back to top

Por que dói tanto levar um chute no saco?

Para tudo tem uma explicação.

publicado

Todos sabem que dói MUITO levar um chute no saco.

New Line Cinema / Via itsyregi.com

Ou que os testículos sofram qualquer trauma similar — seja levando uma bolada na virilha ou um peteleco de leve. Mas você já parou para se perguntar por quê?

O BuzzFeed Health conversou com Seth Cohen, professor-assistente no departamento de urologia na New York University (EUA), e Landon Trost, professor-assistente de urologia e chefe do setor de infertilidade masculina e andrologia na Mayo Clinic (EUA) para entender por que machucar as bolas dói tanto.

A primeira coisa que você precisa saber é que os testículos são sensíveis porque são muito importantes.

O corpo encontra muitas maneiras de proteger suas partes mais importantes. Por exemplo, o cérebro é protegido pelo crânio. Os ovários, cruciais para a reprodução, estão dentro do corpo e são protegidos ainda mais pelo osso pélvico. Por outro lado, os testículos — que produzem o esperma e a testosterona, tornando-os essenciais para a reprodução — não possuem uma armadura protetora como o crânio e são externos, tornando-os mais suscetíveis a lesões. No entanto, os testículos têm algo que o cérebro não possui: nociceptores. Muitos deles. Segundo Trost, os genitais têm um número alto de nervos por área de superfície, o que os torna mais sensíveis e permite que você sinta as coisas com mais intensidade do que sentiria em outras partes do corpo, como as costas. Além disso, o cérebro dedica muito espaço para processar o que os genitais sentem, mesmo que sejam uma parte relativamente pequena do corpo. Basta pensar em quão suavemente você pode tocar nos testículos e ainda causar uma sensação intensa. Então, da mesma forma que cortes nos lábios ou dedos geralmente doem mais do que, digamos, um corte no meio das costas, as "lesões no pênis e no escroto são mais delicadas", disse Trost ao BuzzFeed Health.
Twitter: @miguuelmata

O corpo encontra muitas maneiras de proteger suas partes mais importantes. Por exemplo, o cérebro é protegido pelo crânio. Os ovários, cruciais para a reprodução, estão dentro do corpo e são protegidos ainda mais pelo osso pélvico. Por outro lado, os testículos — que produzem o esperma e a testosterona, tornando-os essenciais para a reprodução — não possuem uma armadura protetora como o crânio e são externos, tornando-os mais suscetíveis a lesões. No entanto, os testículos têm algo que o cérebro não possui: nociceptores. Muitos deles.

Segundo Trost, os genitais têm um número alto de nervos por área de superfície, o que os torna mais sensíveis e permite que você sinta as coisas com mais intensidade do que sentiria em outras partes do corpo, como as costas. Além disso, o cérebro dedica muito espaço para processar o que os genitais sentem, mesmo que sejam uma parte relativamente pequena do corpo. Basta pensar em quão suavemente você pode tocar nos testículos e ainda causar uma sensação intensa. Então, da mesma forma que cortes nos lábios ou dedos geralmente doem mais do que, digamos, um corte no meio das costas, as "lesões no pênis e no escroto são mais delicadas", disse Trost ao BuzzFeed Health.

Além disso, os testículos vêm de uma terra muito distante de sua virilha (ou seja, seu abdômen).

BeeTV Being with You / Via youtube.com

Após levar um chute nos testículos, você pode sentir dor de estômago ou uma dor percorrendo o abdômen. Isso provavelmente está relacionado ao fato de que seus testículos nem sempre estiveram onde normalmente ficam (bem atrás e abaixo do pênis), diz Cohen.

Na verdade, os testículos começam a se desenvolver no abdômen, bem abaixo dos rins. Eles começam a descer pouco antes do nascimento, passando pela cavidade abdominal para o escroto por meio de uma passagem chamada canal inguinal. Normalmente, eles estão no escroto no nascimento ou durante o primeiro ano de vida.

Isso significa que os nociceptores dos testículos viajam do escroto de volta para o canal inguinal onde são desenvolvidos, no abdômen. Como resultado, a dor de um chute nas bolas não é localizada na virilha — basicamente porque seu cérebro pensa que é seu abdômen que foi atacado.

Você também pode ficar suado e tonto, lacrimejar ou chorar e querer deitar em posição fetal quando leva um chute.

Universal Pictures / Via reactiongifs.com

Algumas pessoas podem perder os sentidos ou sentir tontura, fraqueza, náuseas ou até mesmo desmaiar. Isso é chamado de resposta vasovagal, diz Trost, e ocorre quando os nervos vagos, que controlam a frequência cardíaca, a respiração e a pressão sanguínea, e que são bem sensíveis à reações emocionais, são estimulados em excesso. A resposta vasovagal pode ser acionada por muitas coisas — ver sangue, medo de trauma físico e, neste caso, dor extrema.

No entanto, nem todas as pessoas terão a mesma reação. É difícil determinar exatamente quais sistemas autônomos são acionados ao levar um chute no saco porque os testículos são "complicados do ponto de vista nervoso e têm múltiplos caminhos diferentes, múltiplas fontes diferentes, e ocupam um espaço relativamente grande no cérebro", diz Trost.

Há algumas coisas que você deve e não deve fazer se tomar uma pancada na virilha.

