A personagem da Fernanda Montenegro na novela existe e é uma mulher negra

Romana é uma senhora de 76 anos que vive em Natividade, no interior do Tocantins.

Mercedes, personagem interpretada por Fernanda Montenegro em "O Outro Lado do Paraíso", chamou a atenção assim que apareceu na nova novela da Rede Globo.

Divulgação / Rede Globo

No site do Gshow, a personagem é definida como uma mulher mística que cura as pessoas física e espiritualmente.

Reprodução / Rede Globo

Publicidade

Ela também escuta vozes e transformou a sua casa num grande abrigo para receber pessoas quando o fim do mundo se aproximar.

E não para por aí, essa personagem foi inspirada em Dona Romana, figura muito conhecida em Tocantins.

Trëma

Romana é uma senhora de 76 anos que vive em Natividade, no interior do Tocantins, e faz previsões sobre acontecimentos naturais que viriam a abalar o planeta.

Publicidade

Foi em 1990 que Dona Romana começou a sua missão espiritual. Tal como a personagem de Fernanda Montenegro, ela é uma mulher mística e transformou a sua casa num verdadeiro santuário.

Reprodução / Rede Globo

As semelhanças entre Romana e a personagem Mercedes não são coincidência. Enquanto realizava pesquisas para a novela, o autor Walcyr Carrasco visitou Dona Romana para ouvir a sua história.

Reprodução / Rede Globo

Publicidade

Mesmo com os pontos em comum, há uma diferença evidente entre a Mercedes da vida real e da ficção. Dona Romana é negra e a atriz Fernanda Montenegro é branca.

Aline Ramos / BuzzFeed Brasil

Algumas pessoas lamentaram a escolha da atriz para a personagem, já que o fato de ser negra interfere diretamente na vivência de uma pessoa no Brasil.

      

Publicidade

Outro ponto levantado é o da representatividade, já que há poucos personagens negros nas novelas. E ainda escolhem pessoas brancas para interpretar papéis inspirados em negros.

Reprodução / Facebook

Em entrevista ao BuzzFeed Brasil, Dona Romana contou que não tem televisão e não pretende sair de casa para assistir à novela. Por isso, ela não possui uma posição definida sobre o assunto.

Reprodução / YouTube / Via youtube.com

"Isso não influi em nada para mim. Minha preocupação está em cumprir a minha missão. Tudo o que construí não foi feito para mim, mas para o mundo", esclarece.

Publicidade

Dona Romana não gosta muito de falar ao telefone e de dar entrevistas. Helen Lopes registrou a trajetória e o que ela pensa num documentário. Se você ficou curioso, pode assistir o filme e conhecer um pouco mais da Mercedes da vida real.

Veja também:

13 provas de que os negros estão vendo racismo em tudo

O novo papel higiênico preto da Personal não é racista, mas seu slogan sim

Veja também