go to content

9 fatos perturbadores que farão você pensar duas vezes antes de limpar os ouvidos de novo

Pode esquecer os cotonetes.

publicado

Dar uma boa limpada no ouvido com um cotonete é a coisa mais próxima que você pode chegar a um orgasmo sem tirar a roupa.

instagram.com

Mas, como todas as coisas gostosas, isso não faz bem para você.

1. Em primeiro lugar, ao "limpar" os ouvidos, você está introduzindo todos os tipos de bactérias nojentas neles.

gifs33.tumblr.com

O Dr. Adam Roberts, professor de microbiologia molecular na UCL, disse ao BuzzFeed que o ouvido tem sua própria ecologia e população bacteriana mista que, se interferida, pode causar potenciais infecções.

"Se o equilíbrio bacteriano for alterado, seja por alterar o ambiente, seja por enfiar algo nele, você poderá introduzir novas espécies de bactérias potencialmente patogênicas ou ferir a parte interna do ouvido, o que poderia causar uma infecção", disse ele.

2. Cotonetes e coisas similares podem causar infecções de ouvido.

commons.wikimedia.org

Enfiar coisas em seu ouvido para "limpá-lo" pode prejudicá-lo ainda mais.

Um estudo examinou 87 crianças que sofriam de otite externa, também conhecida como "ouvido de nadador" — uma infecção inflamatória do ouvido que pode prejudicar a audição e é extremamente desconfortável. Constatou-se que 70% das crianças doentes haviam limpado os ouvidos com cotonetes na semana que antecedeu à infecção. E um terço delas havia usado cotonetes todos os dias.

E não é algo que afeta apenas crianças. Outro relatório que examinou adultos na Nigéria descobriu que a "autolimpeza do ouvido com objetos indiscriminados" era a principal causa de problemas de ouvido. Só Deus sabe o que conta como ~objeto indiscriminado~.

3. E um pouco de cera de ouvido na verdade é importante, ou melhor, ESSENCIAL.

salih.tv

Seus ouvidos se limpam sozinhos, como uma esteira transportadora bastante eficaz, e a cera é basicamente como o óleo WD-40 que mantém a esteira em funcionamento, expulsando toda a porcaria que se acumula em seu ouvido. Limpá-la com cotonetes, lápis e palitos simplesmente acaba com tudo por NENHUM MOTIVO JUSTIFICÁVEL e pode até mesmo empurrar a cera mais para dentro do canal auditivo.

4. Sem ela, seu ouvido ficaria ressecado e provavelmente morreria.

commons.wikimedia.org

A cera tem propriedades antibacterianas e é o equivalente de seu corpo à vaselina. Ela hidrata seu ouvido e impede que ele fique rachado, seco e cheio de sujeira.

Na verdade, é tão hidratante que, durante a era vitoriana, as pessoas recomendavam usar a cera como uma espécie de creme labial. 😷

5. Limpar os ouvidos pode fazer você cair no chão.

Discovery Channel / reddit.com

Tudo bem, talvez não, mas mexer com os ouvidos pode acabar com seu equilíbrio. A maior clínica universitária de ouvido, cabeça e pescoço da Alemanha realizou um estudo com quase 200 pacientes que sofriam de zumbido induzido por trauma (o zumbido que você ouve depois de shows) e vertigem (quando você não tem equilíbrio). As perfurações mais graves foram as causadas ​​por explosões e pelo uso de COTONETES.

6. As velas de ouvido podem queimar e ensurdecer você.

instagram.com

As velas de ouvido são cones ocos de pano embebidos em parafina ou cera de abelha, colocados no ouvido e acendidos. É surpreendente que algo que soa tão perigoso e ridículo seja realmente PERIGOSO E RIDÍCULO?!

Até mesmo a FDA afirma ter ~preocupações~ quanto a questões de segurança relacionadas a pedaços de pano acesos altamente inflamáveis queimados sobre o rosto das pessoas. Até agora, não há estudos científicos reais que provem a eficácia das velas de ouvido, mas há muitos relatos de queimaduras faciais, tímpanos perfurados e ouvidos bloqueados.

7. Mexer com a cera pode causar secreção nos ouvidos.

NBC / reddit.com

Enfiar objetos nos ouvidos — um cotonete, uma chave de fenda ou fones de ouvido — pode criar um bloqueio de cera. A cera supostamente é removida de forma natural, mas quando você bloqueia sua saída (por exemplo, ao ficar o tempo todo conectado a um iPod), ela começa a formar como se fosse uma parede. Doze milhões de pessoas por ano são internadas nos Estados Unidos com cera compactada, das quais 8 milhões precisam de cirurgia para removê-la. E isso continua a causar todos os tipos de problemas terríveis, como surdez, zumbido, odor e ~secreção~. 😱

8. Cotonetes podem ficar presos em seus ouvidos mesmo sem você perceber.

youtube.com

Não é incomum o cotonete acabar ficando preso em seu ouvido. Às vezes, isso acontece sem as pessoas nem mesmo perceberem. Imagine a quantidade de sujeira que apodrece em um maldito pedaço de algodão quando ele fica preso por semanas a fio lá dentro. Na verdade, essa é a essência dos pesadelos.

9. Mas existem maneiras mais seguras de limpar os ouvidos.

instagram.com

Há remédios de ouvido em gotas que você pode usar para suavizar ou remover o excesso de cera, e alguns especialistas recomendam até mesmo usar azeite (mas consulte um médico antes de tentar por conta própria!). E, se você souber que há um monte de sujeira acumulada lá dentro, marque uma consulta com um especialista em ouvido, nariz e garganta (otorrinolaringologista) para fazer uma limpeza de ouvido. É um procedimento geralmente rápido e fácil, onde todos os bloqueios de cera são sugados para fora. Confira este vídeo de pessoas que realmente fizeram isso.

Lembre-se de que, só porque o Buda fez isso, não significa que você também deva fazer.

instagram.com

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss