back to top
Community

10 CURIOSIDADES SOBRE A ARRANCADA HEROICA

Dia 20 de setembro não é qualquer data, é o Dia do Palmeiras! Para comemorar os 75 anos da Arrancada Heroica, reunimos 10 curiosidades sobre esse marco.

publicado

1. Brasil entra na Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra rolava solta quando o Brasil declarou seu apoio aos países Aliados. Com a aliança formada, Getúlio Vargas anunciou total repressão aos países do Eixo: bens pertencentes a italianos, alemães e japoneses poderiam ser confiscados pelo governo brasileiro. Foi aí que a situação complicou para o Palestra Italia...

2. Palestra de São Paulo

Em março de 1942, fomos obrigados a assinar a mudança de nome do clube. Perdemos o "Italia" e, a partir daquela data, responderíamos por "Palestra de São Paulo". Nosso escudo também mudou: o vermelho deu lugar ao amarelo.

3. Rivalidade?

Seis meses após a mudança de nome, nossos rivais incentivaram o governo brasileiro a pressionar o Palestra. Eles nos acusavam de fazer alusão à Itália no nome. Mesmo com a palavra "Palestra" não tendo nada de italiano, nossos dirigentes se reuniram para novamente mudar o nome do clube.

4. Sociedade Esportiva Palmeiras

No dia 14 de setembro de 1942, passamos a nos chamar Sociedade Esportiva Palmeiras. Dois fatores teriam motivado a escolha do novo nome: a quantidade abundante de palmeiras dentro das dependências do clube e a decisão de homenagear a extinta Associação Atlética das Palmeiras – agremiação com o qual o Palestra manteve bom relacionamento institucional nos primórdios de sua existência. O fato principal é que, como diria sr. Mário Minervino (membro da diretoria): "Não nos querem Palestra, pois seremos Palmeiras e nascemos para ser campeões".

5. Capitão Adalberto Mendes

Não podemos falar de Arrancada Heroica sem citar essa figura. O capitão Adalberto Mendes foi designado pelo exército brasileiro a servir na cidade de São Paulo, onde encontrou um novo time de coração: o Palestra Italia. A sua grande amizade com dirigentes do clube fez com que ele assumisse o cargo de 2º vice-presidente palestrino. Guardem esse nome, nós voltaremos a falar dele aqui!

6. Clima pré-decisão

Facebook: video.php

O primeiro adversário após a mudança de nome foi justamente o São Paulo. Não era um jogo qualquer, pois valia título e o clima não estava nada bom. Os detratores diziam que os palmeirenses eram italianos fascistas e inimigos da pátria. Nós sabíamos que não seria fácil e que enfrentaríamos um Pacaembu lotado, pronto para vaiar a Sociedade Esportiva Palmeiras – pela primeira vez jogando com essa nomenclatura – assim que entrasse em campo.

7. Bandeira Nacional

Sabendo de todo o clima hostil da partida, o capitão Adalberto Mendes entrou em cena. Foi dele a ideia de nos conduzir a campo carregando uma bandeira do Brasil. E foi ele próprio que liderou a "tropa" alviverde aos gramados. Afinal, quem seria o louco de vaiar um time que estava sendo representado por um militar e entrava em campo com a bandeira nacional? Aplausos explodiram de um Pacaembu lotado quando o agora Palmeiras entrou em campo.

8. Morre líder, nasce campeão!

Se pudéssemos resumir esse duelo em uma palavra, com certeza seria "pênalti". Vencíamos o São Paulo por 3 a 1 quando uma penalidade máxima foi marcada para o Verdão. A revolta do rival, que já estava grande, só aumentou, e, liderados por seu capitão, Luizinho Mesquita, os tricolores abandonaram o jogo. Foi então que no dia 20 de setembro de 1942, o Palestra morreu líder e o Palmeiras nasceu campeão!

9. Uniforme azul para goleiros

Foi também no dia 20 de setembro de 1942 que o Palmeiras adotou o uso definitivo do uniforme azul para goleiros – até então, o uso da cor era empregado em raríssimas ocasiões, visto que os arqueiros palestrinos jogavam de branco na maioria das vezes. Há quem diga que a escolha do azul tenha sido uma espécie de “protesto subliminar”, pois fazia alusão à cor da camisa da seleção italiana.

10. Dia do Palmeiras

Nós temos um dia para comemorarmos o orgulho de sermos Palmeiras! Em homenagem à Arrancada Heroica, todo dia 20 setembro é oficialmente o "Dia do Palmeiras". O projeto de lei 029/46, proposto pelo vereador Edivaldo Estima, foi sancionado pelo então prefeito José Serra em 2005.

Este post foi criado por um membro da comunidade do BuzzFeed, onde qualquer pessoa pode publicar listas e criações maravilhosas. Learn more ou publique o seu buzz!

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss