back to top

Ouça o trecho de 1 min e 48 seg em que Temer e Joesley falam sobre obstrução da Lava Jato

"Consegui dentro da força-tarefa também, [um procurador] tá me dando informação. E lá que eu tô pra dar conta de trocar o procurador", disse Joesley a Temer.

publicado

O Supremo Tribunal Federal disponibilizou a gravação em que o presidente da República, Michel Temer (PMDB), é informado pelo empresário Joesley Batista sobre uma mesada paga ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, preso em Curitiba.

O áudio mostra, também, que Temer sabia que Joesley tinha um procurador dentro da investigação que era um informante, que recebia R$ 50 mil por mês.

Ouça o trecho abaixo.

Leia a transcrição:

Joesley Batista — Eu tô lá me defendendo. Como é que eu... O que eu mais ou menos dei conta de fazer até agora: eu tô de bem com o Eduardo...

Michel Temer — Tem que manter isso, viu?

Joesley Batista — Todo mês, também... Eu tô segurando as pontas, tô indo. Tem os processos. Eu tô meio enrolado aqui, né, no processo, assim.

Michel Temer — Inaudível

Joesley Batista — Isso, isso. É, eu tô investigado, não tenho ainda a denúncia. Aqui eu dei conta de um lado o juiz, dá uma segurada. Do outro lado o juiz substituto, que é um cara que fica... Tô cuidando dos dois. Consegui dentro da força-tarefa também, [um procurador] tá me dando informação. E lá que eu tô pra dar conta de trocar o procurador. Se eu der conta, tem o lado bom e o lado ruim. O lado bom é que dá uma esfriada até o outro chegar e tal, o lado ruim é que se vem um cara com raiva, que não sei o quê... Bom, o que tá me ajudando tá bom. Beleza. Eu consegui colar um no grupo, agora eu tô tentando trocar...

Michel Temer —Inaudível

Joesley Batista —Isso. [...] Eu tô fazendo R$ 50 mil por mês, para o rapaz me dar informação (trata-se do procurador Ângelo Goulart Villela, preso pela Lava Jato).

Ouça a íntegra da gravação (39 minutos).

Severino Motta é repórter do BuzzFeed News, em Brasília

Contact Severino Motta at severino.motta@BuzzFeed.com.

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Filipe Coutinho é repórter do BuzzFeed News, em Brasília

Contact Filipe Coutinho at filipe.coutinho@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.