This post has not been vetted or endorsed by BuzzFeed's editorial staff. BuzzFeed Community is a place where anyone can create a post or quiz. Try making your own!

    Todas as temporadas de Malhação, da pior para a melhor

    “Malhação só era bom naquela época”, disse o saudosista. Mas a verdade é que não foi a novela que piorou. Foi você que cresceu e ficou mais exigente.

    21. 4ª temporada (30 de março a 2 de outubro de 1998)

    Veja este vídeo no YouTube

    Via youtube.com

    Protagonistas: Bruno (Rodrigo Faro) e Alice (Cássia Linhares)

    Resumão: Bruno e Alice se amam, mas o inescrupuloso Rui (Hugo Gross) inferniza a vida da moça etc etc você não lembra de nada, né?

    Coadjuvantes de destaque: Cacau (Juliana Baroni) e Barrão (Bruno Gradim)

    Importância histórica: Foi a primeira vez que se discutiu a gravidez na adolescência entre personagens importantes (Cacau e Barrão). E também a primeira vez que a trama deixou de se concentrar dentro da academia e passou para o universo das praias e corridas de carro. Deu tão certo que você nem lembrava dessa temporada.

    20. 14ª temporada (15 de janeiro a 12 de outubro de 2007)

    Veja este vídeo no YouTube

    Via youtube.com

    Protagonistas: Marcela (Thaila Ayala), Vivi (Fiorella Mattheis) e Cecília (Maria Eduarda Machado)

    Resumão: Da Wikipédia: “Três jovens com personalidades, origens e objetivos completamente distintos, mas um problema em comum: o confronto com as suas famílias. Este é o fio que une a trinca de protagonistas e as conduz a um pacto e a uma tragédia que vão mudar para sempre as suas vidas.” A gente não poderia descrever melhor. Até porque não nos lembramos muito bem.

    Coadjuvantes de destaque: Bodão (Bernardo Mendes) e as gêmeas Clara e Clarissa (Michelle e Gisele Batista)

    Importância histórica: Foi uma boa tentativa de tirar o foco da série dos triângulos amorosos clássicos. Mas, como sempre, ao longo da temporada, a história do casal Marcela e André (Rômulo Neto) foi ficando mais importante que o resto todo.

    19. 17ª temporada (9 de novembro de 2009 a 20 de agosto de 2010)

    Veja este vídeo no YouTube

    Via youtube.com

    Protagonistas: Bernardo (Fiuk) e Cris (Cristiana Peres Ubach)

    Resumão: Ele é rico e inconsequente. Ela é pobre, inteligente e tem consciência social. Eles se apaixonam, mas sofrem as perseguições dos vilões que querem acabar com o romance. Podia ser a história de Malhação 2004 (a da Vagabanda). Mas não é.

    Coadjuvantes de destaque: Nanda (Fernanda Echeverria), a irmã rebelde de Cris, Beto (Murilo Couto) e a aprendiz de vilã Bia (Mariana Molina).

    Importância histórica: O Múltipla Escolha deixa de existir e é substituído pelo colégio Primeira Opção (qualquer semelhança é mera coincidência). Apesar da trama principal clichê, a história tinha vários personagens feitos para “questionar os padrões”, tipo um casal formado por um garoto super sensível e uma menina masculinizada.

    18. 18ª temporada (23 de agosto de 2010 e 26 de agosto de 2011)

    Veja este vídeo no YouTube

    Via youtube.com

    Protagonistas: Catarina (Daniela Carvalho) e Pedro (Bruno Gissoni)

    Resumão: Catarina e Pedro se conhecem numa festa e ficam meses vivendo uma relação de gato e ratzzzzz

    Coadjuvantes de destaque: Maicon (Marcello Mello Jr), Duda (Nathalia Jourdan), Babi (Maria Pinna)

    Importância histórica: O casal principal já era infernizado por ngela (Ana Terra), mas como a personagem não era muito boa, inventaram um obstáculo melhor para o casal, a bipolar (mesmo) Raquel (Ariela Massotti), que tornou-se a principal antagonista da temporada. Mas a história de Babi e Maicon, uma patricinha e um jogador de futebol, era muito mais empolgante.

    17. 10ª temporada (28 de abril de 2003 e 16 de janeiro de 2004)

    Veja este vídeo no YouTube

    Via youtube.com

    Protagonistas: Luísa (Manuela do Monte) e Victor (Sérgio Marone)

    Resumão: Luísa e Victor se apaixonam, mas o pai dele morre num acidente esquisito envolvendo o pai dela. Logicamente, em vez de conversarem sobre o assunto, ficam remoendo as desconfianças por um ano.

    Coadjuvantes de destaque: A japonesa caricatura Miyuki (Danielle Suzuki) e Carla (Natalia Rodrigues), vilã sensacional. E, claro, o reinado absoluto do Ogromóvel, carro caindo aos pedaços que Cabeção (Sérgio Hondjakoff) e Maumau (Cauã Reymond) dividiam.

    Importância histórica: A história não foi lá essas coisas, mas trilha sonora era maravilhosa. Tinha Luka, Detonautas, CPM 22 e aquela música “Tem que valer, valer, viver, tem que viver, viver, valer”, lembra?

    16. 13ª temporada (16 de janeiro de 2006 a 12 de janeiro de 2007)

    Veja este vídeo no YouTube

    Via youtube.com

    Protagonistas: Manu (Luiza Valdetaro) e Cauê (Bernardo Melo Barreto)

    Resumão: O centro da trama era o quadrilátero amoroso de sempre, mas dessa vez, no ~universo do skate~: Cauê ama Manu, mas Edu (Gabriel Wainer) também gosta dela. E a patricinha clássica Priscila (Monique Alfradique) também vai fazer de tudo para atrapalhar o cazzzzzzz

    Coadjuvantes de destaque: O diretor do Múltipla Escolha Adriano (Daniel Boaventura), Siri (Marcos Pitombo)

    Importância histórica: A música-tema mudou pela primeira vez desde 1999. A mudança foi bastante significativa: antes era “Te levar”, do Charlie Brown Jr. Depois, ficou “Lutar pelo que é meu”, do Charlie Brown Jr.

    15. 12ª temporada (17 de janeiro de 2005 a 13 de janeiro de 2006)

    Veja este vídeo no YouTube

    Via youtube.com

    Protagonistas: Betina (Fernanda Vasconcellos) e Bernardo (Thiago Rodrigues)

    Resumão: Bernardo conhece Betina e se apaixona por ela, mas descobre que uma ex, Jaque (Joana Balaguer) está esperando um filho seu. Porque, como a gente sabe, quem faz sexo aos 17 anos no Múltipla Escolha tem 85% de chances de engravidar.

    Coadjuvantes de destaque: Download (Wagner Santisteban), só porque esse nome era super descolado, e a “Família Clack Bum”, um grupo de bad boys viciados em suco formado por Urubu (Marco Antônio Gimenez), Kiko (Alexandre Slavieiro), João (Java Mayam) e Marcão (José Loreto)

    Importância histórica: Pela primeira vez desde que a história começou a se passar no Múltipla Escolha, o triângulo amoroso central não incluía uma vilã maquiavélica. Tanto Jaque quanto Betina eram do bem. Mas deve ter dado errado, porque logo trataram de incluir Urubu na jogada. Ele gostava de Betina e se aliou a Jaque para separá-la de Bernardo. No final, como sempre, Urubu se regenerou, superou Betina e passou a namorar Jaque mesmo (porque é assim que as coisas funcionam).

    14. Malhação.com (5 de outubro de 1998 a 15 de outubro de 1999)

    Veja este vídeo no YouTube

    Via youtube.com

    Protagonistas: Mocotó (André Marques), Cacau (Juliana Baroni), Robson (Alexandre Frota) e Priscila (Giselle Fraga)

    Resumão: Essa temporada foi marcada por várias tentativas de alavancar a audiência. Primeiro, colocaram a Malhação sendo transmitida ao vivo, apresentada direto da casa do Mocotó (André Marques). Depois, acabaram com essa bobagem e voltaram a ambientar a história na academia, com histórias protagonizadas por um professor de educação física interpretado por Alexandre Frota. Nesse meio tempo, rolaram várias tramas hilárias, tipo o surgimento de um anjo (pois é).

    Coadjuvantes de destaque: Tadeu (Alexandre Barilari), Antônia (Débora Falabella)

    Importância histórica: Apresentar a novela ao vivo foi bastante ousado. Pena que deu errado.

    13. 20ª temporada (13 de agosto de 2012 a 5 de julho de 2013)

    Via vimeo.com

    Protagonistas: Lia (Alice Wegmann) e Dinho (Guilherme Prates), substituído por Vitor (Guilherme Leicam)

    Resumão: A rebelde Lia e a patricinha Ju (Agatha Moreira) se apaixonam por Dinho, mas só uma delas poderá ter o coração do rapaz. A história só fica interessante de verdade depois que Dinho vai embora e surge Vitor, um jovem ex-presidiário que luta para provar sua inocência.

    Coadjuvantes de destaque: o casal Fatinha (Juliana Paiva) e Bruno (Rodrigo Simas), Orelha (Davi Lucas), um nerd que praticava bullying

    Importância histórica: Não foi a primeira vez que o casal principal não durou até o fim da temporada. Mas nunca antes o mocinho havia sido tão descaradamente substituído. Até que deu certo. Mas já era tarde demais, Bruno e Fatinha já tinham assumido o posto de casal protagonista. Tanto que, no último capítulo, Vitor e Lia nem ficam juntos. A temporada falou de cyberbullying, homossexualidade e violência, temas que não são novidade, mas são importantes no universo adolescente.

    12. Malhação Conectados (29 de agosto de 2011 a 10 de agosto de 2012)

    Via vimeo.com

    Protagonistas: Gabriel (Caio Paduan), Cristal (Thaís Melchior) e Alexia (Bia Arantes)

    Resumão: Gabriel se muda para o apartamento de Cristal, na vaga que era de Alexia, uma moça que desapareceu sem deixar rastros depois da morte do namorado. Gabriel se envolve com Cristal, mas sente uma profunda conexão com Alexia, e até sonha com ela, sem nem mesmo conhecê-la.

    Coadjuvantes de destaque: Babi (Marcela Ricca), Débora (Juliana Lohmann), Nat (Carla Salle), e Filipe (Pedro Tergolina), um jovem cego que se envolve com Isabela (Bella Camero)

    Importância histórica: A história reunia temas como hackers, esoterismo e espiritualidade de um jeito bem interessante. Numa reviravolta, a mocinha Cristal se torna a vilã depois que Alexia reaparece e se envolve com Gabriel. Mas, como é Malhação, é claro que apareceram os clichês da teledramaturgia, tipo a moça que finge que está grávida para segurar o namorado.

    11. 21ª temporada (8 de julho de 2013 a 11 de junho de 2014)

    Via vimeo.com

    Protagonistas: Anita (Bianca Salgueiro) e Ben (Gabriel Falcão)

    Resumão: Anita e Ben se apaixonam nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, descobrem que vão morar na mesma casa, porque seus pais se casaram. Para piorar, Ben também se envolveu com Sofia (Hanna Romanazzi), sem saber que ela é irmã de Anita (é, porque coincidência pouca é bobagem).

    Coadjuvantes de destaque: Martin (Hugo Bonemer), Flaviana (Anna Rita Cerqueira), Bernadete (Fernanda Souza), Giovana (Bruna Griphao)

    Importância histórica: O elenco reunia vários atores com experiência em musicais ou talento para cantar (Hugo Bonemer, Gabriel Falcão, Bruna Griphao). Então, mais uma vez, aproveitaram a oportunidade para enfiar bandas e peças musicais na história. Os personagens eram bons e o roteiro era bem escrito, apesar de alguns absurdos. Foi nessa temporada que aprendemos que, quando você faz sexo na Malhação, além de engravidar ou pegar AIDS, você também pode acabar caindo na net. Aconteceu com a protagonista, olha só!

    10. 7ª temporada (10 de abril de 2000 a 4 de maio de 2001)

    Veja este vídeo no YouTube

    Via youtube.com

    Protagonistas: Joana (Ludmilla Dayer) e Marcelo (Fabio Azevedo)

    Resumão: A segunda safra de alunos do Múltipla Escolha tem Joana e Bia (Fernanda Nobre), duas primas que se apaixonam pelo mesmo cara, o CDF Marcelo (Fabio Azevedo). Mas óbvio que ele escolhe Joana, a boazinha. Enquanto isso, os casais Tati e Rodrigo e Érika e Touro, da temporada anterior, continuam em destaque.

    Coadjuvantes de destaque: Houve vários, mas nenhum se compara a Cabeção (Sérgio Hondjakoff)

    Importância histórica: Nessa temporada, já dava para perceber que todo mundo que faz sexo na Malhação engravida ou pega AIDS. E que todo namoro começado no colégio dá em casamento. Foi o iníco da “era de ouro” da Malhação, com a trilha sonora do início dos anos 2000 que marcou as nossas vidas.

    9. 8ª temporada (7 de maio de 2001 a 19 de abril de 2002)

    Veja este vídeo no YouTube

    Via youtube.com

    Protagonistas: Nanda (Rafaela Mandelli) e Gui (Iran Malfitano)

    Resumão: A feiosa Nanda volta das férias bonita e chama atenção dos irmãos Léo (Max Fercondini) e Gui. Além de brigarem por causa dela, os dois enfrentam problemas em casa: o pai deles é acusado de um desvio de dinheiro de plano de saúde. Porque desgraça pouca é bobagem.

    Coadjuvantes de destaque: Sol (Renata Dominguez) e sua mãe Dona Vilma (Bia Montez), a vilã Valéria (Bianca Castanho) e Robson (Dado Dolabella)

    Importância histórica: Foi a primeira vez que Malhação usou o milagre da desembarangação de uma personagem. A temporada também serviu para consolidar o rol de vilãs extraordinárias inaugurado por Érika dois anos antes.

    8. 15ª temporada (15 de outubro de 2007 a 9 de janeiro de 2008)

    Veja este vídeo no YouTube

    Via youtube.com

    Protagonistas: Angelina (Sophie Charlotte) e Gustavo (Rafael Almeida)

    Resumão: Angelina e Gustavo se apaixonam, mas ela é pobre e ele é rico. Para facilitar, eles vivem num mundo em que todo mundo é talentoso.

    Coadjuvantes de destaque: Yasmin (Mariana Rios) e seus bordões maravilhosos, tipo “Jesus, apaga a luz”, Débora (Nathália Dill) e seus bordões maravilhosos, tipo chamar a Angelina de “mil vezes pobre”, Domingas Gentil (Carolinie Figueiredo), Fernandinho (Johnny Massaro) e Peralta (Jonatas Faro).

    Importância histórica: Começou numa tentativa bem tosca de imitar Glee e High School Musical - tinha musicais com gente dançando em situações aleatórias e tudo. Mas depois engrenou mais, e o talento musical dos personagens foi colocado em contexto. Surgiram as bandas “Faniquito” e “The Banda”. Além disso, foi a primeira vez que uma mocinha engravidou de um vilão. No caso, Bruno (Caio Castro), escolhido num concurso no Caldeirão do Huck. A história era bem escrita e os personagens - não todos, é claro - tinham conflitos reais.

    7. 3ª temporada (31 de março de 1997 a 2 de janeiro de 1998)

    Veja este vídeo no YouTube

    Via youtube.com

    Protagonistas: Vudu (Pedro Vasconcellos) e Patrícia “Lorão” (Luana Piovani)

    Resumão: A academia continua sendo ponto de encontro de vários personagens fixos e participações especiais. Entre eles, o bad boy Vudu, que vive um caso de amor e ódio com a patricinha temperamental Patrícia

    Coadjuvantes de destaque: Magali (Daniela Pessoa), a “moça da locadora” ganha destaque, Dado se envolve com Bárbara (Lucinha Lins), uma mulher mais velha

    Importância histórica: Naquela época, essa coisa de casal protagonista não era tão importante quanto hoje. Sobrava mais tempo para desenvolver as tramas paralelas. Sobrou até tempo para uma participação especial do Ronaldo Fenômeno, que na época era namorado da Suzana Werner (os dois também se pegavam na ficção) e era conhecido como Ronaldinho.

    6. 16ª temporada (12 de janeiro a 6 de novembro de 2008)

    Veja este vídeo no YouTube

    Via youtube.com

    Protagonistas: Marina (Bianca Bin) e Luciano (Micael Borges)

    Resumão: Marina e Luciano se amam, mas não conseguem se declarar por medo de destruir a amizade. Num festival de música em Canoa Quebrada, ela conhece Alex (Daniel Dalcin) e outros alunos do Múltipla Escolha. Quando sua mãe viaja para a Amazônia, Marina vai morar no Rio de Janeiro com a avó, uma mulher rica e amargurada, e estudar no mesmo colégio dos amigos que conheceu nas férias. Altas confusões.

    Coadjuvantes de destaque: Norma Jean (Jessika Alves), Veridiana (Alexandra Richter) e Paloma (Milena Toscano).

    Importância histórica: No final, protagonista não só não ficava com nenhum dos seus dois pretendentes do início da temporada como terminava ao lado de um personagem que começou a história como um vilão secundário, o rebelde Caio (Humberto Carrão). A história mudou de rumo várias vezes e os casais também variaram bastante. O que é bem mais parecido com a vida real do que os amores de colégio tradicionais da Malhação.

    5. 9ª temporada (22 de abril de 2002 a 25 de abril de 2003)

    Veja este vídeo no YouTube

    Via youtube.com

    Protagonistas: Júlia (Juliana Silveira) e Pedro (Henri Castelli)

    Resumão: César Rodrigues (Kadu Moliterno) era um esportista nato até um erro médico interromper sua carreira. Seu filho Pedro se apaixona por Júlia, mas descobre que ela é filha do médico que foi o responsável pela cirurgia mal sucedida de César. E óbvio que, no mundo da Malhação, isso é motivo suficiente para você não ficar com a pessoa que você ama.

    Coadjuvantes de destaque: A vilã Thaíssa (Bárbara Borges) e seu fã número um, o capoeirista bobalhão Maumau (Cauã Reymond)

    Importância histórica: A temporada tentou reunir a dupla Kadu Moliterno e André D’Biase, parceiros da série “Armação Ilimitada”, dos anos 1980. Mas os dois raramente contracenavam. A melhor cena da temporada é quando Júlia passa por uma transformação gigante: passa a usar roupa preta e maquiagem pesada, pra mostrar que é rebelde. Essa temporada está passando atualmente no Viva. Corre que dá tempo de ver o final.

    4. 2ª temporada (4 de março de 1996 a 28 de março de 1997)

    Veja este vídeo no YouTube

    Via youtube.com

    Protagonistas: Luiza (Fernanda Rodrigues) e Dado (Claudio Heinrich)

    Resumão: Cansada de pedir a Deus um pouco de malandragem, Luiza finalmente se acerta com Dado. Quer dizer, mais ou menos, porque a história tem que render um ano.

    Coadjuvantes de destaque: Alex (Camila Pitanga), Joana (Samanta Monteiro), Suzana Werner (Mariana)

    Importância histórica: O casal chove-não-molha da temporada anterior chega ao posto de protagonista. A novela emplaca de vez e ganha até a participação de Alanis Morrisette.

