go to content

Como terminar com alguém (sendo adulto de verdade)

Já chega de terminar relacionamento por mensagem de texto.

publicado

1. Não enrole.

Jenny Chang / BuzzFeed

"Você não precisa de permissão ou de uma razão "boa o suficiente" para terminar com alguém," Harris O'Malley, que escreve Paging Dr. NerdLove, diz ao BuzzFeed Life. "Sempre vai ter um motivo dizendo que não é uma boa hora para o fim do relacionamento. Sempre tem um aniversário, ou um feriado vindo. Quando você chegar a esse ponto, é melhor acabar com isso para que os dois possam seguir em frente."

2. Converse com o melhor lado da outra pessoa.

Jenny Chang / BuzzFeed

"Planeje conversar com o melhor "ele(a)" que você souber que existe na pessoa, mesmo que o pior lado dele(a) seja tudo o que você pode ver no momento", Dana Caspersen, especialista em conflito e autora de Changing the Conversation: The 17 Principles of Conflict Resolution, diz ao BuzzFeed Life. "As pessoas tendem a responder no mesmo tom em que são abordadas".

3. Faça isso em particular e pessoalmente, se possível.

Jenny Chang / BuzzFeed

"Se você está em um relacionamento longo, seu parceiro merece o respeito de o término acontecer cara a cara," O'Malley diz. Mas se você não consegue ficar perto de seu parceiro ou organizar os seus pensamentos, ele diz, pode ser que você prefira usar o telefone ou e-mail.

Faça isso em particular, em um momento em que não vá ser interrompido. "Se for em público, além de magoar, você estará humilhando a pessoa," diz O'Malley.

4. Use a palavra "terminar".

Jenny Chang / BuzzFeed

"Dói muito a ficha cair de que você está sendo abandonado," O'Malley diz. "É quase como um insulto". Então, diga "Acho que devemos terminar", ou "Eu estou terminando com você" no começo da conversa.

5. Não culpe seu parceiro.

Jenny Chang / BuzzFeed

"A culpa tem a ver com punição, e não com informação e seguir em frente," diz Caspersen. "Não fale sobre o que você acha que a outra pessoa fez errado no relacionamento, ou avalie sua personalidade de forma negativa. Isso coloca a responsabilidade de sua decisão de terminar na outra pessoa, de forma errada."

6. Ouça sem fazer sugestões.

Jenny Chang / BuzzFeed

"Ouvir tem a ver com o ponto de vista da pessoa; sugestões são o seu ponto de vista," diz Caspersen. "Deixe a pessoa focar no ponto de vista dela, e depois você pode seguir em frente."

E o O'Malley recomenda usar declarações pessoais, como "não está dando certo para mim." Se você falar sobre o comportamento do parceiro, ele pode começar a oferecer maneiras de mudar.

7. Aceite a possibilidade de ouvir coisas que vão machucar

Jenny Chang / BuzzFeed

"As pessoas no final de um relacionamento tendem a reagir muito mal, expressando sua raiva e rancor usando a comunicação como uma forma de ataque," diz Caspersen. "Esteja preparado para isso e foque sua atenção no que a pessoa está querendo dizer de verdade, mesmo se estiverem dizendo de uma maneira bem ruim. Deixe a pessoa saber que você a ouviu, mesmo se você discordar."

O'Malley concorda. "Deixe que ele reaja," ele diz. "Esteja preparado para sentar e ouvir. A pessoa vai xingar você. Não diga que ela é irracional ou para que se acalme. Ouça em silêncio."

A única exceção? Se ele ou ela ficar violento. Aí, O'Malley diz, "dê o fora."

8. Seja honesto se estiver saindo do relacionamento para ficar com outra pessoa.

Jenny Chang / BuzzFeed

"Acho que vale a pena mencionar porque quando seu ex-parceiro o vir com outra pessoa será muito pior," diz O'Malley. "Seja honesto, mas político com relação a isso."

10. Não detalhe o término nas redes sociais.

Jenny Chang / BuzzFeed

"Se quiser, pode contar aos seus amigos em parricular, pessoalmente," diz O'Malleys, e adiciona que mesmo se você achar que o seu ex não vai ver o seu post no Facebook, ele provavelmente vai. "Uma mudança de status no Facebook é inevitável, mas quando as pessoas perguntarem, diga que não estava dando certo e precisaram terminar." Ele enfatiza que a melhor coisa a fazer é deixar o seu ex com dignidade.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss