back to top

Jornalista canadense reclama do café no Rio e sente a fúria do Twitter

Ele achou os copinhos pequenininhos demais, o que irritou os brasileiros. Conversamos com ele sobre a polêmica.

publicado

"Eu sei que todo mundo já postou fotos dos copos pequenos de café nos centros de imprensa do Rio, mas sério", escreveu.

I know everyone posted photos of the small coffee cups in Rio press centres already, but seriously.

Ele ainda acrescentou que a caneta da foto, usada para referência, é "de tamanho normal".

Muitos brasileiros ficaram incomodados com a observação.

"EU ACHO que nós sabemos um pouco mais de café do que você, então aprenda uma coisa: café bom é pequeno e forte".

@scott_stinson I THINK we know a little more about coffee than you guys so learn something: good coffee is small and strong

Muitos dos brasileiros que responderam a Scott acharam que ele fosse dos Estados Unidos.

Twitter: @luisafilardi

“Tomar café em copos pequenos é melhor porque eles não ficam frios no final. E por último, mas não menos importante, seria bom se vocês americanos se informassem sobre os hábitos culturais dos países que visitam. Criticar a cultura alheia antes de entender por que as coisas são desse jeito pode soar ofensivo às vezes”.

"Portugal, Brasil e até a Itália tomam café em copos pequenos. Nós nunca tomamos tamanho Starbucks, só vocês fazem isso".

@scott_stinson @bruce_arthur Portugal, Brasil even Italia drink coffee in small cups. We never drink starbucks size, that's you guys.

"É uma coisa cultural. Muito melhor do que os copos gigantes de café com gosto horrível que servem na América do Norte".

@scott_stinson it's a cultural thing. Way better than that giants cups With terrible taste that are serve in North America

"Cara, se você beber um copo inteiro de café brasileiro você nunca mais vai dormir na sua vida. Nosso café não é fraquinho como o de vocês".

@scott_stinson dude, if you drink a full Cup of Brazilian coffee you'll never sleep again in your life. Our coffee is not bland like yours

Perguntamos aos nossos colegas do BuzzFeed Canadá como são os copos de café por lá, principalmente nos centros de imprensa. Eles enviaram esta foto, que mostra os tamanhos grande e médio do Starbucks e um pequeno da rede de café canadense Tim Hortons.

Com a palavra, Ishmael Daro, editor de redes sociais do BuzzFeed Canadá: "Em geral, café de graça no Canadá é maior do que naquela foto [publicada pelo Scott]. Acho que nos centros de imprensa a expectativa mínima é o tamanho pequeno nesta imagem".

Mesmo depois da SARAIVADA DE CRÍTICAS, Scott Stinson topou dar uma breve entrevista por e-mail ao BuzzFeed Brasil. Leia na íntegra:

Você esperava as críticas dos brasileiros?

Não vou dizer que esperava porque não acho que muitos brasileiros me seguem no Twitter. Embora talvez agora sim.

Como você lidou com as críticas?

É meio engraçado. Aparentemente as pessoas têm sentimentos fortes sobre café aqui.

Alguém foi ofensivo demais?

Eu não fiquei ofendido porque não falo português muito bem. Eu sei que é basicamente uma corrente de xingamentos contra mim, mas também pode ter um monte de gente dizendo que eu sou charmoso e bonito.

Qual é o tamanho dos copos de café com que você está acostumado no Canadá e em outros lugares do mundo?

É óbvio que os copos no Canadá e nos Estados Unidos são muito maiores, cheios daquilo que todo mundo no Brasil agora me diz que é "água suja". Mas até os copos da maioria dos centros de imprensa olímpicos no Rio são maiores do que aquele sobre qual eu tuitei. Aquele era muito menor do que os do centro principal, por exemplo. Por isso que eu achei engraçado.

Quase todo mundo concluiu que você fosse dos EUA e começou a criticar o café deles. O que você achou dessa confusão?

Na verdade eu gosto de café forte, mas não ligo pro Starbucks. Embora nenhum canadense goste de ser chamado de americano.

Por último: o café estava gostoso?

Estava bom, pelo que eu me lembro. Eu teria prestado muito mais atenção nele se soubesse que se tornaria um incidente internacional.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss