back to top
Community

15 lugares incríveis em Maceió para ir além das praias

Prepare o fôlego, pois têm muitos lugares maravilhosos para você conhecer.

publicado

1) Museu Théo Brandão

Via instagram.com

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore foi criado em 20 de agosto de 1975 e instalado, inicialmente, no bairro do Pontal da Barra, em Maceió. Em 1977 a coleção do Museu foi transferida para o prédio atual, situado na Avenida da Paz, em frente a uma das mais belas praias da capital alagoana. De arquitetura eclética, o palacete – que pertencia à tradicional família Machado – foi construído no início do século XIX. Monumento edificado para ser residência, o prédio constituiu-se em um dos mais significativos exemplares da arquitetura de Maceió. Saiba mais aqui.

2) Museu da Imagem e Som de Alagoas

Via instagram.com

Foi com intensão de preservar o patrimônio audiovisual que compunha a história e a cultura do Estado de Alagoas que o museu foi fundado, no dia 3 de setembro de 1981. O MISA possui em seu acervo parte da memória maceioense, registrada em fotografias, fitas cassete e fitas de vídeo, discos antigos, tudo catalogado, além de uma coleção de objetos doados, rádios e máquinas fotográficas. Fique por dentro dos dias e horários de visitação aqui.

3) Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

Via google.com.br

O Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (MIHGAL) está instalado num prédio construído no final do século XIX, onde residiu Américo Passos Guimarães, desapropriado em 1909 e posteriormente cedido ao instituto.

Entre as peças que compõem o acervo do museu estão telas de pintores famosos, documentos históricos, objetos pertencentes aos cultos afro-brasileiros do começo do século XX, utensílios indígenas e armas que pertenceram a Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.

4) Mirante de São Gonçalo

Via instagram.com

É o mirante mais famoso e turístico da cidade. Localizado no bairro do Farol, proporciona uma vista panorâmica das praias de Ponta Verde, Pajuçara e da Avenida, além da melhor visão do Porto de Maceió. Na pracinha em frente ao mirante tem uma feirinha de artesanato. Durante o período natalino é montado um presépio com esculturas de barro em tamanho natural, em frente à Igreja de São Gonçalo, mais uma atração para os turistas e moradores. Duas esculturas no mirante dão um ar mais clássico ao espaço. Dê preferência a uma visita em dia de sol, pois a paisagem fica mais bonita.

5) Pavilhão do Artesanato

Via instagram.com

O Pavilhão é mais um dos mercados para comprar artesanato em Maceió. Com estrutura mais profissional e estacionamento, é uma boa alternativa para fazer compras. Lá você encontra roupas, calçados, comida, objetos de decoração e souvenirs.

6) Feirinha de Artesanato da Pajuçara

Via instagram.com

Feira à beira-mar, que delícia! Quando se fala em artesanato alagoano, esse é o primeiro lugar que vem à cabeça de muitos turistas. No meio da praia da Pajuçara, o galpão reúne uma grande quantidade de barraquinhas que vendem os mais variados produtos. Os preços são camaradas.

7) Cine Arte Pajuçara

Via instagram.com

A proposta do Centro Cultural Arte Pajuçara, desde da sua inauguração em 1980, é oferecer ao público alagoano uma outra abordagem no âmbito cinematográfico, permitindo o acesso da população a obras que estão fora do grande circuito comercial e que valem a pena ser conferidas. Além de filmes Independentes, o Arte Pajuçara também abre espaço para o teatro com uma programação diversificada que inclui shows e peças teatrais. Quer saber o que está rolando por lá? Clique aqui !

