go to content

24 grandes momentos da abertura da Paralimpíada

Os momentos mais emocionantes que você precisa ver e/ou rever.

publicado

1. A cerimônia de abertura da Paralimpíada começou deixando claro que não estava para brincadeira quando mostrou o atleta americano Aaron Wheelz no topo de uma rampa:

3. Teve a chegada do mascote Tom, que agora substituirá o herói olímpico Vinícius, acompanhado de Fernanda Lima.

Alexandre Loureiro / Getty Images

A mulher que não fica meia hora sem ser deslumbrante.

4. Logo no começo, o maestro João Carlos Martins emocionou todo mundo ao tocar uma versão belíssima do Hino Nacional. E ainda levar uma mensagem de superação: o maestro teve uma atrofia em três dedos das mãos.

Tasso Marcelo / AFP / Getty Images

Quantidade de seres humanos sem olhos cheios d'água: zero.

9. A abertura ainda teve momentos de reflexão mostrados de uma forma muito moderna. Tipo este momento em que dançarinos nos fizeram pensar sobre o conceito da visão:

12. Um casal de deficientes visuais apresentou uma dança linda na frente de uma projeção de auto-relevo para lembrar da importância das formas para a compreensão do mundo de quem não pode ver.

13. Mais pra frente veio um momento MUITO lindo: a bandeira paralímpica sendo carregada por crianças que sofrem de paralisia. Elas usavam botas especiais criadas por um pai que queria ajudar seu filho a jogar bola.

14. Depois do hasteamento da bandeira paralímpica, foi a vez da apresentação da campeã de snowboard, modelo e dançarina Amy Purdy mostrar toda a graça em um dueto com um robô.

16. Outro momento de grande emoção foi quando a ex-paratleta brasileira Marcia Malsar caiu durante a caminhada com a tocha.

Raphael Dias / Getty Images

Márcia foi uma das primeiras corredoras paralímpicas brasileiras, competindo em provas de atletismo dos anos 80.

18. Porém o acidente deu lugar à superação: Marcia se levantou com a ajuda de um membro da equipe do evento...

20. Para fechar a cerimônia de acendimento da pira olímpica, uma provocação: Clodoaldo Silva se deparou com o dilema de subir uma escada estando em uma cadeira de rodas. Mas a escada ganhou rampas!

24. E a cerimônia de abertura terminou em uma grande e emocionante festa, com todos os dançarinos voluntários celebrando o momento no meio do estádio.

Atsushi Tomura / Getty Images

E ali nas escadas, Seu Jorge cantando "É Preciso Saber Viver", de Roberto Carlos. <3

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss