back to top

Perguntamos a especialistas se o frango precisa ser lavado antes de ir para a panela

Algumas pessoas lavam, outras não. Mas quem está certo, no que diz respeito à higiene?

publicado

Olá! Meu nome é Michelle e escrevo sobre comida para o BuzzFeed. Recentemente, estava dando uma lida nos comentários de um de nossos vídeos e reparei que muita gente dizia que lavava o frango antes de cozinhá-lo.

NBC

E isso para mim foi um choque, porque eu nunca nem imaginei que aquele frango que a gente costuma comprar no supermercado talvez precisasse ser lavado. E eu nunca fiz isso na minha vida.

Como a pessoa curiosa que sou, decidi fazer uma enquete para saber se só eu que estava por fora do assunto.

buzzfeed.com

"Você lava o frango cru antes de cozinhá-lo?
64% - Não
36% - Sim."

E os resultados foram inconclusivos. A maioria disse que não, mas um número significante ainda respondeu que sim — que lavava o frango cru antes de prepará-lo. 😯

Publicidade

Então, quem está certo, no que diz respeito à higiene? Para ter uma resposta, decidi consultar alguns especialistas.

TBS

Eu recorri a três: uma representante do USDA (o ministério da agricultura e pecuária norte-americano, também responsável pela segurança alimentar), uma professora especialista em germes e um chef de um restaurante chique de Nova York (EUA).

A porta-voz do USDA, Marianne H. Gravely, disse que o órgão "recomenda veementemente que não se lave o frango".

youtube.com

De acordo com o USDA, você não deve lavar nenhum tipo de carne crua. Segundo o órgão, isso pode espalhar as bactérias que podem estar presentes nos fluidos da carne para outros alimentos, utensílios e superfícies.

E, no final das contas, lavar o frango não remove todas as bactérias. Mesmo que você pense que está se livrando de todas as bactérias ao lavar o frango e remover aquela gosma, "algumas das bactérias estão tão agarradas à carne que não tem como se livrar delas, não importa o quanto você lave", disse Gravely ao BuzzFeed Food. Felizmente, cozinhar a carne normalmente é o suficiente para matar quaisquer bactérias presentes.

No entanto, para matar TODAS as bactérias, a carne deve atingir a temperatura interna de 70ºC. Você pode conferir isso usando um termômetro de cozinha.

O que ela acha da prática? Não, não, não.😯

SNL

"Lavar o frango não irá remover os patógenos", disse Reynolds. Para quem ainda não sabe, patógenos são aqueles micro-organismos que causam doenças.

Ela também concordou com a representante do USDA e disse que o líquido que escorre da carne pode contaminar suas mãos, seus cotovelos e a pia.

"Fizemos estudos em que examinamos frangos embalados vendidos em vários supermercados e mercearias, e mais da metade dos frangos examinados retornaram positivo para a presença de algum patógeno," disse Reynolds.

Porém, eu ainda queria saber mais uma coisa: e se você lavar o frango com água bem quente?

Nomadsoul1 / Getty Images

De acordo com Reynolds, a água quente não faria diferença. Isso é, a não ser que você fervesse o frango por alguns minutos. Mas aí você já estaria basicamente cozinhando o frango e não simplesmente o "lavando" com água.

Publicidade

Ok, certo, mas e se colocarmos o frango de molho na água com sal e vinagre? Já ouvi que isso seria mais efetivo do que usar água pura.

Nomadsoul1 / Getty Images

"Esses parecem ótimos ingredientes para uma marinada, mas deixar o frango de molho com essa mistura não vai eliminar os patógenos," disse Reynolds.

Então, lavar o frango traz algum benefício?

Harpo Studios

Apesar de Reynolds admitir que ela própria lava o frango uma vez ou outra ("Eu sei que não deveria, mas eu não suporto aquela gosma"), ela defende que "essa é uma pratica que todos devemos abandonar".

Por fim, quis ouvir uma última fonte: o chef de cozinha do Le Coq Rico, de Nova York. E, sim, ele também não recomenda que você lave o frango.

@chefwestermann / Via instagram.com, @lecoqriconyc / Via instagram.com

De acordo com Antoine Westermann, "Na França, nós não lavamos o frango com água, porque isso tira o sabor da pele. Quando você cozinha o frango, as bactérias morrem".

Então, chegamos a um veredito: lavar o frango antes de cozinhá-lo não só tira o sabor da carne, como também é desnecessário.

  1. E agora, você vai continuar lavando seu frango?

    E agora, você vai<br />continuar lavando<br />seu frango?
    Correct
    Incorrect
    Com certeza.
    Correct
    Incorrect
    Nunca lavei e nunca vou lavar.
    Correct
    Incorrect
    Eu lavava, mas vou parar a partir de agora!
Oops, alguma coisa deu errado. Por favor, tente de novo mais tarde
Parece que estamos com um problema no servidor.
E agora, você vai continuar lavando seu frango?
  1.  
    voto votos
    Com certeza.
  2.  
    voto votos
    Nunca lavei e nunca vou lavar.
  3.  
    voto votos
    Eu lavava, mas vou parar a partir de agora!

Este post foi traduzido do inglês.

Em parceria com