8) Teatro Deodoro

Via instagram.com

Foi com a proposta de garantir a população contato direto com as mais diversas manifestações artísticas, além de possibilitar o aparecimento de autores, diretores e atores locais, que em 15 de novembro de 1910, foi inaugurado o Teatro Deodoro. O estilo neoclássico característico do final do século XVIII inspirou o arquiteto Luiz Lucariny a dar vida ao teatro. Até hoje, o ambiente é marcado pelo seu irreverente palco italiano, camarotes que relembram a vida social da época. Foi o primeiro espaço público capacitado para oferecer oportunidades aos realizadores de espetáculo, ajudando a colocar Maceió na rota de circulação de importantes espetáculos nacionais

9) Parque Municipal de Maceió

Via instagram.com

O Parque Municipal de Maceió, inaugurado em 1978, é uma área de preservação com segurança para os animais e de Mata Atlântica. São cerca de 253 espécies vegetais de 177 genêros e 79 famílias botânicas. Ao todo são cinco trilhas acessíveis ao público: Trilha Cidadã, Trilha da Aventura, Trilha da Paz, Trilha do Pau Brasil e Trilha do Jacaré. É possível observar e beber a água que brota do solo em diversas localidades do Parque Municipal. Quer conhecer? Veja tudo aqui !

10) Memorial Teotônio Vilela

Via instagram.com

O Memorial Teotônio Vilela é um espaço dedicado à trajetória de vida do Menestrel das Alagoas, Teotônio Vilela. Com projeto de Oscar Niemeyer, o 1° no Nordeste, a arquitetura do espaço privilegia um grande vitral, da artista plática Marianne Peretti, em formato e cores da bandeira do Brasil. Funciona todos os dias, das 9h às 21h. E o melhor, entrada franca!

11) Restaurante Bodega do Sertão

Via instagram.com

Para experimentar diversos pratos da cozinha regional, o Bodega do Sertão é uma das melhores opções em Maceió. O encanto começa na sua arquitetura. O estabelecimento apresenta um ambiente rústico e uma decoração tipicamente nordestina. No local você poderá comer cuscuz, galinha à cabidela, cartola, tapioca, arroz com quejo coalho e a carne de sol com nata e muito mais. Abriu o apetite? Então corra pra cá clicando aqui !

12) Restaurante Picuí

Via Divulgação

O restaurante está localizado no bairro histórico do Jaraguá e tem como carro-chefe a carne de sol, que por lá é servida de várias formas. Com pratos bem servidos e acompanhamentos deliciosos, o Picuí é um prato cheio. Para fugir da mesmice, peça o sorvete de rapadura como sobremesa. Veja o cardápio completo aqui !

13) Memorial à República

Via instagram.com

O Memorial à República foi inaugurado em 15 de novembro de 2005, em homenagem aos dois Marechais alagoanos. A arquitetura é moderna e foi elaborada pelo alagoano Alex Barbosa, em um espaço no qual as pessoas podem saber um pouco mais da história da República e conferir exposições itinerantes trocadas a cada mês e vindas de diversas partes do país. Fica localizado no bairro do Jaraguá, na beira-mar da capital. A entrada é gratuita, e não precisa agendar, só se for realizado por grandes grupos. Vale a pena conferir!

14) Kanoa Beach Bar ou Lopana

Via @kanoa_bar, Via @lopanamcz

Se divertir e curtir a vida noturna de Maceió é uma tarefa fácil. Em Ponta Verde, bairro badalado, nossa dica são as barracas Lopana e Kanoa. São ótimas para passar o dia na praia, mas também são indicadas para quem curtir um happy hour e ouvir música ao vivo. No Lopana, um dos locais mais queridos pelos boêmios, a programação varia a cada dia, sem deixar de servir cerveja gelada e bons drinks.

15) Soft inn Maceió Ponta Verde

O Soft Inn Maceió Ponta Verde foi projetado para que os turistas encontrem um lugar tranquilo e bem-estar. É escolha inteligente com o melhor custo benefício, garantindo conforto e qualidade, pois está cercado por diversos bares, restaurantes e do centro empresarial de Maceió. Quer curtir sua hospedagem pagando menos? Clica aqui!

Este post foi criado por um membro da comunidade do BuzzFeed, onde qualquer pessoa pode publicar listas e criações maravilhosas. Learn more ou publique o seu buzz!