Skip To Content
    This post has not been vetted or endorsed by BuzzFeed's editorial staff. BuzzFeed Community is a place where anyone can create a post or quiz. Try making your own!

    Dez Motivos Que Comprovam Que No Brasil, O Negro Ainda É Visto Como Objeto

    Resolvi escrever esta lista para explicar as diferentes formas de como o racismo atua na sociedade brasileira.

    1. Vocês enxergam racismo em tudo

    Francois Duhamel / AP / Via Facebook: marcos.badd

    A herança do Brasil colonial é ainda tão viva, que pessoas não atingidas pelo racismo acreditam ter posse para controlar quando e onde um negro deve ou não falar sobre a opressão que ele vive.

    2. Você trabalha aqui?

    A presença de pessoas negras desvinculadas a serventia em ambientes valorizados é sempre sinônimo suspeita.

    3. Humor para quem rir?

    Brasileiros acreditam que a arte e o humor são meios para reforçar estereótipos e opressões negativas sobre negros (e se reclamarmos somos censuradores)

    4. Querem se valorizar?

    Quando um negro na sociedade brasileira decide usar seu próprio cabelo ele é questionado, visto como desleixado e até sujo, pois a estética negra no Brasil é marginalizada.

    5. Somos todos Maju...Somos todos Aranha....Somos todos iguais (?!)

    Negros ainda são vistos como instrumentos de trabalho, força e resistência extrema, estigma escravagista que reitera a ideia de que o corpo negro é automaticamente menos sensível enquanto ser humano

    6. Nada contra, mas....

    Brasileiros acreditam que pessoas negras são incapazes de ocupar cargos e hierarquias de alta responsabilidade. A eficiência do negro nessas condições é sempre questionável;
    " - Nada contra, mas nunca fui atendida por um médico negro"

    7. Aiii mas vocês reclamam tanto!

    No Brasil, quando um negro aponta racismo ele é taxado de vitimista, chorão e etc.

    8. Ahh mas tinha que ser!

    A índole/caráter de pessoas negras é sempre assimilada a cor da sua pele, independente do seu status social; " - Ah mas tinha que ser preto", " - carro maneiro, deve ser jogador de futebol"

    9. Racismo à brasileira.

    Via seneweb.com

    O racismo no Brasil é interpretado como cultura, logo o racista no Brasil não é visto como criminoso, mas sim como um cidadão qualquer, pois cultura não é crime, sendo assim, racismo é um crime que ninguém comete

    Senegal denuncia racismo no quadro " O Africano" do programa pânico da rede bandeirantes

    10. No Brasil, falar de budismo é tradição, seguir o movimento Hare Krishna é cultura mas crer em Ogun é ser filho do diabo, " - eu ein, tá amarrado!"

    Religiões de qualquer cultura são mais facilmente aceitas e respeitadas do que religiões de matriz africana, e isso ocorre por se tratar de uma herança dos negros que durante séculos foram escravizados no Brasil, e ao chegarem aqui, foram ensinados a se desvincular de todas as suas origens e costumes. Ao mesmo tempo, a sociedade foi moldada para crer que tudo o que era de origem africana não era digno de respeito bem como os negros.

    Create your own post!

    This post was created by a member of the BuzzFeed Community.You can join and make your own posts and quizzes.

    Sign up to create your first post!