back to top

11 dicas para economizar em uma viagem de carro

Pensa que você já sai na frente só por abrir mão do avião.

publicado

1. PLANEJE. PLANEJE. PLANEJE. Ou contrate alguém que possa planejar para você.

Oculo / Getty Images / Via gettyimages.com

A espontaneidade é legal, mas acaba custando caro. Com um planejamento detalhado você consegue estabelecer uma média de quanto quer gastar e até adiantar alguns pagamentos que saem mais baratos antemão. Nada impede que no planejamento esteja incluso “horários livres” para explorar e deixar o vento te levar.

2. Depois de determinar os lugares que você vai, trace um percurso mais radical e evite pedágios.

Sharon Kane / Getty Images / Via gettyimages.com

Além de economizar uns dinhêros você ainda terá a oportunidade de se tornar mais aventureiro e desbravar estradas de terra. Através de aplicativos de celular, sistemas de GPS, mapas e até guias, você consegue descobrir exatamente onde os pedágios estão.

3. Faça uma revisão completa.

Katie Edwards / Getty Images / Via gettyimages.com

Revisões podem ser baratíssimas como podem custar um "pouco" se precisar de algum reparo. Mas esse valor ainda vai ser infinitamente mais baixo do que um prejuízo na estrada.

4. E compre tudo que você for precisar antes de zarpar.

Gary Waters / Getty Images / Via gettyimages.com

Besteiras que você pode até ter em casa, como chapéus e protetores solar, doem o bolso DEMAIS nessas lojinhas de conveniência na estrada. Aí você não compra e pega ensolação. Joia.

5. Inclusive comidinhas!

Cintascotch / Getty Images / Via gettyimages.com

A matemática é bem simples, na verdade: carro + muito tempo + ócio = tédio = FOME. Evite gastar muito com lanchinhos nos postos de conveniência e leve o seu de casa para pequenas refeições ao longo do caminho. Um cooler para deixar as bebidas geladinhas vai bem, também.

6. Evite os picos de trânsito.

Guido Rosa / Getty Images / Via gettyimages.com

Não só é chato ficar preso em um congestionamento como também acaba encarecendo a sua viagem. Evite sair no começo da manhã, entre às 6h00 e às 8h00, e ao final da tarde, entre às 17h e 19h. Você já deve ter percebido que sextas-feiras são dias maravilhosos mas também são terríveis para começar uma aventura de carro.

7. E evite viajar em alta temporada.

Csa Images / Getty Images / Via gettyimages.com

Cidades turísticas têm que ganhar em três meses o que eles precisam para o resto do ano — ou seja, preços aumentam e MUITO. Fora de temporada, e principalmente durante a semana, você pode lidar com valores bem atrativos.

8. Troque os quilos de uma mala pesada pela companhia dos amigos.

Mart Klein / Getty Images / Via gettyimages.com

Um carro pesado consome mais combustível. Então, como diriam os gringos, pack light e abra o espaço no seu carro para um casal amigo. Quanto mais cabeças na divisão dos gastos, menor o valor da despesa individual. Este peso vai acabar não pesando nadinha :)

9. Aproveite a farra e procure por uma hospedagem alternativa.

Johnwoodcock / Getty Images / Via gettyimages.com

Abra mão das pousadas luxuosas para ficar na casa de amigos, em comunidades de hospedagem ou até mesmo em barracas de acampamento.

10. Diga sim ao ar condicionado.

Sahar Ajami / Getty Images / Via gettyimages.com

Sabe aquele papo de que usar o ar condicionado consome mais combustível? Desapega. Foi desvendado que em velocidades superiores a 60km/h o ar condicionado acaba não influenciando tanto na potência do motor. Por outro lado, as janelas abertas aumentam o atrito com o ar e exigem mais do seu possante. FECHE-AS.

11. E finalmente: dirija no limite.

Endai Huedl / Getty Images / Via gettyimages.com

Além de ser mais seguro, variações de velocidade acabam consumindo muito mais combustível do que uma velocidade constante. Acima de 80km/h, por exemplo, o consumo já é muito maior.

Outra forma de deixar o bolso levinho na sua viagem de carro é escolhendo um motor super econômico. O Novo Peugeot 208 com motor 1.2 Puretech oferece desempenho e ainda prova que dirigir pode ser extraordinário. Descubra a sensação de ter o carro mais econômico do Brasil e se jogue nessa viagem!

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss