back to top

19 mulheres geniais que nunca ganharam o reconhecimento merecido

Cientistas, sufragistas, juristas...

publicado

Recentemente, pedimos aos membros do BuzzFeed Community que nos contassem quais eram as mulheres mais geniais e inspiradoras que nunca receberam o reconhecimento merecido. Aqui estão algumas das melhores respostas:

1. Harriet Jacobs

commons.wikimedia.org

"Ela escapou da escravidão em 1842, mas, para conseguir isso, teve de viver em um sótão minúsculo por sete anos, com tão pouco espaço para se movimentar que seus músculos atrofiaram. Depois que ela fugiu para o norte, ela escreveu seu livro de memórias, Incidents in the Life of a Slave Girl, no qual ela detalha o abuso mental e sexual que enfrentou como escrava. Ela também desfez mitos que eram comuns entre as pessoas brancas na época (e talvez ainda hoje), como o conceito errado de que os escravos cantavam porque estavam felizes (na verdade, era exatamente o oposto). Suas reflexões sobre a intersecção de raça e gênero permanecem comigo até hoje e orientam minhas opiniões sobre o atual movimento de direitos civis nos EUA. Então, um brinde à Harriet Jacobs, que entendia mais sobre os conflitos de raça e gênero do que a maioria de nós jamais entenderá."

Enviado por marygrace915

2. Michelle Obama

Stan Honda / AFP / Getty Images

"As pessoas só a conhecem como primeira-dama, mas ela já conquistou coisas incríveis por mérito próprio. Ela se graduou em Princeton e na Faculdade de Direito de Harvard. Além disso, já trabalhou como advogada e administradora. Ela é, de longe, a primeira-dama mais culta até hoje."

Enviado por Faiza Arshad, Facebook

3. Kate Bush

Chris Moorhouse / Getty Images

"Ela começou a escrever música quando era apenas uma criança e seus dois primeiros álbuns consistem em canções que ela escreveu entre os 13 e 17 anos. Ela escreveu todas as suas músicas e produziu a maioria delas também. Ela tem um alcance vocal incrível e habilidades inacreditáveis no piano. Ela também surgiu com coreografias para suas canções. Ela manteve pleno controle de sua música e visão artística desde o início, em um momento em que as mulheres não eram consideradas artistas na indústria da música. Ela nunca recebeu crédito suficiente pelo quanto deu à música. Ela está lá em cima, com Beatles, David Bowie e Pink Floyd."

Enviado por blah999

4. Chien-Shiung Wu

Smithsonian Institution / Creative Commons / Via commons.wikimedia.org

"Ela trabalhou com outros dois físicos, Tsung-Dao Lee e Chen Ning Yang, para ajudar a refutar a lei da paridade. Ela conduziu experimentos que refutaram este teorema de longa data. No entanto, apenas os nomes de seus colaboradores (homens) estavam no Prêmio Nobel que essa conquista recebeu."

Enviado por Natalya Lobanova

5. Mary Shelley

Creative Commons / Via commons.wikimedia.org

"Ela é mais conhecida por escrever o primeiro romance de ficção científica/horror de todos, Frankenstein, mas ela também escreveu o primeiro romance pós-apocalíptico de todos, O Último Homem."

Enviado por hellothisiscat4444.

6. Florence Nightingale

Creative Commons / Via commons.wikimedia.org

"Ela é bem conhecida, mas muitas vezes é só lembrada como um anjo de misericórdia que cuidou de soldados doentes e moribundos e que patrulhava enfermarias hospitalares durante a noite. Embora isso seja verdade, está longe de representar a plenitude de suas realizações. Ela trabalhou obsessivamente para melhorar os padrões da assistência médica para soldados e pobres desamparados. Antes de ela instigar grandes reformas, os hospitais militares e asilos eram locais imundos. Ela também fez esforços para melhorar o saneamento na Índia. Ela estabeleceu a profissão moderna da enfermagem."

Enviado por study.

7. Baronesa Brenda Hale

Anita Corbin / National Portrait Gallery London / Via npg.org.uk

"Ela foi a primeira e única mulher juíza na Câmara dos Lordes britânica. Depois de uma longa e distinta carreira na academia jurídica, durante a qual ela literalmente escreveu o livro sobre direito da família britânica, ela chegou ao mais alto tribunal do sistema judicial. Em fevereiro de 2013, ela foi avaliada como a quarta mulher mais poderosa no Reino Unido pela Woman’s Hour, na BBC Radio 4."

Enviado por laureno4b9ae7106.

8. Vera Rubin

Vera Rubin / Via phys-astro.sonoma.edu

"Ela é a astrônoma que descobriu, entre outras coisas, a matéria escura. Ela teve que superar muitos comentários desencorajadores sua vida toda. Seu professor na escola lhe disse: 'desde que você não estude ciência, você vai ficar bem'. Sem desanimar, ela foi estudar astronomia. Mais tarde, ela foi a primeira mulher a observar do telescópio de Palomar. Aos 88 anos, ela continua lutando por maior reconhecimento das mulheres nas ciências."

