Como uma brincadeira racista fez um estagiário ser demitido pelo chefe negro

Lucas tirou selfie com um grupo de rapazes negros, reproduziu um meme racista no Instagram e foi desligado da academia onde trabalhava – que é de propriedade de um empresário negro.

No último dia 12, segunda-feira de carnaval, o jovem Lucas Almeida abordou um grupo de amigos que curtia o bloco "Bleque", em Vitória (ES), e pediu para tirar uma selfie com eles. A foto foi tirada e ele sumiu em meio à multidão.

Reprodução / Instagram

Dois dias depois, Iarley Duarte, um dos rapazes abordados por Lucas, foi avisado por um amigo que a foto estava circulando pelas redes sociais com a legenda "VOU ROUBEI SEU CELULAR". E então fez um post no Facebook denunciando como foi vítima de racismo.

Reprodução / Facebook

A publicação viralizou e já tem mais de 11 mil compartilhamentos.

Publicidade

A frase "VOU ROUBEI SEU CELULAR" é um meme e sugere que uma pessoa rouba o celular de outra antes mesmo de terminar de falar.

Reprodução

Em geral, a brincadeira é feita com fotos de jovens negros e moradores de periferia. Pelo conjunto de imagem e texto, o meme dá a entender que esse é o perfil das pessoas que roubam celulares dessa forma.

Reprodução

Publicidade

Relacionar uma pessoa negra e pobre ao estereótipo de bandido é um ato racista. Por isso, um dos proprietários da empresa em que Lucas Almeida trabalhava publicou uma nota repudiando o que seu funcionário fez e informou que ele foi demitido.

      

Na nota, Fabrício Affonso conta a sua trajetória e como, mesmo sendo negro e pobre, conseguiu abrir uma empresa. Ele deixa claro que não é do interesse da empresa manter um funcionário com o perfil de Lucas.

Lucas também se pronunciou no Facebook no dia 15 de fevereiro, mas depois apagou a nota de retratação. Nela, ele pediu desculpas às pessoas que ofendeu e disse que utilizou o meme para combater o racismo de forma irônica.

Reprodução / Facebook

Publicidade

Reprodução / Facebook

Publicidade

Veja também:

Não dá para acreditar que exista um livro como "A Escrava e a Fera"

13 provas de que os negros estão vendo racismo em tudo

Caso tenha feito qualquer uma destas coisas, é racismo

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também