back to top

Cinco jeitos de usar manteiga que você provavelmente nunca imaginou

Os franceses sabem das coisas.

publicado

Parece que a ciência ainda não decidiu se a manteiga faz bem ou mal para a saúde, mas a humanidade já concluiu há muito tempo que ela é uma DELÍCIA. Apresentamos aqui alguns jeitos de usá-la que talvez você nunca tenha pensado antes.

Lew Robertson / Getty Images

Aprecie com moderação (afinal, até QUINOA em excesso deve fazer mal).

1. Como melhor amigo do azeite.

Torbjorn Lagerwall / Getty Images

Sabe quando você começa o risoto refogando cebola no azeite com manteiga? Essa parceria é boa demais para parar por aí. Pegue qualquer receita de molho simples à base de azeite, como alho e óleo ou pesto, e substitua parte do azeite por manteiga. Analise caso a caso, mas um bom ponto de partida são três partes de azeite para duas de manteiga.

Publicidade

2. No molho de tomate.

Mcxas / Getty Images

Há uma receita de molho de tomate da italiana Marcella Hazan (1924-2013) conhecida como a melhor (e mais fácil) do mundo. É só tomate, cebola, sal e manteiga — MUITA manteiga. Veja aqui. Vale a pena tentar.

3. Com shoyu.

Via Divulgação

Como falamos no nosso post sobre shoyu, essa é uma combinação maravilhosa, mas pouco aproveitada. Em receitas como carne com brócolis, experimente usar manteiga no lugar do óleo neutro. Você não vai querer mais fazer de outro jeito.

4. Na sopa.

Anna Pustynnikova / Getty Images

Um dos segredos desta sopa de cenoura com curry, uma das minhas preferidas, é a manteiga. Você pode adaptá-la para qualquer outro creme à base de legumes colocando duas colheres de sopa de manteiga para cada copo de legumes. Se você achar que é manteiga demais, use metade azeite, metade manteiga.

5. Para finalizar um bifão.

Magone / Getty Images

Grelhou um filé lindo como este? Tire-o da frigideira e, enquanto ele descansa, esfregue uma colherzinha de manteiga fria sobre ele. É a diferença entre um bife bom e um bife FODA.

Em parceria com