17 fatos históricos que parecem mentira mas são pura verdade

Sim, a Roma Antiga era um lugar bem doido.

1. A medicina canibal, realizada com sangue e ossos humanos, foi utilizada ao longo dos séculos 16 e 17.

Tuulimaa / Getty Images

Pessoas da classe alta da Europa acreditavam que ossos em pó podiam curar uma série de doenças e que o consumo de sangue humano fazia bem para a saúde. Uma múmia egípcia em farelos, por exemplo, seria ótima para estancar hemorragias internas.

2. Thomas Edison matou um elefante de circo por eletrocussão e filmou tudo em 1903.

YouTube / Via youtube.com

O elefante, chamado Topsy, tinha matado três pessoas e, como resultado, foi sentenciado à morte. Edison era conhecido por seus experimentos com eletrocussões de animais, então foi decidido que a forma "mais humana" de acabar com a vida de Topsy era com a eletrocussão, em vez de enforcá-lo. A morte de Topsy chegou até mesmo a ser filmada.

Publicidade

3. Cleópatra viveu mais próxima do lançamento do iPhone 7 do que da construção das pirâmides de Giza.

Ewg3d / Getty Images, Getty Images

As Pirâmides de Giza foram erguidas entre 2550 e 2490 a.C. Já Cleópatra viveu entre 69 a.C. e 30 d.C. Como o iPhone 7 foi lançado em 2016, isso significa que Cleópatra viveu em um período que é cerca de 500 anos mais próximo do lançamento do iPhone do que da construção das pirâmides.

4. O czar russo Pedro, o Grande, supostamente obrigou sua esposa a manter a cabeça de seu amante em um frasco no quarto deles após ter tê-lo matado.

Hulton Archive / Getty Images, Hulton Archive / Getty Images

Sabe-se que William Mons foi degolado por fraude e que sua cabeça foi mantida em um frasco com álcool. Porém, também dizem que a esposa de Peter foi pega traindo-o com Mons, que seria o motivo pelo qual o julgamento e a execução do homem tenham ocorrido tão rapidamente.

Publicidade

5. O sarcófago de Tutancâmon não era novo nem foi feito para ele, mas era um artigo de segunda mão.

Mohamed El-shahed / Getty Images

Como o Rei Tut morreu muito jovem (aos 18/19 anos), acredita-se que toda sua tumba foi construída às pressas. Sabe-se que ela era significantemente menor e menos elaborada do que a de outros reis. Além disso, ao que tudo indica, seu sarcófago não foi feito para ele. Ele tinha inscrições e gravuras modificadas nos lados e foi feito com um material diferente dos seus outros dois caixões.

6. Um inundação de melaço matou 21 pessoas em Boston cerca de 100 anos atrás.

Boston Daily Globe

A lateral de um tanque industrial com cerca de 2,5 milhões de galões de melaço arrebentou em 1919. O material grudento foi despejado nas ruas formando uma onda com 7 metros de altura que se moveu a uma velocidade de 56 km/h, matando 21 pessoas e ferindo outras 150.

Publicidade

7. E duas pessoas morreram em 1986 como resultado de um evento que soltou mais de um milhão de balões no céu.

YouTube / Via youtube.com

A ideia era quebrar o recorde mundial com um pouco de diversão, mas a Balloonfest, de Cleveland (EUA), realizada em 1986, foi um evento mortal. Como os balões cobriram o céu, eles tornaram praticamente impossível o voo de aeronaves. Isso resultou no afogamento de dois homens que não puderam ser salvos pela Guarda Costeira, já que as autoridades não conseguiam enviar helicópteros para localizá-los e resgatá-los.

8. O rei Carlos II estava presente no quarto, bradando palavras de incentivo, enquanto seu sobrinho consumava o casamento com sua esposa.

Getty Images

Como Carlos II não possuía filhos legítimos, a sucessão do trono ficou nas mãos dos herdeiros de Guilherme de Orange. Então Carlos II permaneceu no quarto enquanto Guilherme consumava seu casamento, incentivando-o e dizendo: "Agora, sobrinho, mãos à obra."

Publicidade

9. Na época do Império Romano, era considerado um crime hediondo matar o pai, mas era aceitável perante a lei que um pai matasse o filho.

Victorass88 / Getty Images

Pater familias, ou os pais de família, tinham o poder absoluto sobre suas casas e seu filhos, então eles podiam fazer o que quisessem. Já a punição para o parricídio era terrível e envolvia ser enfiado em um saco com um cachorro e uma serpente e depois ser atirado em um rio.

10. E os romanos utilizavam xixi humano como enxaguante bucal e clareador dental.

Benchamat1234 / Getty Images

A urina era tão útil para os romanos que eles a coletavam nos banheiros públicos e a vendiam, chegando ao ponto de criarem um imposto para ela. Embora a urina fosse utilizada para remover manchas e como amaciante de couro, seu uso mais interessante era para a higiene dental. Acreditava-se que a amônia poderia remover as manchas nos dentes e ajudar a combater o mau hálito.

Publicidade

11. A escritora Mary Shelley manteve o coração de seu finado marido sobre sua mesa embrulhado em um de seus poemas por mais de 30 anos.

Hulton Archive / Getty Images, Getty Images

Percy Shelley morreu afogado em 1822 e, ao ser cremado, seu coração não pegou fogo (provavelmente devido à calcificação resultante da tuberculose). O coração foi entregue a Mary Shelley, que manteve-o até o dia de sua morte. O coração foi descoberto em 1852, após a morte de Mary, embrulhado em uma página de seu poema chamado "Adonais".

12. Pio II era um famoso romancista erótico antes de se tornar papa no século 15.

Hulton Archive / Getty Images, amazon.com

Antes de assumir o papel de papa, Enéas Sílvio Piccolomini, ou Pio II, escreveu "História de Dois Amantes", um conto erótico sobre um homem que se apaixonava por uma mulher casada.

Publicidade

13. Durante a Segunda Guerra Mundial, um dentista projetou uma bomba recheada com centenas de morcegos carregando pequenas bombas, e a ideia foi aprovada pelo governo norte-americano.

Milehightraveler / Getty Images

A "bomba-morcego" foi projetada por Lytle Adams e sua produção foi autorizada após testes comprovarem que a ideia era eficaz. Morcegos carregando pequenas bombas poderiam ser colocados dentro de uma bomba maior que seria detonada em pleno ar, deixando pequenos explosivos espalhados pela cidade. O motivo pelo qual a bomba-morcego não seguiu adiante foi que o tempo e os recursos acabaram destinados para a bomba atômica.

14. Uma partida de futebol causou literalmente o início de uma guerra entre Honduras e El Salvador em 1969.

Nicholas Kamm / Getty Images

A tensão entre os dois países chegou ao auge enquanto eles disputavam uma vaga para Copa do Mundo 1970. Após El Salvador ter levado a melhor na série de 3 jogos contra Honduras, o país cortou laços diplomáticos, atacou e invadiu Honduras. Quatro dias e 2.000 mortes depois, El Salvador decidiu que tudo estava certo e a "Guerra das 100 Horas" foi encerrada.

Publicidade

15. Sunandha Kumariratana, a Rainha da Tailândia, morreu afogada porque não era permitido que seus súditos a tocassem.

Kapook2981 / Getty Images

Em 1880, a rainha Sunandha e sua filha Kannabhorn estavam em um barco real que acabou virando. As pessoas comuns eram proibidas por lei de tocar em membros da família real, então nada puderam fazer a não ser assistir ao afogamento. Quebrar a lei era passível de punição com a morte.

16. As dentaduras eram produzidas com dentes de soldados mortos durante os séculos 18 e 19.

Asergieiev / Getty Images

As dentaduras por um tempo eram feitas de marfim, mas não tinham uma aparência natural, eram caras e costumavam quebrar rapidamente. Isso foi até escavadores começarem a arrancar quaisquer dentes frontais intactos das bocas dos soldados mortos no campo de batalha de Waterloo.

Publicidade

17. E vibradores só existem porque as mãos dos médicos ficavam cansadas de proporcionar orgasmos às mulheres para o tratamento da histeria.

Getty Images

Ninguém sabia o que era o orgasmo feminino durante o século 19. Mas alcançar o "paroxismo histérico" (ou orgasmo) era o tratamento para a histeria. Os médicos utilizavam suas mãos para alcançar isso, mas era uma tarefa bastante cansativa. Em 1880, então, Joseph Mortimer Granville criou o vibrador para auxiliar os médicos em seus tratamentos, e o resto virou história.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também