Senado em edital lançado para a contratação da empresa que forneça, instale e desinstale os equipamentos de proteção.

Brasília - Manifestantes pró (à direita) e contra (à esquerda) o impeachment ocupam a Esplanada dos Ministérios durante o processo de votação na Câmara dos Deputados.
Juca Varella - Jucavarella@gmail / Juca Varella

Brasília - Manifestantes pró (à direita) e contra (à esquerda) o impeachment ocupam a Esplanada dos Ministérios durante o processo de votação na Câmara dos Deputados.

O material a ser alugado é semelhante ao que foi usado pelo ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha durante a votação do impeachment de Dilma Rousseff.

Na ocasião, ele resolveu dividir a Esplanada entre os grupos favoráveis e os contrários ao impeachment.

Elza Fiuza - EBC

De acordo com o edital, a empresa vencedora terá de instalar as grades e proteção em até 48h após o pedido do Senado. Terá os mesmos dois dias para retirar todo o material.

A estimativa do Senado é que, ao todo, sejam usados 60 mil metros de grades metálicas, 8 mil metros de painéis metálicos e 800 metros de grades de barricada numa eventual próxima manifestação.

O temor do Congresso com protestos foi intensificado desde o dia 24 de maio, quando manifestações contra o impeachment acabaram em violência, incêndio em banheiros químicos, ministérios depredados e até mesmo um manifestante baleado por um policial.

Veja imagens impactantes do protesto contra Temer em Brasília 👉 https://t.co/dUvAmwPwv1

Manifestação de 24 de maio

Veja aqui a justificativa do Senado para o aluguel das barricadas:

“Tendo em vista a grande mobilização popular ocorrida nos últimos tempos em virtude do atual cenário político nacional, o Congresso Nacional tem sido constantemente cenário de grandes manifestações.

É importante assinalar que, em alguns desses eventos, diversos policiais legislativos e policiais militares foram atingidos por objetos lançados por manifestantes que intentaram transpor a linha policial, com possível desígnio de invasão e depredação das dependências do Congresso Nacional.

Salienta-se que os materiais (equipamentos) de contenção se constituem como elemento importantíssimo na manutenção da ordem e na prevenção de ocorrências graves que coloquem em risco tanto a incolumidade física dos policiais, quanto dos parlamentares.

Auxilia, ainda, na proteção do patrimônio físico do Congresso Nacional.”

Severino Motta é repórter do BuzzFeed News, em Brasília

Contact Severino Motta at severino.motta@BuzzFeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.