back to top

O que fazer quando a criatividade te abandona

Sempre há uma nova história para ser contada

publicado

Na maior parte do tempo parece que minha criatividade está viva, como um amigo feliz e gigante que me pega e ajuda a fazer as cosias.

Nathan W. Pyle for BuzzFeed

Mas recentemente eu venho passando por um período no qual me sinto sem inspiração. Eu procuro pela minha criatividade mas parece que meu amigo se foi.

Nathan W. Pyle for BuzzFeed

Para ser honesto, é como se eu tivesse esquecido como fazer a única coisa na qual eu sei que sou bom. As telas em branco – que me deixavam animado antes – agora me deixam nervoso.

Nathan W. Pyle for BuzzFeed

O pior é que no lugar de um amigo gigante e feliz, eu tenho novos visitantes. São os meus medos.

Nathan W. Pyle for BuzzFeed

Como o medo de que eu já tenha esgotado todas minhas melhores ideias.

Nathan W. Pyle for BuzzFeed

Eu enfrento esse medo, mas não demora para chegar outro: que em vez de crescer, eu esteja regredindo nas minhas habilidades de criação.

Nathan W. Pyle for BuzzFeed

Aí eu luto contra ele, mas então outro medo surge atrás de mim – o medo de criar algo novo do qual me orgulhe, mas que não faça sentido para as outras pessoas.

Em vez de criar, eu sinto que passo a maior parte do meu tempo lutando contra esses medos.

Nathan W. Pyle for BuzzFeed

E ainda assim, enquanto me distancio e olho para a bagunça que essa luta fez durantes os últimos meses, eu começo a enxergar algo novo.

Eu estou começando a ver que lutar contra meu desespero criativo me ajudou a pensar em novas ideias. E ao me expressar sobre como eu luto contra esses medos, eu posso desenvolver uma narrativa. Talvez agora a luta seja minha história.

Nathan W. Pyle for BuzzFeed

Se você estiver sem inspiração hoje, seja confiante. O lado feliz da criatividade vai e vem. Mas sua história — seja qual for o capítulo em que ela está — vale a pena ser contada. Sigam em frente, criadores.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.