back to top

Funaro fecha acordo de delação premiada com Ministério Público

Doleiro passará a semana prestando depoimentos e material será enviado ao STF para homologação nos próximos dias.

publicado

O doleiro Lúcio Funaro fechou seu acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal.

Funaro, Temer e Cunha
montagem

Funaro, Temer e Cunha

Autorizado pela Justiça nesta segunda-feira a voltar para a carceragem da Polícia Federal, ele passará a semana prestando depoimentos sobre os cerca de 50 anexos entregues aos procuradores.

A delação atinge a cúpula do PMDB e a expectativa de quem acompanha o caso é que ela seja enviada para o ministro do STF Edson Fachin já na próxima semana para homologação.

O fechamento do acordo foi publicado por O Antagonista às 21h30 de ontem. Procuradores envolvidos no caso disseram que a reunião que selou o pacto se estendeu até depois das 0h.

Trechos da delação de Funaro devem ser usados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na denúncia que fará contra o presidente, Michel Temer, por obstrução à Justiça.

Apesar de dizer que o dinheiro que recebeu do empresário Joesley Batista através de sua irmã quando estava preso era um “saldo de propina”, os procuradores entendem que, na visão do dona da J&F, a grana também serviu para manter calmos os ânimos de Funaro e evitar que ele fizesse uma delação.

Outro ponto da delação diz respeito ao advogado e amigo próximo de Temer, José Yunes. O doleiro admite que ele fez a entrega de dinheiro de propina da Odebrecht no escritório de advocacia de Yunes em São Paulo.

Episódios de sua atuação junto aos ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha e Henrique Alves, inclusive com repasses de dinheiro ao exterior também serão detalhados pelo doleiro.

Outro citado é o ministro Moreira Franco, figura de quem Funaro falou muito mal enquanto estava no presídio da Papuda.

Severino Motta é repórter do BuzzFeed News, em Brasília

Contact Severino Motta at severino.motta@BuzzFeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.