back to top

18 mulheres que arrasaram demais e sobre as quais você não ouviu falar em 2014

Alerta de mulher que manda bem.

publicado

Bayan Mahmoud al-Zahran abriu o primeiro escritório de advocacia feminino do país, onde ela representa mulheres e leva as questões relativas aos direitos das mulheres aos tribunais.

"Eu acredito que as advogadas podem contribuir muito para o sistema jurídico", disse al-Zahran. "Este escritório fará uma diferença na história dos processos judiciais e litígios femininos no Reino. Estou muito otimista e agradeço a todos que me apoiaram nesse passo histórico".

Publicidade

Amanda Polchies se ajoelhou para rezar em um protesto contra o fracking ou fraturamento hidráulico (um sistema de extração de gás muito polêmico) em New Brunswick, Canadá, brandindo sua "arma" contra um policial armado: uma pena.

A mulher se tornou um meme na internet: a Mulher Com a Pena de Águia.

Publicidade

4. Os 600 voluntários que se reuniram para adicionar 101 artistas mulheres na Wikipédia.

The Wikipedia Edit-A-Thon @brooklynmuseum is under way! #Art+Feminism #projectcontinua #Readwomen2014

Project Continua@FemaleBiographyFollow

The Wikipedia Edit-A-Thon @brooklynmuseum is under way! #Art+Feminism #projectcontinua #Readwomen2014

4:18 PM - 01 Feb 14ReplyRetweetFavorite

As voluntárias que participaram da Maratona de Edição da Wikipédia Arte+Feminismo adicionaram nomes de artistas femininas que merecem ser reconhecidas.

5. As mulheres do Afeganistão que desafiaram as ameaças do Taliban participando das eleições.

Bad ass women alert. RT @euamiri: Impressive women turn out in western Kabul. #afghanelection

bad ass woman alert@badass_wFollow

Bad ass women alert. RT @euamiri: Impressive women turn out in western Kabul. #afghanelection

6:11 AM - 05 Apr 14ReplyRetweetFavorite

Publicidade

Aqui está a carta que Olive Bowers enviou para a revista Tracks:

Cara Revista Tracks,

Gostaria de apontar, de maneira franca, a maneira como vocês representam as mulheres em sua revista. Sou surfista, meu pai surfa e meu irmão começou a aprender a surfar.

Ao ler uma revista Tracks que encontrei na casa de veraneio de uma amiga, a única foto que encontrei de uma mulher foi a da "Garota do mês". Ela não estava surfando e sequer estava remotamente perto de uma praia. Desde então tenho visto mais vídeos de Stephanie Gilmore surfando no site de vocês, mas isso mal é um começo.

Cliquei na seção intitulada "Garotas" em seu site esperando encontrar algumas mulheres surfistas e o que elas estavam fazendo, mas apenas passei por páginas e páginas de garotas seminuas que não surfam.

Essas imagens criam uma cultura na qual meninos, homens e até mesmo as meninas que lêem a sua revista pensarão que todas as meninas são valorizadas apenas por sua aparência.

Eu e meu grupo de meninas surfistas vamos divulgar isso e nos recusamos a comprar ou promover a revista Tracks. É uma pena que vocês não possam perceber os benefícios de uma cultura inclusiva no surf, que, na verdade, só aumentaria o número de assinantes de vocês.

Peço encarecidamente que vocês cubram muito mais as fantásticas mulheres surfistas que existem e não apenas as mulheres seminuas (que podem mandar muito bem nas ondas, mas nunca saberemos).

Eu assinaria a sua revista apenas se sentisse que as mulheres fossem valorizadas como atletas e não como bonecas. Essa mudança só traria benefícios.

Olive

8. As freiras americanas que anunciaram o seu apoio aos métodos contraceptivos.

Stefano Rellandini / Reuters

A Coalizão Nacional de Freiras Americanas disse: "Queremos deixar claro que o pecado não é a pessoa usar um método de controle de natalidade. O pecado é negar às mulheres o direito e os meios para que planejem suas famílias".

9. A menina de 13 anos de idade que se tornou a mulher mais jovem a escalar o Monte Everest.

opeverest.in

"Venho de uma família muito pobre... Escalar o Everest certamente foi mais difícil do que pensei – mas minha vontade de provar que uma menina da tribo pode fazer algo do tipo me fez continuar".

Publicidade
Publicidade

Benal Yazgan, presidente do partido, disse: "Mais uma vez, a hegemonia é passada de homem para homem. O patriarcacalismo é o mesmo; ele sempre deixa as mulheres de fora e distribui as funções entre os homens".

14. Essa corredora arrasando no revezamento 4x400. APENAS OLHE ELA CORRER.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

Floria Guei venceu na última volta a prova de 4x400m na Campeonato Europeu em Agosto.

15. As mulheres sauditas que participaram da campanha #Women2Drive este ano, desafiando a proibição das mulheres de dirigir no país.

16. Quando a atriz indiana Mallika Sherawat calou um repórter que lhe pediu que não falasse sobre o problema dos direitos das mulheres.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

17. As centenas de mulheres no Quênia que protestaram nas ruas de Nairóbi após uma mulher ter sido atacada e despida em público por homens que achavam que ela estava "vestida de maneira indecente" por usar uma minissaia.

Noor Khamis / Reuters

As mulheres estavam exigindo justiça e defendendo seu direito de se vestir da maneira que quiserem.

18. Quando a atriz Maisie Williams criticou a índustria do entretenimento por tentar fazer com que ela se arrependesse de ter usado o mesmo vestido duas vezes.