back to top

12 dicas para você parar de achar que é uma fraude

Se você morre de medo de descobrirem que você é uma fraude, estas dicas podem te ajudar.

publicado

Algumas pessoas trabalham muito duro, conquistam muitas coisas, mas ainda assim se sentem uma fraude no trabalho, nos estudos ou na própria vida.

instagram.com

A psicologia tem um nome para isso: síndrome do impostor. Pessoas que se sentem assim vivem com muito medo de serem descobertas em algum momento e isso acaba interferindo no bem-estar delas.

instagram.com
Publicidade

Se você se sente assim, aqui vão algumas dicas:

1. Faça um diário da sua vida profissional.

instagram.com

Se você vive com a sensação de que está faltando algo ou não tem avançado, faça um registro diário do que tem feito e se tem cumprido suas metas. Talvez você esteja mandando bem demais, mas não consegue perceber isso porque deixa a insegurança te dominar. Com tudo anotado vai ficar mais fácil perceber como tem trabalhado.

2. Converse sobre trabalho.

instagram.com

Aproveite seus amigos que são da mesma área e converse sobre trabalho. Quem sabe um papo franco sobre suas inseguranças, desafios e conquistas mostre que o que você tem vivido é igual para todo mundo?

3. Faça um planejamento de onde você deseja estar a longo, médio e curto prazo.

instagram.com

Parece bobagem, mas imaginar onde você deseja estar em dois, cinco ou dez anos pode ajudar a segurar sua ansiedade. Deste modo você consegue perceber quais são as etapas necessárias para chegar onde quer e não se cobrar por ainda não ter alcançado aquilo que leva uns dez anos para acontecer.

4. Não se torture se perceber que vai ter que mudar de planos.

instagram.com

Planejamentos são bons, mas não deixe que eles se tornem seus inimigos. Se no meio do caminho você notar que não é bem isso que deseja, não hesite em mudar os planos. Isso pode indicar amadurecimento e não que se está confusa. O planejamento deve justamente te ajudar a tomar essas decisões.

Publicidade

5. Peça feedback.

instagram.com

Ficar insegura num trabalho ou desafio novo é completamente normal. Em vez de sofrer sozinha, peça feedback sobre o trabalho que tem desempenhado para pessoas em que você confia. Assim você poderá sacar se de fato precisa mudar algo ou se está seguindo o caminho certo. Esses momentos podem render belas surpresas.

6. Busque pessoas que são referência na área em que trabalha e converse com elas.

instagram.com

Saber o que elas fizeram para chegar onde estão e como enfrentaram as dificuldades que apareceram pode te ajudar a saber como agir. Caso você tenha vergonha de mandar uma mensagem ou e-mail, acompanhe o que elas dizem em eventos e redes sociais.

7. Mas saiba que cada um constrói a sua própria carreira.

instagram.com

O que é bom para alguém não significa que seja bom para você. Ouça bastante, mas siga a sua intuição. É possível se espelhar em alguém, mas não precisa seguir os mesmos caminhos. Apenas você sabe quais são seus sonhos, desejos, qualidades e desafios.

8. Entenda que tudo tem o seu tempo.

instagram.com

Pode ser tentador, mas não compare o seu início com o meio ou fim de outra pessoa. Todo mundo começou por algum lugar e precisou construir sua própria trajetória. Tenha isso em mente e siga em frente.

9. Use a sua falta de experiência ao seu favor.

instagram.com

Ser novo numa área pode ser algo muito bom. Como você está chegando agora não tem os mesmos vícios que outras pessoas que estão trabalhando há mais tempo na mesma coisa. Aproveite para fazer perguntas que não foram feitas ainda e sugerir novas ideias.

Publicidade

10. Tenha em mente que todo mundo erra.

instagram.com

Sabe o seu chefe? Ele erra. Ou então aquela pessoa que todo mundo respeita? Ela também erra. Por mais que você esteja capacitado, você pode errar. É clichê, mas somos todos humanos e falhas acontecem. Se isso acontecer com você, encare de frente, repare seu erro e não o torne maior do que de fato é.

11. Não ignore ou diminua os elogios que recebe.

instagram.com

Dê a devida atenção aos elogios que recebe e compartilhe com amigos e familiares. Às vezes pode parecer bobo, mas só você sabe dos desafios que tem enfrentado. Aproveite cada conquista e guarde os elogios para entender no que você é realmente boa.

12. Seja mais generosa consigo mesma.

instagram.com

Às vezes, para compensar a sua insegurança, você acaba trabalhando mais do que deveria ou se cobrando demais. Ter foco e trabalhar duro é importante, mas cuidado para não deixar isso te sufocar. Olhe para você com carinho e com o respeito que merece.

Em parceria com

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss