back to top

9 razões para você parar de mexer nos seus pelos pubianos

Abaixem esses barbeadores, pessoal.

publicado

1. Se você está acima do peso, está mais propenso a sofrer complicações devido à depilação com cera.

tumblr.com

Todos que já se depilaram com cera sabem que ela pode deixar sua pele vermelha, inflamada e às vezes até sangrando. No entanto, cientistas descobriram que as mulheres com sobrepeso e obesas são quase três vezes mais propensas a sofrer de problemas de pele como resultado direto da depilação.

Em um estudo com 333 mulheres com idade entre 16 e 40 anos, cientistas descobriram que 60% tinham sofrido pelo menos um problema médico após a remoção de seus pelos pubianos.

2. O ato de retirar todos os pelos tem sido associado a várias infecções bacterianas nojentas.

Logo / logotv.com

Pesquisadores na França conversaram com 30 pacientes (24 dos quais eram homens) sofrendo de uma infecção viral chamada molusco contagioso — que deixa sua pele manchada e irritada. Setenta por cento tinham raspado seus pelos pubianos, enquanto o resto tinha recentemente depilado com cera ou aparado.

Publicidade

3. E o risco aumenta se você tiver qualquer tipo de doença autoimune.

Disney / tumblr.com

Para quem sofre de diabetes, por exemplo, a depilação pode ter consequências muito graves. Uma mulher diabética na Austrália desenvolveu septicemia estreptocócica e herpética depois de passar por uma depilação na qual removeu todos os pelos.

Tudo isso foi causado pela bactéria Estreptococos — que pode ter se desenvolvido através de pequenas feridas abertas causadas pela pele rasgada.

Sua vulva inchou, sua temperatura subiu rapidamente e uma erupção cutânea se espalhou por seu corpo. Ah, e o herpes voltou quando ela fez uma segunda depilação com cera seis meses depois.

O diabetes é uma doença em que o sistema imunológico do organismo reage contra suas próprias células produtoras de insulina, o que significa que o organismo se torna incapaz de se defender de infecções de forma tão eficaz quanto seria normalmente.

4. Além de aumentar o risco de doenças sexualmente transmissíveis.

City TV / reddit.com

Em duas pesquisas diferentes, verificou-se que homens e mulheres aumentaram significativamente suas chances de DSTs quando removeram pelos pubianos.

Os cientistas inclusive recomendaram que as pessoas se abstenham de ter relações sexuais por um certo período após a depilação, para limitar a possibilidade da transmissão de doenças.

6. Algumas pessoas podem ter pedaços da pele arrancada.

CMAJ / cmaj.ca

Pessoas que sofrem de eczema ou psoríase, ou que tomam vários medicamentos para afinar o sangue ou esteroides, são mais suscetíveis ao "levantamento da pele" — que é quando a camada superior da pele é rasgada pela depilação.

Uma mulher que tinha feito uma depilação cavada descobriu que sua pele foi arrancada junto com seus pelos, e seu monte púbico — o tecido adiposo que cobre o osso púbico — ficou coberto com uma erupção arroxeada.

7. Raspar tudo pode levar a uma coceira terrível.

Nickelodeon / giphy.com

Raspar todos os seus pelos pubianos pode levar a foliculite, que é quando o folículo piloso é infectado por Estafilococos ou por um fungo.

Pelos recentemente raspados voltam a crescer no folículo infectado e se curvam, irritando a pele recém-beliscada — transformando-a numa pele ferida, rugosa e com coceira.

8. Fazer uma depilação total com cera torna peidar ainda mais embaraçoso.

Comedy Central / giphy.com

Não podemos falar por experiência direta, mas de acordo com a Fundação Médica Palo Alto, ter um ânus careca significa que é praticamente impossível peidar em silêncio.

9. Mas uma boa notícia: toda essa depilação está destruindo a comunidade dos chatos.

freestockphotos.biz

Estima-se que até 80% dos adultos removem pelos pubianos de alguma forma, e cientistas dizem que encontraram uma "forte correlação" entre os números em queda livre de infestações por chato e o aumento na remoção de pelos.

Os parasitas geralmente vivem em pelos pubianos grossos, beliscando sua pele macia e causando uma terrível coceira lá abaixo. Mas se você não tem nenhum pelo, eles não têm onde se agarrar.

Então, fica elas por elas.

Em parceria com