back to top

O ensaio da festa de 15 anos desta garota teve até "escravos" a servindo

"Escravidão não é brincadeira".

publicado

Para comemorar seu aniversário de 15 anos, uma garota fez um ensaio fotográfico para a sua festa com o tema "Imperial Gardens".

Reprodução / Instagram

O intuito do ensaio era retratar o período imperial brasileiro, com roupas e decorações que lembravam o cotidiano das pessoas na época. Porém, a jovem branca aparece cercada de pessoas negras a servindo, fazendo alusão à escravidão.

Reprodução / Instagram

As fotos, divulgadas no Instagram da cerimonialista Lorena Machado, responsável pela organização da festa, passaram a circular nas redes sociais.

Facebook: tuca.oliveira.161

Muitas pessoas ficaram chocadas com o ensaio e o tema da festa.

Reprodução / Facebook / Via Facebook: erika.damascenogoncalvesribeiro

Justamente porque escravidão não é brincadeira e não deveria ser tratada dessa forma.

Reprodução / Facebook / Via Facebook: joselucas.lunaleonel

Lembraram de estabelecimentos que também fazem alusão ao período da escravidão, como o motel Senzala.

E já temos empresa fazendo festa de 15 anos com temática da escravidão. Se bem que isso é pouco perto de motel com nome de Senzala cuja suíte principal se chama Casa Grande e tem uma jaula dentro.

A empresa responsável pelo ensaio publicou uma nota de retratação no Facebook, mas depois apagou a publicação. Leia na íntegra:

"Na data de ontem, 14.03.2018, o Cerimonial Lorena Machado acompanhado de seus parceiros de trabalho participaram de um ensaio fotográfico de um aniversário de 15 anos, cujo tema é Imperial Garden.

Após o término do ensaio e publicação de trechos dele, presenciamos a veiculação dessas imagens como uma reprodução do período escravocrata e forma de racismo.

Diante dos ocorridos, com total humildade, estamos vindo a público nos retratar e pedir PERDÃO.

Jamais foi nossa intenção fazer qualquer retratação que levasse a entender que a escravidão foi algo bom em nossa história. Tínhamos a única intenção de retratar o período histórico do Império que, infelizmente, tinha escravidão.

Mas, graças a outros olhares, percebemos que fomos infelizes nessa reprodução. Erramos, sim! E admitimos nosso erro. Como todo ser humano, estamos passíveis de erros e acertos. Desta vez erramos, e feio!

Pedimos perdão a todos os negros, negras, descendentes, pardos e pardas e a qualquer pessoa que tenha se sentido atingida por nossa publicação.

Não foi nossa intenção agredi-los ou ofendê-los, mas admitimos que fizemos. E viemos humildemente pedir o perdão de vocês.

Agradecemos os comentários feitos para que pudéssemos identificar e entender onde erramos, foi essencial para que crescêssemos.

No mais, pedimos perdão novamente e o Cerimonial Lorena Machado estará sempre aberto a críticas e elogios, pois eles que nos fazem crescer e amadurecer como seres humanos e profissionais."

Atualização (15 de março, 15h48): O BuzzFeed Brasil entrou em contato com a Lorena Machado, dona da empresa responsável pelo ensaio.

Ela informou que a nota foi apagada porque foi feita por um de seus funcionários e sem a sua autorização. A cerimonialista também explicou que a festa está agendada para o dia 26 de maio e que está aguardando o posicionamento da família da garota para decidir o que vai fazer.

Atualização (15 de março, 16h30): Bianka Castilho, mãe da aniversariante, alegou que o tema da festa não é sobre escravidão e comparou o ensaio à peças de teatro.

Veja também:

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.