back to top
Community

9 Descobertas Na Netflix Para Refletir Sobre Questão Racial

Filmes, séries, documentários e até stand up comedy pra você deixar de fazer as mesmas perguntas pros seus amigos negros. E sem spoilers.

publicado

1. Moonlight

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

A obra Com 8 indicações ao Oscar, incluindo o prêmio de "melhor filme" Moonlight olha para três capítulos definidores na vida de Chiron, um jovem negro que cresce em Miami. Da infância conturbada pelo bullying e a família desestruturada, passando pela descoberta da sexualidade à sua vida adulta.

O que podemos aprender: Moonlight é um longa para se repensar expectativas de masculinidade tóxicas para meninos, especialmente em comunidades negras.

2. A 13ª Emenda

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

A obra No documentário, a diretora Ava DuVernay explora, com precisão, o viés racial implícito em questões sócio econômicas que resultam na formação da maior população carcerária do mundo, dentro dos Estados Unidos. Dentre as inúmeras consequências de se colocar 2,3 milhões de pessoas atrás das grades está a suspensão de alguns de boa parte de seus direitos civis, tendo em vista uma lacuna na 13ª emenda prevista na constituição estadunidense em 1863.

O que podemos aprender: O significado do termo "racismo institucionalizado" ganha cada vez mais sentido ao refletir que 12% da população americana possui maior possibilidade de ser parada pela polícia e presa do que o restante. O documentário ainda mostra a que serve um processo histórico de criminalização da população negra no país.

3. The Get Down

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

A obra: Em uma Nova York economicamente estagnada de 1977, surge um novo movimento musical no Sul do Bronx. Somos convidados à acompanhar seu crescimento através da perspectiva de Ezequiel Figaro e seus amigos.


O que podemos aprender:
Além de nos presentear com impressionantes momentos estéticos e musicais, a série apresenta a realidade de comunidades marginalizadas por serem negras, latinas e pobres e nos faz repensar os conceitos de certo e errado. Apesar de cancelada na segunda temporada, The Get Down continua disponível na Netflix. Mas, se isso te desanimar para assistir, este trecho resume uma das mensagens mais importantes da série.

4. The Rubble Kings

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

A obra: Inserido no mesmo contexto que a narrativa da série The Get Down, o documentário entrevista os percursores da cultura hip hop, nascida na periferia de Nova York

O que podemos aprender: O hip hop é, hoje em dia, parte da cultura popular. Além de trazer suas raízes históricas, o documentário também ressalta como o movimento surgiu como uma forma de resistência das comunidades negras à cultura de violência espelhada pelas gangues nos anos 70. É ideal para entender como a arte está profundamente ligada à resistência no movimento negro.

5. Dear White People

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

A obra: A série gira em torno de uma universidade cujas tensões raciais se acirram após um grupo de estudantes promover uma festa blackface. Os episódios giram em torno dos personagens negros e suas questões referentes à militância, amizades e romance.

O que podemos aprender: A complicada dinâmica de relacionamentos interraciais, a realidade da pigmentocracia, a diferença da abordagem policial entre negros e brancos, as restrições dentro da própria militância negra. É só escolher.

6. Branco Sai, Preto Fica

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

A obra: "Puta pra um lado, viado pro outro. Branco sai preto fica" é nesse clima que se inicia essa ficção científica brasileira, na qual os moradores da comunidade de Ceilândia são vítimas da agressão policial. Nesse contexto, um pesquisador vindo do futuro volta à 1986 para entrevistar dois personagens permanentemente feridos durante a ação policial.

O que podemos aprender: Como a relação entre o racismo e a violência policial faz parte da realidade brasileira, não se restringindo apenas aos Estados Unidos.

7. The People vs. OJ Simpson

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

A obra: A série trata do julgamento do ator e ex-jogador de futebol O.J Simpson por duplo homicídio. Seus dez capítulos mostram as perspectivas da acusação e defesa durante o caso que foi considerado "o julgamento do século".


O que podemos aprender
: A série permite vários insights sobre como o racismo se dá na ascensão social. Para aproveitá-los melhor, recomendamos uma lida nessa sequência de textos.

8. What Happened, Miss Simone?

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

A obra: O documentário trata da vida da lendária cantora, compositora, pianista clássica e ativista pelos Direitos Civis. Ele trata também de suas questões pessoais como o alcoolismo e o abuso familiar.

O que podemos aprender: A vivência de uma mulher negra em uma época e sociedade declaradamente misógina e racista e o impacto em sua arte, luta e sanidade mental.

9. Michael Che Matters

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

A obra: Em um stand up no Brooklyn, o astro do Saturday Night Live Michael Che que aborda com bom humor temas recorrentes na comunidade negra nos Estados Unidos.

O que podemos aprender: Desbravar temas como desigualdade social, homofobia e gentrificação é uma tarefa difícil e na maioria das vezes pesada. Compreender essas questões com uma dose de bom humor não desrespeitosa é uma tarefa para poucos.

Este post foi criado por um membro da comunidade do BuzzFeed, onde qualquer pessoa pode publicar listas e criações maravilhosas. Learn more ou publique o seu buzz!

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss