back to top

Câmara rejeita denúncia e salva Temer pela segunda vez

Placar final: 251 votos a favor de Temer, 233 contra e 27 ausências e abstenções. Veja como cada deputado votou.

publicado

Pela segunda vez, a Câmara dos Deputados salvou o presidente Michel Temer de ser investigado e correr o risco de ser afastado.

No total, foram 251 votos a favor de Temer, 233 contra e 27 ausências e abstenções (que na prática favorecem o presidente).

Veio do deputado Dejorge Patrício (PRB-RJ) o voto que garantiu, matematicamente, a vitória do presidente.

VEJA AQUI COMO CADA DEPUTADO VOTOU

Na primeira denúncia, Temer obteve 263 votos a seu favor. Nesta segunda, a oposição disse que iria reduzir a margem e conseguiu.

A sessão para a votação desta quarta-feira teve início por volta 9h30.

Após cinco horas com os trabalhos abertos e obstrução por parte da oposição, o quórum necessário para a votação, de 342 deputados, ainda não havia sido alcançado, por isso, outra sessão foi convocada no início da tarde.

Neste meio tempo, Temer passou mal e foi hospitalizado com uma obstrução urológica. A notícia da internação chegou a desmobilizar o plenário por alguns minutos, mas líderes da base usaram a palavra para dizer que o presidente estava bem e que a sessão de votação deveria continuar.

Por volta das 17h o quórum foi alcançado. Deputados da base, em conversas reservadas, disseram que a doença de Temer, que num primeiro momento ameaçou a sessão, acabou lhe ajudando.

Depois da notícia da hospitalização, parte da base que não havia registrado presença ficou sensibilizada e acabou por se registrar.

Com a rejeição da denúncia, além de Temer, também ficarão salvos os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, que foram denunciados juntamente com o presidente.

Eles só responderão pelos crimes a partir de 2018, quando se encerra o mandato de Temer e a Justiça poderá voltar a analisar a denúncia.

Severino Motta é repórter do BuzzFeed News, em Brasília

Filipe Coutinho é repórter do BuzzFeed News, em Brasília

Contact Filipe Coutinho at filipe.coutinho@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Em parceria com