back to top

9 fatos horripilantes que farão você se arrepender de meter o dedo no nariz

É hora de parar de cavucar.

publicado

1. Cutucadores de nariz são mais propensos a infecções nasais.

ESPN / thebiglead.com

Melecas são apenas pedaços de sujeira e poeira que o muco impediu de irem pra dentro da sua cabeça.

Colocar os dedos no nariz para trazer essas sujeiras para fora pode deixar suas pequenas e delicadas narinas abertas a todos os tipos de infecções bacterianas desagradáveis.

Um estudo com mais de 250 pessoas descobriu que cutucadores de nariz eram 53% mais propensos do que os não cutucadores a transportar Staphylococcus aureus , um tipo de germe que pode causar todos os tipos de infecções profundas em suas vias nasais. Ele pode causar impetigo (uma desagradável doença de pele), furúnculos e abcessos... que sem dúvida fazem do nariz um inferno.

2. Cutucar o nariz pode levar a uma perfuração no septo.

commons.wikimedia.org

Suas narinas podem aguentar muita porcaria, mas talvez elas sejam menos resistentes do que você imagina. Uma mulher de 53 anos conseguiu perfurar o tecido delicado da sua narina direita graças a mais de 40 anos cutucando o nariz incessantemente naquela área. Sim, alguém realmente fez um buraco na própria narina. Que Deus nos ajude.

3. Cutucar excessivamente o nariz pode causar sangramentos.

traceepuke.tumblr.com

Arrancar pedacinhos de pele morta e muco do seu nariz pode ser doloroso e às vezes causar epistaxe ou sangramento nasal. A maioria dos sangramentos não é nada sério, mas pode se agravar quando se assoa o nariz com frequência. Mas nem sempre esse é o caso.

Um estudo com 200 adolescentes descobriu que 25% dos participantes sofria regularmente de sangramentos nasais, sendo que um adolescente cutuca o nariz três vezes por dia, em média.

Publicidade

4. E em caso extremos, o sangramento pode ser fatal.

Bravo / abortaporlabocaaa.tumblr.com

Um homem sofreu uma hemorragia nasal tão grande após cutucar o nariz que ele acabou morrendo. Na autópsia, descobriram que sua cavidade nasal estava cheia de sangue e concluíram que provavelmente foi o hábito de cutucar excessivamente o nariz que causou a erupção sangrenta.

5. E, claro, muitos cutucadores de nariz amam o produto que vem das cutucadas.

Atlantic Entertainment Group / tumblr.com

Um estudo com os 200 adolescentes também descobriu que 4,5% deles gostavam de comer seus detritos nasais. Hum, que delícia.

6. Você fica mais propenso a resfriados.

TLC / funnyarena.net

Em geral, é melhor evitar tocar seu próprio rosto, porque seus olhos, nariz e boca são bem sensíveis. Se você toca na barra de segurança do ônibus, nos corrimãos das escadas rolantes e em maçanetas todos os dias, é bem provável que você pegue os germes de outra pessoa. E meter seus dedos no nariz é como dar uma carona para os bichinhos da gripe para dentro do seu organismo. Que você descanse em paz.

7. Isso pode ser associado com outros hábitos corporais.

commons.wikimedia.org

Cutucadores de nariz são mais propensos a roerem suas unhas e sua pele, o que significa que eles correm o risco de um ATAQUE DUPLO DE GERMES.

Em um estudo com mil pessoas, os cientistas descobriram que das 91% que cutucavam o nariz, 25% também arrancavam as cutículas, 20% arrancavam pedaços de pele, 18% roíam as unhas e 6% arrancavam o cabelo.

8. Alguns cutucadores de nariz também têm a mania de arrancar os pelinhos do nariz.

NET / joepublic.tumblr.com

Algumas pessoas não se contentam com os pedaços de muco seco e sofrem de um tipo de tricotilomania que faz com que eles também arrancam seus cabelos nasais.

Aparar os pelos do nariz para que eles não fiquem aparecendo é uma coisa, mas quando a retirada dos pelos do nariz se torna um hábito, isso pode deixar suas passagens nasais abertas para ainda mais germes. Cabelos estão lá para impedir que as porcarias entrem pelas narinas... por isso, se você retirar barreiras da natureza, você ficará aberto a toda uma gama de coisas ruins.

9. E apesar disso, mais de 90% dos adultos mete o dedo no nariz.

Max Mumby/Indigo / Getty

Se você achava que isso era um hábito exclusivo de crianças porquinhas, você está enganado. A verdade é que a maioria de nós tem dedos melequentos, até mesmo os herdeiros da realeza.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss