back to top

A música mais viral do Spotify Brasil neste momento faz apologia ao estupro

"Surubinha de Leve" tem como trecho principal "taca bebida, depois taca a pica e abandona na rua".

publicado

A música "Surubinha de Leve", do MC Diguinho, viralizou e está no topo da lista do Spotify que reúne as músicas mais virais brasileiras. A música também chegou a entrar na lista global.

Ela aparece logo acima da "Que Tiro Foi Esse", da Jojo Todynho.
Reprodução / Spotify

Ela aparece logo acima da "Que Tiro Foi Esse", da Jojo Todynho.

Porém a letra da música tem incomodado muitas pessoas por causa do teor machista. Em um dos poucos versos, o MC canta a seguinte frase: "taca bebida, depois taca a pica e abandona na rua".

"só surubinha de leve é o hit do carnaval" não sei que tipo de carnaval é o seu mas no meu eu digo pare

A Yasmin Formiga fez este manifesto no Facebook dizendo como a música faz parte da cultura do estupro e muitas pessoas reproduziram.

Yasmin Formiga / Facebook

"Se sua música é baixa ao ponto de me tornar um objeto despejado na rua ela não me serve, não me representa", diz trecho do post.

Este tuíte deixou mais claro ainda como a mensagem de "Surubinha de Leve" é normalizada, deixando a culpa na vítima.

Meu primo escutava “surubinha de leve” quando minha tia me perguntou se eu ia sair “com esse shortinho” e alertou q… https://t.co/nvzM6S0px2

A roteirista Antonia Pellegrino lembrou como ter "Surubinha de Leve" entre as músicas mais ouvidas no Brasil mostra qual o nível de assédio que as mulheres vivem no país.

No Brasil assédio é gozada na cara em metrô e o hit viral MAIS OUVIDO no spotify é surubinha de leve, onde dizem os… https://t.co/oIZNFDOPvk

Algumas pessoas estão questionando porque o Spotify tem mantido "Surubinha de Leve" no serviço de streaming.

.@SpotifyAjuda Bom dia, Spotify. Gostaríamos de saber se algo será feito em relação a música "Só Surubinha de Leve"… https://t.co/KlH0b9Ep9H

Por conta disso, algumas pessoas começaram uma campanha para denunciar a música.

galera sobre o lixo que dizem que é música "surubinha de leve" é só denunciar deste jeito denunciar irregularidade… https://t.co/hQiPETZhm4

ATUALIZAÇÃO (17 de janeiro 15h10):

Em contato com o BuzzFeed Brasil, o Spotify comunicou que a música será retirada de sua plataforma. Leia o comunicado na íntegra:

“O catálogo do Spotify é abastecido por centenas de milhares de gravadoras, artistas e distribuidoras em todo o mundo. Eles são devidamente avisados sobre nossas diretrizes e são responsáveis pelo conteúdo que entregam.

Desta forma, informamos que contatamos a distribuidora da música “Só Surubinha de Leve” a respeito do ocorrido, e fomos informados que a faixa será retirada da plataforma nas próximas horas, uma vez que o tema foi trazido à nossa atenção.

A música está atualmente no Top Viral pois teve um pico de consumo nos últimos dias.”

Veja também:

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.