back to top

Precisamos falar sobre Mariah Carey

Podemos dar um refresco para Mimi?

publicado

Esta é Mariah Carey. Ela é uma das artistas que mais vendeu discos da história e ela tem uma das melhores vozes que o mundo já ouviu.

(Mariah em 1993, segurando dois Prêmios da Música Americana)
Vince Bucci / AFP / Getty Images

(Mariah em 1993, segurando dois Prêmios da Música Americana)

A carreira de Mariah é lendária. Ela marcou um sucesso número um todos os anos da década de 90, fez dueto com os maiores nomes da música - de Ol' Dirty Bastard a Luciano Pavarotti - e ela tinha vendido mais de 70 milhões de álbuns quando ela tinha 26 anos.

Além disso, ela escreveu 17 dos hits número-um, criou um gênero de música, e inspirou uma geração de cantores.
Jeff Haynes / AFP / Getty Images

Além disso, ela escreveu 17 dos hits número-um, criou um gênero de música, e inspirou uma geração de cantores.

Quero dizer, sério, olhar para todas as cantoras que foram chamadas de "A Próxima Mariah." Assim, muitas delas vieram e se foram, ou estão a caminho na estrada para a obscuridade...

Chris Jackson / Getty Images
Chris Weeks / Getty Images
Larry Busacca / Getty Images

Leona Lewis é incrivelmente talentosa, mas sua música não conseguiu se conectar com as massas após seu hit "Bleeding Love". Christina Aguilera desapareceu depois de experimentar muito com o seu som e alienar a maioria de sua base de fãs, e agora, Ariana Grande está lutando para se distanciar das comparações com Mariah, que, com toda a honestidade, é uma coisa boa.

Seria uma tarefa impossível para qualquer novo artista a de viver de acordo com a longa carreira de Mariah; mesmo Mariah ela mesma está tendo problemas para manter o legado que ela está construiu.

Depois de quase 25 anos no negócio da música, parece que Mariah está começando a ruir sob o peso de sua carreira. Ela está competindo com si mesma, mas é uma batalha que ela não pode vencer.
Kevin Winter / Getty Images

Depois de quase 25 anos no negócio da música, parece que Mariah está começando a ruir sob o peso de sua carreira. Ela está competindo com si mesma, mas é uma batalha que ela não pode vencer.

Já se passaram dez anos desde o lançamento de The Emancipation of Mimi , o álbum que catapultou Mariah de volta para os bons encantos do público. A música era ótima, e as apresentações ao vivo foram estelares.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

Aqui ela está cantando "We Belong Together" no Programa The Oprah Winfrey .

No entanto, em 2008, as coisas mudaram de rumo para a diva ressuscitada. Ela lançou E = mc2, sua continuação para Emancipation , um álbum que conseguiu acalmar os críticos que pensavam que ela estava acabada após o fracasso comercial que foram Glitter e Charmbracelet.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

Neste ponto, Carey era uma mulher de 38 anos de idade, recém-casada, e ela começou a enfrentar mais críticas de pessoas dizendo que ela não estava se vestindo de acordo com a sua idade. A aparência de Mariah sempre foi policiada, mas quando o preconceito de idade entrou em ação, as coisas ficaram muito pior. Mas mais sobre isso em um segundo.

Breve contextualização: No início, cada movimento Mariah fazia era fortemente calculado, que é o caso da maioria das estrelas pop. Mas as coisas eram mais difíceis para ela, porque até mesmo o jeito que ela se vestia era monitorado por seu então marido Tommy Mottola, o executivo da música que a descobriu.

Dan Callister / Getty Images
Sion Touhig / Getty Images
Lawrence Lucier / Getty Images

Assim que Mariah se divorciou de Mottola em 97, ela começou a ser mais livre com seu guarda-roupa. Adeus para a mulher que ficava no palco usando vestidos que cobriam cada polegada de seu corpo durante baladas.

Vamos seguir para 2009, ano em que o mundo se deparou com a morte de Michael Jackson. Mariah foi escolhida para cantar "I'll Be There", uma canção que se tornou popular e originalmente cantada por The Jackson 5.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

Novamente, A roupa escolhida por Mariah foi criticada por não ser apropriada para um funeral, mas, além disso, durante a execução, a voz de Mariah falhou. Isso levou as pessoas a querer saber se a mulher com uma voz de cinco oitavas não podia mais cantar. (Mariah diz que foi tomada pela emoção, e assim foi mais difícil para ela cantar durante o funeral de Jackson.)

E agora os jovens pensam que Mariah não consegue cantar MAIS. Mas isso está muito, muito errado.

I wonder does Mariah know she can't sing anymore

"Eu me pergunto se a Mariah sabe que ela não consegue mais cantar"

Que planeta é este?!

Mariah Carey is content w the fact she can't sing anymore. She's got cell phone games to pay the bills. Strange days we live in.

"Mariah Carey já aceitou o fato de que ela não consegue mais cantar. Ela faz jogos de celular para pagar as contas. Estamos vivendo dias estranhos"

?

Mariah Carey made great R&B music back in the day. It's sad she can't sing anymore lol.

"Mariah Carey fez ótimas músicas R&B. É triste que ela não consiga mais cantar lol"

Sim, há uma série de performances que não foram de acordo com o que se espera de Mariah, mas isso leva-nos ao tema em questão: Por que todo mundo ainda quer a perfeição de Mariah, e mais importante, por que ela está tentando nos dar isso?

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

Desde o início, a carreira de Mariah foi construída sobre a impressão de que ela não pode fazer nada errado, e é uma ideia que tem persistido apesar de uma diferença nos vocais dos anos 90 para os dias atuais.

Mas por que ela deve soar o mesmo agora, como ela soava quando ela tinha 25 anos? A voz é um instrumento orgânico, por isso vai experimentar o desgaste. Mariah não deve colocar-se na condição de tentar viver de acordo com o seu passado, e os fãs não devem esperar isso dela.

Aqui está Mariah há poucos anos cantando ao vivo nos bastidores no The Tonight Show Starring Jimmy Fallon , sua "nova" voz em plena exibição.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

Claro, é rouca, mais profunda, mas o talento ainda permanece.

E outro vídeo dela cantando algumas músicas de jazz clássico:

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

E outro para boa avaliação.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

Não a qualidade dos anos 90, mas ainda ótima.

A pior coisa sobre a nostalgia é que ela não deixa espaço para a mudança. Lembrar como as coisas eram é sempre a melhor resposta? O ponto é: Mariah Carey é diferente, e isso ESTÁ BEM.

E ela estar diferente não muda a música incrível com que ela abençoou o mundo.  Lembrete: Catálogo de sucessos de Mariah é o material da legenda.
Kevin Winter / Getty Images

E ela estar diferente não muda a música incrível com que ela abençoou o mundo.

Lembrete: Catálogo de sucessos de Mariah é o material da legenda.

Você ainda pode vibrar com "Always Be My Baby" durante um cair de noite agradável e fresco...

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

...ou chorar muito enquanto ouve "Breakdown".

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

...e você definitivamente pode tocar "Heartbreaker" com os seus amigos mais próximos.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

Perfeição e previsibilidade são chatas, mas Mariah é humana, então ela não é nenhuma dessas coisas — Mariah, você vai estar sempre em chamas. 🔥

Def Jam / Via giphy.com
Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.