back to top
Community

7 Filmes Para Assistir No Dia Internacional Da Luta Contra A Discriminação Racial

O mínimo que podemos fazer é refletir.

publicado

1. Eu Não Sou Seu Negro.

Ainda nos cinemas e indicado ao Oscar 2017, ”Eu Não Sou Seu Negro“ baseia-se no manuscrito que descreve as relações étnicas durante a luta dos direitos civis pelos negros nos Estados Unidos com enfoque na morte dos principais ícones: Medgar Evers, Malcom X e Martin Luther King.

2. A Cor Púrpura.

A Cor Púrpura (1986) tem como temática principal as condições de vida precárias dos negros em geral, nos Estados Unidos do início do século XX. Assuntos como o estupro, o incesto e a escravidão aparecem no longa, além de trazer Whoopi Goldberg no papel principal de uma garota abusada, que perde todas as pessoas que ama.

3. Bem-Vindo A Marly-Gomont.

975. Seyolo Zantoko é um médico que acabou de se formar em Kinshasa, capital do seu país natal, o Congo. De lá, ele decide partir para uma pequena aldeia francesa, um vilarejo que lhe deu uma imperdível oportunidade de trabalho. Com a sua família ao seu lado, Zantoko embarca na maior jornada de sua vida, onde precisará vencer o preconceito e as barreiras culturais para vencer.

4. A Décima Terceira Emenda.

O ponto de partida do filme é a 13ª emenda à Constituição dos EUA, que aboliu a escravidão formalmente, mas mantém negros realizando trabalho forçado como forma de punição. O documentário explora a ideia de que há empresas lucrando milhões de dólares com a punição de seres humanos - afro-americanos, especificamente.

5. Branco Sai, Preto Fica.

Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.

6. Cara Gente Branca.

Quando os alunos brancos de uma escola decidem dar uma festa temática sobre a raça negra, quatro alunos negros começam uma manifestação. Esta é uma sátira feroz ao racismo e ao pensamento politicamente correto e condescendente a respeito da diversidade racial.

Novidade boa: a Netflix já está preparando uma série baseada nesse filme.

7. A Negação do Brasil.

O documentário traz à tona a história das lutas dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância na história da telenovela brasileira. O filme é enriquecido ainda mais com depoimentos de atores como Milton Gonçalves, Ruth de Souza, Léa Garcia, Zezé Motta e Maria Ceiça, entre outros, que contam suas experiências e discutem o preconceito contra artistas negros.

Este post foi criado por um membro da comunidade do BuzzFeed, onde qualquer pessoa pode publicar listas e criações maravilhosas. Learn more ou publique o seu buzz!

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss