back to top

Esta foto se tornou viral porque as pessoas acreditaram que este canguru estava de luto

A foto ficou famosa como um momento de luto de uma família de animais. Acontece que o canguru só estava tentando cruzar.

publicado

A história desta foto viral de um canguru "de luto" por sua fêmea morta teve um desfecho sinistro. Parece que o macho adulto só estava com tesão.

Evan Switzer

O BuzzFeed News reportou ontem as imagens tristes de um macho adulto e um filhote em volta do corpo de uma fêmea morta.

O homem que tirou as fotos, Evan Switzer, de 49 anos, de Queensland's Sunshine Coast, contou ao BuzzFeed News que ele observou os cangurus por um tempo e pensou que eles estivessem de luto por um amigo.

"O macho estava sobre a fêmea. Ele estava tentando colocá-la de pé. Eu sentei pra observar e achei aquilo incrível," ele disse.

"Foi como uma cena de filme. Quando alguém deita sobre alguém morto e diz 'não, não. Por favor, não morra.'. Foi incrível de assistir. Nunca tinha visto isso antes na natureza."

Mas, de acordo com os especialistas, o canguru estava estressado porque não conseguia cruzar com a fêmea.

Evan Switzer

Especialistas em mamíferos contatados pelo BuzzFeed News disseram que provavelmente o filhote era da fêmea e estava preocupado com o bem-estar da mãe, assim como com o seu próprio, visto que a mãe é uma fonte de proteção e alimento para ele. Eles também disseram que é extremamente incomum um macho adulto demonstrar comportamentos de luto como os observados por Switzer.

Essa hipótese foi descartada por Mark Eldridge, o cientista chefe de pesquisas no Museu Australiano.

"As fotos dos cangurus estão ótimas, mas acho que foram mal interpretadas," Eldridge disse no blog do museu.

Evan Switzer

"O macho está claramente muito estressado e agitado, seus antebraços estão molhados por ele ter se lambido para se refrescar. Ele também está sexualmente excitado: a evidência está aqui saindo de trás do escroto (sim, nos marsupiais o pênis está localizado atrás do escroto)."

Os cangurus são extremamente sensíveis ao calor, diz Eldridge. Além disso, o canguru fêmea não está com a cabeça escorada, então infelizmente ela não pode ver seu filhote antes de motter". Em vez disso, diz Eldridge, "esse macho está tentando fazer a fêmea se levantar para que ele possa copular com ela."

"Os Cangurus Eastern Grey podem acasalar ao longo do ano, mas a temporada de acasalamento geralmente ocorre na primavera e começo do verão. O canguru mais novo provavelmente é a última cria da fêmea e provavelmente ainda deve estar mamando."

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.