    3. Malhação Múltipla Escolha (18 de outubro de 1999 a 7 de abril de 2000)

    Veja este vídeo no YouTube

    Via youtube.com

    Protagonistas: Tati (Priscila Fantin) e Rodrigo (Mário Frias)

    Resumão: No renomado colégio Múltipla Escolha, a novata Tati se apaixona por Rodrigo (Mário Frias), um cara mais velho. O problema é que uma grande amiga de Tati, Érika (Samara Felippo), também quer Rodrigo. Nenhuma das duas percebe que ele, na verdade, tem quase 30 anos e ainda está no 3º ano do Ensino Médio.

    Coadjuvantes de destaque: Marina (Natalia Lage), Perereca (Márcio Kieling), Professor Pasqualete (Nuno Leal Maia) e o burtamontes bobão Touro (Roger Gobeth)

    Importância histórica: Revolução total na faixa das 17h30. Malhação passou a ser ambientado numa escola, regra que durou uma década. Da temporada anterior, as únicas coisas que ficaram foram Mocotó (André Marques) e Duda (Giselle Policarpo), que agora são donos do Guacamole, point onde a galera se encontra para tomar muito suco ao som de Britney Spears e outros hits do ano 2000. O reboot deu carta branca aos roteiristas para falar de novo dos mesmos temas de sempre: gravidez na adolescência, drogas, racismo, preconceito social, sexo, etc. A temporada também inaugurou a moda dos “protagonistas adultos”, personagens vividos por atores veteranos que normalmente fazem o papel de pais dos estreantes jovens. Mas a maior reviravolta foi quando Érika descobriu que era portadora do vírus HIV.

    2. 1ª temporada (24 de abril de 1995 a 1 de março de 1996)

    Veja este vídeo no YouTube

    Via youtube.com

    Protagonistas: Héricles (Danton Mello) e Bella (Juliana Martins)

    Resumão: Héricles, um jovem ingênuo e virgem, chega do interior para trabalhar numa academia de ginástica. Lá, se apaixona pela bailarina Bella, que também é alvo do interesse do judoca mulherengo Romão (Luigi Baricelli).

    Coadjuvantes de destaque: Mocotó (André Marques), a dupla Fabinho (Bruno de Luca) e Bróduei (Fabiano Miranda), Julie (Carolina Dieckmann) e o judoca filósofo Dado (Claudio Heinrich)

    Importância histórica: Se a primeira temporada não tivesse dado certo, Malhação não existiria mais. Ao final da temporada, toda a turma viaja para o Rancho da Maromba, um hotel fazenda paradisíaco que fez todos nós querermos passar as férias num acampamento.

    1. 11ª temporada (19 de janeiro de 2004 e 14 de janeiro de 2005

    Veja este vídeo no YouTube

    Via youtube.com

    Protagonistas: Letícia (Juliana Didone) e Gustavo (Guilherme Berenguer)

    Resumão: Gustavo e sua gangue de adolescentes riquinhos e rebeldes causam o acidente de Fabrício (Pedro Nercessian). Mas quem leva a culpa é Cadu (Bruno Ferrari), um rapaz pobre que só estava tentando se enturmar. Obrigado a prestar serviços comunitários, Gustavo conhece Letícia, irmã de Cadu, Miss Gari 2004 e bolsista oficial do Múltipla Escolha. Ao lado de Letícia, Gustavo vai se transformar num rapaz responsável e centrado, para o desespero de seus antigos parceiros de crime Catraca (João Velho) e Natasha (Marjorie Estiano).

    Coadjuvantes de destaque: Além de todos os que já foram citados, tinha Rafa (Ícaro Silva), uma tentativa de criar outro Cabeção, só que mais hippie. O mais bizarro é que o Cabeção ainda estava na novela.

    Importância histórica: Vagabanda. Ponto final. Foi a maior audiência da Malhação de todos os tempos. O público nem ligava muito que a trama era copiada do filme "Um amor para recordar" e muito menos que a única pessoa talentosa da banda era a vilã. Mas tudo bem, se tem uma lição que Malhação nos ensinou é que vilões sempre se regeneram no ano seguinte.