back to top

Este rapaz trans tirou uma selfie todos os dias durante três anos para mostrar sua mudança

"Eu não gostava de me olhar no espelho antes de começar a tomar testosterona. Agora estou feliz com o que vejo." Jamie Raines conversou com o BuzzFeed News sobre a captura de sua transição e a transformação de sua vida.

publicado

O estudante e estrela do YouTube Jamie Raines, 21, estava prestes a completar 18 anos quando começou a tomar testosterona, o hormônio que ajuda os homens transexuais a masculinizarem sua aparência, voz e corpo. Aqui está ele no primeiro dia, segurando a medicação.

Jamie Raines

Ele decidiu documentar sua transição tirando uma selfie todos os dias. "Inicialmente eu pretendia fazer isso apenas no primeiro ano", disse ele ao BuzzFeed News. "Mas, então, não tive nenhum pelo no rosto no primeiro ano."

YouTube / Jamie Raines

Inicialmente, as alterações no rosto de Raines foram sutis.

YouTube
YouTube
Publicidade
YouTube
YouTube
YouTube

Mas, no segundo ano, ele começou a perceber cada vez mais mudanças. "Meu rosto começou a ficar mais alongado e eu perdi as bochechas rechonchudas", disse ele.

YouTube
Publicidade
YouTube

Raines percebeu que seu nariz também mudou.

YouTube

E então, depois de dois anos tomando testosterona, os pelos no rosto começaram a aparecer. "Eu estava esperando por isso quando comecei a ter alguns pelos no queixo", disse ele. "Foi muito emocionante."

YouTube

O pelo no rosto continuou crescendo...

YouTube
Publicidade
YouTube

...e crescendo...

YouTube
YouTube

... até que, depois de mais de três anos de testosterona, Raines tinha uma completa e orgulhosa barba. Esta é sua foto mais recente (com meias secando ao fundo).

YouTube
Publicidade

E isto mostra a jornada da testosterona em duas fotos em que ele está vestindo exatamente a mesma roupa.

Jamie Raines

Raines transformou as 1.400 fotos em um pequeno vídeo que chamou a atenção de um produtor de TV, que incluiu Raines em um novo documentário sobre homens transexuais, para o Channel 4.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

O BuzzFeed News falou com Raines sobre fotografar sua transição e como isso mudou sua vida.

Por que você começou a tirar selfies?

Jamie Raines: Era para ver como a testosterona pode mudar o rosto, então, se as pessoas conseguem ver que ela pode fazer essas mudanças, isso é bom. Mas também queria algo para documentar minha transição. Eu pensei em tirar uma foto por dia, então, quando colocasse todas juntas poderia ver as mudanças. Nos primeiros seis meses não se via muito, mas, com o passar do tempo, tornou-se cada vez mais gratificante. Então agora sinto que venho fazendo isso por tanto tempo que só quero continuar, por talvez cinco anos. Estou realmente feliz por ter feito isso.

Quando você começou a tomar testosterona, poderia imaginar como seu rosto terminaria parecendo?

JR: Quando comecei tentei não ter uma imagem na minha cabeça — eu estava tomando testosterona para que pudesse passar pela puberdade certa para mim — e tentei não ter expectativas, porque a testosterona afeta a todos de forma diferente e diferentes mudanças vêm em diferentes pontos. Algumas pessoas têm muitos pelos no rosto nos primeiros seis meses e algumas pessoas nunca têm. Eu não coloquei muitas esperanças na T [testosterona] me mudar drasticamente e apenas aceitei as mudanças como vieram.

Jamie Raines
Publicidade

Como você se sentia quando olhava no espelho com 17 anos, e como isso se compara a agora?

JR: Eu realmente não me via. Eu tenho meu cabelo cortado muito curto e isso tornou as coisas um pouco melhores, mas era um momento muito estranho. Eu não gostava de me olhar no espelho, mas assim que comecei a tomar testosterona passei a procurar essas mudanças e, então, cada vez que notava algo era emocionante. E é completamente o oposto agora, estou muito feliz com o que vejo no espelho e muito grato pela forma como pareço agora.

Quão importante foi ter pelos no rosto para você?

JR: Não tanto, mas estou realmente feliz que tenho. Mas, quando comecei a fazer a transição médica, as duas principais coisas que eu queria era fazer a cirurgia nos seios [mastectomia e/ou reconstrução do peito] e ter uma voz mais profunda. As outras mudanças foram realmente um bônus adicional.

O quão rápido a sua voz mudou?

JR: Aconteceu em etapas. Nos primeiros seis meses, houve uma ligeira mudança com um e com dois meses, depois de três meses tive minha primeira voz mais grossa e, em seguida, com quatro meses começou a soar mais naturalmente profunda e depois da marca de seis meses tem sido gradual. Eu não acho que ela ainda esteja mudando agora, mas faço comparações de voz anuais para me manter atualizado com a forma como ela mudou.

Jamie Raines, swimming and graduating
Jamie Raines

A testosterona mudou o seu humor?

JR: Eu acho que estou menos emotivo, mas acho que é só isso, realmente. Acho que choro menos e meu temperamento está ligeiramente mais forte, mas não acho que isso mudou minha personalidade nem nada.

Como seus entes queridos reagiram à sua transição?

JR: Minha família toda e minha namorada [Shaaba] têm me dado muito apoio e estão realmente animados por mim por causa das mudanças. Eu contei à minha mãe primeiro e, em seguida, ela contou ao meu pai e ao meu irmão e todos eles têm sido ótimos com isso. Minha mãe acha que esse sempre foi quem eu deveria ser. Ela não sente como se tivesse perdido uma filha, porque sou a mesma pessoa para ela — ainda sou filho dela, mas agora sou homem.

Parece que era muito claro para a sua mãe desde cedo?

JR: Sim, quando contei ela disse que explicava muita coisa, pela forma como eu tinha sido minha vida toda. Eu tinha acabado de fazer 17 anos quando contei para ela, então, [foi] pouco menos de um ano antes de eu começar a tomar testosterona. Eu fui no clínico geral e ele me disse que levaria cerca de dois anos naquele momento junto à clínica de gênero, então, fui a um médico particular para começar a tomar testosterona e fazer a cirurgia nos seios. Fiz a cirurgia depois de estar tomando testosterona por seis meses.

Jamie com sua namorada, Shaaba.
Jamie Raines

Jamie com sua namorada, Shaaba.

Que conselho você daria para outros rapazes trans que estão prestes a começar a tomar testosterona?

JR: Que paciência é seu melhor amigo com a transição e é bom se cercar com uma comunidade, ou amigos e familiares, que irão apoiá-lo — seja on-line ou na vida real. Faça perguntas para pessoas que já passaram por isso. Parece que demora muito tempo para que as coisas comecem a acontecer, mas, então, quando começa, tudo muda muito rapidamente. Agora as pessoas se surpreendem quando digo a elas que sou trans. Eu tive uma entrevista de emprego recentemente e quando contei eles achavam que eu estava em transição de homem para mulher!

Girls to Men será exibido no Channel 4, em 13 de outubro às 22h, na Inglaterra.