Após se recuperar da dor, aplique uma bolsa de gelo em seus testículos (mas não diretamente; certifique-se de colocar uma toalha entre o gelo e suas bolas). Você pode também tomar algum analgésico, como o ibuprofeno. Cohen diz que a dor deve diminuir depois de três a quatro horas. Dependendo da gravidade da lesão, sua bolsa escrotal pode ficar dolorida de três a cinco dias.Cohen também recomenda manter distância de atividades como ciclismo, corrida e exercícios para os membros inferiores por algumas semanas após a lesão ou até que a dor desapareça. Se você não deixar a lesão curar, a dor e o desconforto podem ficar ainda piores, assim como o inchaço, que fará com que o processo de recuperação fique mais demorado.
reddit.com

Após se recuperar da dor, aplique uma bolsa de gelo em seus testículos (mas não diretamente; certifique-se de colocar uma toalha entre o gelo e suas bolas). Você pode também tomar algum analgésico, como o ibuprofeno.

Cohen diz que a dor deve diminuir depois de três a quatro horas. Dependendo da gravidade da lesão, sua bolsa escrotal pode ficar dolorida de três a cinco dias.

Cohen também recomenda manter distância de atividades como ciclismo, corrida e exercícios para os membros inferiores por algumas semanas após a lesão ou até que a dor desapareça. Se você não deixar a lesão curar, a dor e o desconforto podem ficar ainda piores, assim como o inchaço, que fará com que o processo de recuperação fique mais demorado.

Não tome a decisão de ir ao médico baseado só na força do impacto. Até mesmo batidas leves podem ser prejudiciais se acertarem o lugar certo.

Há algumas coisas que devem ser avaliadas para decidir se você deve ou não ir ao pronto socorro. O resultado mais provável de um chute no saco é dor e inflamação, mas em alguns casos a lesão pode ser grave o bastante para causar uma torção testicular (que ocorre quando o cordão espermático que fornece sangue à bolsa escrotal se torce e corta o fornecimento de sangue aos testículos) ou uma ruptura de testículo.Se a dor não diminuir em algumas horas ou acabar piorando, você deve procurar um médico. Se o seu testículo estiver muito inchado e duro ao toque, ou se estiver preto e azul, você deve ir ao pronto socorro imediatamente. Se após o impacto você estiver sentindo "um início de dor rápida e intensa", também deve buscar ajuda médica, diz Trost. Você deve ficar de olho em qualquer reação intensa para o bem da saúde de seu testículo e de sua fertilidade.
@cybersnob1 / Via instagram.com

Há algumas coisas que devem ser avaliadas para decidir se você deve ou não ir ao pronto socorro. O resultado mais provável de um chute no saco é dor e inflamação, mas em alguns casos a lesão pode ser grave o bastante para causar uma torção testicular (que ocorre quando o cordão espermático que fornece sangue à bolsa escrotal se torce e corta o fornecimento de sangue aos testículos) ou uma ruptura de testículo.

Se a dor não diminuir em algumas horas ou acabar piorando, você deve procurar um médico. Se o seu testículo estiver muito inchado e duro ao toque, ou se estiver preto e azul, você deve ir ao pronto socorro imediatamente. Se após o impacto você estiver sentindo "um início de dor rápida e intensa", também deve buscar ajuda médica, diz Trost. Você deve ficar de olho em qualquer reação intensa para o bem da saúde de seu testículo e de sua fertilidade.

E se você se cortar, fique de olho.

Embora os testículos sejam bem sensíveis, a pele da bolsa escrotal é muito robusta – Trost diz que ela é parecida com a pele que fica entre o polegar e o indicador na mão. Sendo assim, se sua bolsa escrotal sofrer um corte durante uma chupada ou por algum outro motivo (não sabemos como é sua vida), limpe-a com sabão e água e mantenha a região seca. E fique também de olho ao sinal de vermelhidão ou indícios de pus ou protuberâncias maiores do que uma espinha.O escroto fica localizado perigosamente próximo ao ânus, que é um paraíso para as bactérias — e como os testículos são muito vascularizados, as infecções por lá se espalham muito rapidamente, segundo Cohen. Isso, somado ao fato de que você provavelmente só dá uma olhada no saco algumas vezes por dia, significa que uma infecção pode ter início ali e se espalhar pelo corpo bem antes de você notar.
Klenger / Getty Images

Embora os testículos sejam bem sensíveis, a pele da bolsa escrotal é muito robusta – Trost diz que ela é parecida com a pele que fica entre o polegar e o indicador na mão. Sendo assim, se sua bolsa escrotal sofrer um corte durante uma chupada ou por algum outro motivo (não sabemos como é sua vida), limpe-a com sabão e água e mantenha a região seca. E fique também de olho ao sinal de vermelhidão ou indícios de pus ou protuberâncias maiores do que uma espinha.

O escroto fica localizado perigosamente próximo ao ânus, que é um paraíso para as bactérias — e como os testículos são muito vascularizados, as infecções por lá se espalham muito rapidamente, segundo Cohen. Isso, somado ao fato de que você provavelmente só dá uma olhada no saco algumas vezes por dia, significa que uma infecção pode ter início ali e se espalhar pelo corpo bem antes de você notar.

Serviço de utilidade pública: considere utilizar protetor de testículos ou algum equipamento de proteção se for praticar esportes.

giphy.com

Muitos atletas utilizam protetores de testículos, mas mesmo quem só joga futebol aos finais de semana deveria considerar algum tipo de proteção, diz Cohen.

Para concluir, suas bolas doem quando você toma um chute lá embaixo porque elas são super espertas e querem protegê-lo.

HBO

Então agradeça a elas pelo serviço prestado! (Assim que passar a dor e você recuperar o fôlego, é claro.)

Este post foi traduzido do inglês.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.