Enviado por beadcala00

9. Rosetta Tharpe

Chris Ware / Getty Images

"Ela foi uma cantora gospel que basicamente inventou o rock and roll nos anos 30 e 40. Se você ouvir suas primeiras gravações de 1938, elas soam muito à frente de seu tempo, e ela estava tocando esse tipo de música muito antes de qualquer homem. Ela é contemporânea de Cab Calloway e fez turnê com Muddy Waters, mas a maioria das pessoas que ouvem esse tipo de música nunca ouviram falar dela. Ela não está no Rock and Roll Hall of Fame e realmente deveria estar!"

Enviado por Sophie Gadd

10. Dolly Parton

Theo Wargo / Getty Images

"Ela veio da extrema pobreza e lutou contra os preconceitos que as mulheres enfrentavam na indústria da música para se tornar uma compositora brilhante. Ela permaneceu em sua cidade natal e levou bilhões de dólares de investimento para lá através de Dollywood — sem mencionar sua Imagination Library, que fornece livros para crianças pobres. Ela é uma mulher de negócios brilhante e uma deusa."

Enviado por emman4414b47ef.

11. Temple Grandin

Jonathunder / Via commons.wikimedia.org

"Ela é uma cientista que estuda o comportamento animal, assim como uma porta-voz do autismo e uma das primeiras figuras públicas a falar abertamente sobre a experiência de estar no espectro do autismo. Ela é absolutamente incrível."

Enviado por beeplaysbass

12. Eunice Kennedy Shriver

Hulton Archive / Getty Images

"Ela frequentemente foi ofuscada por outros membros da família Kennedy, mas era incrível. Ela fundou Camp Shriver, que se transformou nos Jogos Paralímpicos, e recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade e o título de cavaleiro papal. Ela nunca se importou com o que os outros pensavam dela e podia ser vista com lápis em seu cabelo e coberta de anotações."

Enviado por lauraflossyo

13. Amma Asante

John Phillips / Getty Images

"Ela é atriz, roteirista e diretora, assim como fundadora da sua própria produtora, Tantrum Films. Seus filmes muitas vezes giram em torno de histórias não contadas da comunidade negra."

Enviado por udokamayao

14. Wendy Carlos

Len Delessio / Getty Images

"Ela estudou física, música e composição nas Universidades Brown e Columbia. Ela supervisionou o desenvolvimento do sintetizador Moog e o colocou em destaque com seus covers de sintetizador de Bach, que deram a ela nada menos do que três Grammys. Ela compôs a trilha sonora de O Iluminado, Laranja Mecânica e Tron e foi uma das primeiras figuras públicas a ser abertamente trans e divulgar que tinha sido submetida à cirurgia de redesignação sexual."

Enviado por Natalya Lobanova

15. Margaret Hamilton

Creative Commons / Via commons.wikimedia.org

"Muitas pessoas a reconhecerão de uma famosa foto em que ela aparece ao lado de uma enorme pilha de códigos de computador que ela escreveu e que permitiu que a Apollo 11 fosse enviada para a Lua. No entanto, essa foto não mostra que ela fez isso aos 24 anos. Ainda mais impressionante, ela sustentava sua família enquanto o marido estava em Harvard na faculdade de direito e muitas vezes tinha que levar a filha de 4 anos para o laboratório nos fins de semana."

Enviado por acrawfo1

16. Lise Meitner

Creative Commons / Via commons.wikimedia.org

"Ela foi uma das primeiras mulheres a receber um PhD em física. Ela descobriu o efeito Auger, mas a maior parte do crédito foi dado a um cientista francês que o descobriu, independentemente, um ano mais tarde. Ela também fez um dos principais avanços no sentido de descobrir e entender a fissão nuclear (ela foi a pessoa que descobriu como dividir o núcleo de um átomo). Essa descoberta foi publicada somente com o nome de seu colaborador, e, consequentemente, só ele, Otto Hahn, recebeu o Prêmio Nobel por isso. Embora o comitê do Prêmio Nobel tenha debatido adicionar o nome dela ao prêmio, ela nunca foi oficialmente reconhecida."

Enviado por Ellie Bate

17. Rosalind Franklin

Universal History Archive / Getty Images

"Ela foi uma química e uma cristalógrafa de raios-X que fez enormes contribuições para a eventual descoberta do DNA. No entanto, suas contribuições só foram reconhecidas postumamente e ela nunca recebeu o Prêmio Nobel."

Enviado por rosalindp4cb44e73f

18. Dame Evelyn Glennie

Creative Commons / Via Michael Hoefner / commons.wikimedia.org

"Ela é um percussionista virtuosa que pode tocar cerca de 500 instrumentos e tem mais de 15 doutorados honorários. Ela conseguiu tudo isso sendo completamente surda desde os 12 anos. Como alguém com uma mãe cega e um pai surdo, é muito inspirador ver sua performance. "

Enviado por stevew4a2381745

19. Sophia Duleep Singh

commons.wikimedia.org

"Ela foi uma figura-chave no movimento pelos direitos das mulheres. Ela foi ativa em protestos de sensibilização sobre o sufrágio, liderou marchas e se recusou a pagar impostos até que as mulheres tivessem o direito de votar. Uma figura esquecida, mas uma líder real."

Enviado por Rachael Krishna

Observação: As respostas enviadas foram editadas por questões de espaço e/ou clareza.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss