back to top

8 fatos sobre comida que farão você respirar aliviado

É verdade que não pode guardar manteiga à temperatura ambiente?

publicado

Para descobrir a verdade sobre outras "regras" que existem por aí — e descobrir o que é verdade e o que é mentira de acordo com a agência que regulamenta a segurança alimentar nos EUA — entramos em contato com um especialista no assunto.

Warner Bros.

"Limpo é bom, e sujo é ruim."

Peter Cassell é porta-voz da FDA, a agência americana.

"Regra #1: É perigoso beber leite após a data de validade, mesmo que tenha passado apenas um ou dois dias.

Melissabrock1 / Getty Images / Via gettyimages.com

A realidade: Não necessariamente.

Cassell explica, "beber leite um ou dois dias após o prazo de validade pode não ser um problema de segurança — pode ser mais um problema de sabor." Dito isso, beber leite após a data de validade — não importa quantos dias tenham passado — "aumenta o risco de intoxicação alimentar devido à bactérias que possam ter crescido ali", segundo ele.

Se você não tiver baixa imunidade (idosos, grávidas e crianças pequenas se enquadram nessa categoria) e o leite estiver vencido há apenas alguns dias, provavelmente não haverá problemas. Só dê uma cheirada antes de beber.

"Regra #2: Você não deve beber a água que ficou em um copo durante a noite.

Imagine Entertainment

A realidade: Falso.

Sua água pode ficar com um gosto um pouco esquisito se ficou no criado-mudo durante a noite, mas "ainda estará perfeitamente boa para beber". Afinal, segundo Cassell, a água em si não possui ingredientes que possam estragá-la.

"Regra" #3: Uma barra de chocolate esbranquiçada significa que o chocolate estragou.

Jersey Films

A realidade: Falso.

Se você estava pensando em jogar fora aquela barra de chocolate descolorida que acabou de abrir, pense novamente. Uma camada branca ou acinzentada na superfície do seu chocolate pode parecer alarmante, mas provavelmente é apenas gordura. "Isso acontece quando as gorduras da manteiga de cacau se separam do cacau. É completamente normal e seguro para comer", segundo Cassell.

"Regra" #4: A manteiga deve ser armazenada na geladeira, não à temperatura ambiente em uma manteigueira.

Biem via Wired / Via wired.com

A realidade: Verdade.

Se sua família tiver o hábito de deixar a manteigueira à temperatura ambiente, talvez seja interessante repensar essa prática. De acordo com Cassell, deixar a manteiga em temperaturas mais quentes pode "aumentar as taxas de ranço oxidativo, o que leva ao desenvolvimento acelerado de um sabor anormal ou desagradável." Por outro lado, a refrigeração preserva a validade da manteiga e "reduz as taxas de crescimento de micróbios deteriorantes que possam estar presentes".

"Regra" #5: Todas as frutas e vegetais devem ser lavados antes de comer.

Luckybusiness / Getty Images / Via gettyimages.com

A realidade: A menos que na embalagem esteja escrito "pré-lavado" ou "pronto para comer", é verdade.

As frutas e vegetais podem ser contaminados de diversas maneiras: durante a fase de crescimento, frutas e vegetais podem ser contaminados por animais, substâncias nocivas no solo ou na água ou falta de higiene entre os trabalhadores — sem contar todos os pesticidas utilizados durante o cultivo.

De acordo com um estudo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, quase 70% das amostras de 48 tipos de frutas e vegetais cultivados de forma convencional estavam contaminados com resíduos de pesticidas. Então, a menos que na embalagem da sua fruta ou vegetal esteja escrito "pré-lavado" ou "pronto para comer", não se esqueça de dar uma boa lavada antes de prepará-lo ou comê-lo.

"Regra" #6: Comer ovos crus é perigoso.

Lindasphotography / Getty Images / Via gettyimages.com

A realidade: Não necessariamente, MAS não dá para você saber se um ovo está contaminado só olhando para a casca ou seu conteúdo, então, sempre refrigere os ovos e os cozinhe até a gema endurecer.

Existe a possibilidade de ovos crus estarem contaminados com bactérias nocivas, como a salmonella, mas, como as bactérias são microscópicas, você não conseguirá diferenciar os ovos ruins. A melhor prática é refrigerar, manusear e cozinhar os ovos adequadamente, segundo Cassell. Cozinhe os ovos até que a gema e a clara endureçam, e prepare qualquer receita com ovos os aquecendo até a temperatura interna chegar a pelo menos 70 ºC.

"Regra" #7: Você não deve compartilhar molhos (dips) com outras pessoas.

Sony Pictures Television

A realidade: Verdade!

Compartilhar molhos (dips) com outra pessoa pode espalhar bactérias e vírus perigosos, e é principalmente um hábito questionável porque a pessoa não precisa estar visivelmente ou completamente doente para passar germes adiante. "A melhor opção é colocar o molho no seu prato para que você possa saboreá-lo sem espalhar germes para outras pessoas", disse Cassell. "Caso você saiba que está doente, pode ser uma boa ideia manter distância de petiscos e alimentos compartilhados ."

"Regra" #8: Se você levar uma salada feita em casa para o trabalho, deverá refrigerá-la imediatamente. Se ela for mantida à temperatura ambiente, poderá estragar até a hora do almoço.

E!

A realidade: Verdade.

Tudo depende de quais ingredientes você coloca na sua salada, mas, alerta de spoiler: provavelmente todos são perecíveis e devem ser refrigerados o mais rápido possível. Alface, molhos à base de leite, queijos e outros vegetais em sua salada, entre outros, devem ser armazenados a uma temperatura de no máximo 5 ºC. E a maioria das proteínas, como carne, aves, ovos e frutos do mar, também devem ser refrigeradas em até duas horas após o cozimento ou a compra, ou em até uma hora se a temperatura ambiente estiver acima de 32 °C, segundo Cassell.

Então, basicamente, a menos que você esteja planejando almoçar às 10 da manhã, deverá armazenar sua salada em uma bolsa térmica com gelo ou colocar seu potinho na geladeira do escritório.

Este post foi traduzido do inglês.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss