back to top

12 fotos chocantes de boxeadores antes e depois de uma luta

O fotógrafo Howard Schatz estuda boxe profissional há seis anos na tentativa de sentir em sua própria pele o que os campeões de luta sentem.

publicado
Admirado e completamente inspirado pela coragem fenomenal e sem limites [dos boxeadores], senti que devia estudar o esporte através das minhas lentes.
Publicidade
Sou completamente fascinado por boxeadores, pelo auto sacrifício e a intensidade que eles têm... ao mesmo tempo... um golpe agudo na cabeça de um boxeador pode resultar numa mudança irreversível no nível celular do córtex cerebral.
Eu aprendi que não há outro atleta que encare e suporte o que lutadores vivem: o risco de sérios danos corporais causados por oponentes cujas carreiras avançam se induzirem estado de coma — muitas vezes breve, às vezes permanente — em seus adversários.
Publicidade
Ninguém assistindo a queda de um boxeador na lona pensa em coma; ninguém, exceto o médico do ringue... o fã da luta vê poder, força, dominação, a vontade de um gladiador subitamente projetada sobre o outro, e seu resultado notável, memorável, emocionante.
Dada a poderosa atração humana de observar a violência, sem necessariamente participar dela, boxe é muito humano; brutal, sim, mas humano.
Publicidade
Meu maior objetivo foi usar cada boxeador para fazer arte, para fazer uma notável e única imagem que me surpreendesse e encantasse.
Publicidade
Já ouvi dizer, por diversas pessoas, que a gente se apaixona pelos boxeadores, esses homens violentos, mas vulneráveis. E isso aconteceu comigo.

Em parceria com